GUERRA – COMO ENFRENTÁ-LA? - Efésios 6.10-20

20 | 03-11-2011 21:10:51

   Paulo estava prisioneiro em Roma, via os soldados constantemente e começou a observar que tinham uma roupagem especial para o serviço diário, então o Espírito Santo abriu-lhe o entendimento e passou a aplicar cada peça da armadura de guerra ao caráter cristão.   Assim, apresenta-nos a armadura de Deus.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 4.05mb).

O soldado Romano tinha uma luta contra inimigos visíveis, mas o Cristão deveria lutar contra inimigos invisíveis (v.12), uma guerra espiritual. Esta luta não se faz pela força humana, nem com armas humanas, mas no poder de Deus (v. 10).

Há quem queira vencer o maligno pela força física, no grito. Saiba que a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes, logo, precisamos de uma armadura espiritual, mas antes devemos estar fortalecidos no poder do Senhor; então estaremos prontos para vestir a armadura e poderemos guerrear.

01. Cingindo-vos com a Verdade - V.14a

"Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade"

O ato de cingir o soldado era a colocação de um cinturão na coluna lombar. Este cinturão era vital para o soldado, pois, era colocado sobre a roupa e nele eram presas as demais peças da armadura. O cinturão espiritual chama-se Verdade.

Para que o caráter Cristão seja verdadeiro, precisa estar firmado na Verdade. Paulo usa esta figura para entendermos o sentido de estarmos revestidos de Cristo e da Palavra de Deus. Cristo é a Verdade (Jo 14.6), a Palavra de Deus é a Verdade, poderemos enfrentar Satanás somente se estivermos cingidos na Verdade, se tivemos certeza da salvação.

Toda a autoridade procede de um encontro pessoal com Jesus, onde nasce uma grande amizade. Você só anda com Jesus, tem certeza de que Ele está contigo, se estiver cingido com a Verdade, assim será mais que vencedor na guerra contra o maligno.

A Verdade é a primeira e muito importante peça da armadura a ser vestida, as demais dependem desta para serem colocadas. Paulo quer dizer que todo o princípio Cristão de guerra espiritual deve estar fundamentado na Verdade. A Verdade (Jesus e sua Palavra) é a base que sustenta o guerreiro bem firme com as demais peças do seu uniforme.

02.  Vestindo-vos da Couraça da Justiça - V.14b

"vestindo-vos da couraça da justiça"

A couraça era um forte peitoral que protegia os órgãos vitais do soldado, poderia guerrear sem que fosse mortalmente ferido. Assim é a couraça da justiça, justificados no Sangue de Jesus (Rm 5.9) temos vida e vida com abundância (Jo 10.10) para vencer o inimigo.

De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé - Gálatas 3.24.

Pela Palavra de Deus, pela morte de Cristo na cruz, somos justificados de todos os pecados e temos a certeza da salvação.

Protegidos com a Couraça da Justiça, que é a justificação no Nome e no Sangue de Jesus, podemos expulsar o acusador e exercer autoridade sobre ele. O Sangue de Jesus tem Poder!

03. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz - V.15

Um guerreiro com os pés desprotegidos, facilmente cai!

Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! - Is 52.7.

Preparação comunica a ideia de disposição para avançar no tempo, isto é, anunciar o evangelho da Paz é uma ofensiva contra o inimigo. Quando anunciamos a Palavra de Deus estamos vencendo as guerras, basta obedecer ao ide de Jesus (Mc 16.15).

Calçar os pés é estar pronto, no poder da Palavra, para ganhar terreno. Isso deve ser a motivação de cada Crente, pregar o evangelho e a fazer discípulos por onde passar.

04.  Embraçando sempre o escudo da fé - v.16

Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

O escudo, quando bem manejado, protege o corpo todo.

O escudo é outra arma de guerra contra o maldito inimigo que estará sempre lançando dardos inflamados. Estes dardos são acusações e tentações lançados pelos poderes das trevas, querendo nos atingir e derrotar. Somente pela fé poderemos combater e anular esses dardos. Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6).

E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo - Romanos 10.17.

Guerreamos contra o mal, pela fé, que vem pelo conhecimento da Palavra de Deus. Quanto mais recebemos da Palavra mais fé recebemos e assim, teremos mais poder de vitória contra o inimigo.

05.  Tomai também o capacete da salvação - v.17a

O capacete protege a parte mais importante do nosso corpo, a cabeça, onde fica a alma. O Capacete da Salvação nos protege de todos os malefícios espirituais.

Para que satanás não lance sementes malignas na nossa alma, visando desviar-nos da salvação, precisamos tomar cuidado com aquilo que ocupa a nossa mente: Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento - Filipenses 4.8.

O Capacete da Salvação é a total obediência à Palavra de Deus: Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância - 1 Pedro 1.14.

 

06.  Tomai a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus - v.17b

Agora temos a arma mais ofensiva, a espada, só que não é uma espada comum, é a do Espírito, a Palavra de Deus. Contra a Palavra de Deus, satanás não tem autoridade, ele é mentiroso, e a Palavra de Deus é a Verdade que sempre vence a mentira.

Quando Jesus foi tentado (Mt 4), Ele usou como arma a Palavra do próprio Deus. Desferiu golpes mortais contra as mentiras de satanás, dizendo: Está escrito... O verdadeiro Crente conhece a Bíblia e pratica o que está escrito (2Tm 2.15), é só assim que estará ocupando a sua posição em Cristo contra os poderes das trevas.

07.  Com toda oração e súplica ... - v.18

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo - v.11.

O soldado já colocou sobre si toda a armadura de Deus, agora devemos saber como manejar a armadura, ou seja, só tem um jeito: com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança - v.18 (veja 1Pe 5.8).  

Crente que não ora é derrotado. Pela oração vem a capacitação e sabedoria que habilita o Crente ao uso adequado das armas de guerra.

Conclusão

Acorda irmão, estamos em plena guerra, não quer ser atingido mortalmente? Então entre em ação, você faz parte do mais poderoso exército; você é soldado do SENHOR dos exércitos (Hbr. IAVÉ SHEBAOT).

Tome posse de toda a Armadura de Deus, mas não se esqueça, deve ser com toda a oração e súplica, em todo o tempo (1Ts 5.17) e com perseverança (1Ts 5.23)

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 22.04.2007 e 30.10.2011 - noite.