Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
O SOBRENATURAL DOMINA – Gênesis 4.1-16 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

O que é o sobrenatural? - É aquilo que está além da matéria, além do natural. Mesmo que alguém não aceite a existência do sobrenatural, ainda assim existe e está acima da matéria.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 5.4). 

A maior tolice é quando alguém pensa dominar a tudo e a todos de maneiras escusas para obter vantagens, pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se, ou prejudicar-se a si mesmo? (Lucas 9.25).

O livre arbítrio, que é a capacidade para fazer escolhas, põe as pessoas sob o domínio sobrenatural de Deus ou de satanás. É sobre esta capacidade de escolha, que determina o destino terreno e eterno, que vou compartilhar com a Igreja.

01. Abel escolhe o domínio de Deus

Deus não domina por imposição, mas, por amor, devendo ser nossa a escolha agradá-lo. Ele se agrada do nosso desprendimento como agradou-se de Abel por haver oferecido das primícias do seu rebanho como sacrifício.

Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta - Gênesis 4.4.

Você já viu um morto falar?

Certamente que não, mas, como foi o caso de Abel, o testemunho de um verdadeiro Crente fala através dos tempos: Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala - Hebreus 11.4.

A conduta de Abel tipifica o verdadeiro Crente no tempo da Graça, vivendo sob o domínio de Deus e com o Selo do Espírito.

Jesus veio com autoridade e Deus Pai O confirmou com selo do Espírito - João 6.27: Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, O confirmou com o seu selo.

O apóstolo Paulo também confirma que este domínio de Deus é um selo como garantia para termos autoridade contra o mal - 2ª Co 1.21-22:  Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração.

No tempo de Abel o selo de Deus era só pela fé e obediência, agora no Tempo da Graça, pelo sacrifício de Jesus, Deus sela os Crentes com o seu Espírito e habita neles - Efésios 1.12-14: A fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória (Apocalipse 7.3).

Conforme 2ª Co 3.2-3, os Crentes são cartas abertas para serem vistas e lidas por todos, já manifestos como cartas de Cristo.

02. Conselho de Deus para não cair em maldição

A humanidade tem errado muito porque nega aceitar os conselhos de Deus. É tão simples, basta perseverar na leitura da Bíblia e na comunhão santa, para aprender a agradar a Deus.

Ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante. Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo - Gênesis 4.5-7.

Caim irou-se...Descaiu-lhe o semblante - Descreve um estado de alma propensa a praticar o que é mau.

Se procederes bem, não é certo que serás aceito? - Tudo nesta vida é condicional, por que não seria assim com Deus? - O diabo tem levado muitas pessoas para o inferno fazendo-as crer que Ele é parcial, que cada caso é um caso e não manda ninguém para o inferno. Triste engano, não há pecadinho nem pecadão, todos os pecados são maldição, afastam as pessoas de Deus.

Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti... - A origem do fracasso está no pecado, no mau proceder. Quem alimenta na sua alma maus desejos é como criar uma serpente e morar com ela, certamente morrerá pelo seu veneno.

A ti cumpre dominar os maus desejos - Alguns argumentam que a carne é fraca e isto é uma verdade, mas, o Espírito de Deus, que habita em nós, é forte. Portanto a nós cumpre dominar os maus desejos.

Se Caim tivesse seguido o conselho de Deus não teria caído na maldição, pois, ele recebeu a mesma instrução de Abel, mas decidiu não agradar a Deus: Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade - Provérbio 2.6-7.

03. Caim escolhe o domínio da maldição

Caim fez uma péssima escolha, julgando-se mais sábio do que o próprio Deus recebeu a marca da maldição e a sua vergonha ficou exposta para tantos quantos o vissem.

Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou. Disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão? E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim. És agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão. Quando lavrares o solo, não te dará ele a sua força; serás fugitivo e errante pela terra. Então, disse Caim ao SENHOR: É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo. Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará. O SENHOR, porém, lhe disse: Assim, qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes. E pôs o SENHOR um sinal em Caim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse. Retirou-se Caim da presença do SENHOR e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.

Olhe para a atitude de Caim e veja como Deus age quando alguém escolhe o domínio maligno:

- Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?

- Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim.

- És agora, pois, maldito por sobre a terra.

- Serás fugitivo e errante pela terra.

- Assim, qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes.

- E pôs o SENHOR um sinal em Caim.

Vemos claramente sobre Caim a marca maldita da soberba e da rebeldia, de forma inconfundível pelo seu estado de miséria material e espiritual.

O domínio do maligno sobre as pessoas é uma marca inconfundível - Apocalipse 14.9-10: Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.

Conclusão

Deus permite que as pessoas façam suas escolhas e pratiquem as obras de seus desejos, mas Ele deixa bem claro que só erra quem quiser: Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.

Queira ou não, o sobrenatural domina; se as obras forem boas prevalece o domínio de Deus e se as obras forem ruins prevalece o domínio de satanás.

Caim ofereceu o refugo de sua lavoura a Deus, pois era apegado às riquezas, por isto tornou-se maldito: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas - Lucas 16.13.

Abel agiu de maneira correta, deixando testemunho que fala: Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta;

Sob qual domínio você está?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 03.04.2016 - manhã.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Infantil

·Pra onde ir?
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.032 segundos