INVESTIMENTOS GERAM EXPECTATIVAS - Isaías 5.1-7

Pr. Paulino Cordeiro | 25-06-2011 12:55:48

Todos nós investimos e cultivamos expectativas mil; as crianças, muitas vezes obedecem para ganhar brinquedos; os jovens, no auge do vigor, sonham e geram expectativas esperando ser felizes; o agricultor lança a semente na expectativa de uma ótima colheita; os profissionais investem nos estudos e sonham com o sucesso; os idosos, também cultivam preciosas expectativas.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 2.43mb).

E Deus, será que também tem expectativas?

Deus tem investido muito e possui muitas expectativas em relação a nós que somos seus filhos e filhas. Esta parábola (em forma de cântico) revela este fato de modo muito claro e inclui ensinos indispensáveis à nossa vida Cristã. Quero destacar três ensinos da Justiça de Deus através desta parábola.

Agora, pois, ó Crentes/Evangélicos/Cristãos, julgai, vos peço, entre MIM e a minha vinha (João 15.1-8).

01. O investimento de Deus é fantástico - v.1, 2a, 4a

Agora, cantarei ao meu amado o cântico do meu amado a respeito da sua vinha. O meu amado teve uma vinha num outeiro (colina) fertilíssimo. Sachou-a (sacho é um tipo de picareta para afofar e limpar a terra), limpou-a das pedras e a plantou de vides escolhidas; edificou no meio dela uma torre e também abriu um lagar... Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que EU lhe não tenha feito?

O investimento do proprietário é fantástico. Trata-se de um solo fértil numa colina ensolarada que foi revolvido e livre das pedras tocos e raízes. Foram usadas as melhores mudas, construiu uma torre para a sentinela e um lagar (o que dramatiza a expectativa).

Foram criadas todas as condições para que a vide frutificasse. Trata-se de um grande investimento, por isso era justo estar alimentando expectativas na certeza de uma boa colheita.

Deus tem preparado o solo da tua vida... Tem dado o sol do seu amor... Tem revolvido as pedras e obstáculos do teu caminho... Tem colocado a Bíblia na tua mão... Tem mandado pessoas com o propósito de pregar a Palavra da Salvação ao teu coração... Estabeleceu uma torre de alerta no teu coração (o Espírito Santo). É JUSTO DEUS ESPERAR UMA BOA COLHEITA!

Avalie tudo o que o Senhor lhe tem dado em termos de recursos e oportunidades.

Pense em todo o investimento que Deus tem feito em você, em sua vida; enviou seu Filho Jesus para morrer em teu lugar para libertar da morte (João 3.16).

Você está correspondendo a todo esse investimento?

02. Atitudes erradas frustram as expectativas de Deus - v.2b, 4b

ELE esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas... E como, esperando EU que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas?

O texto revela a frustração do SENHOR da vinha. Pior do que não produzir, a vinha deu uvas bravas (pequenas, amargas, talvez venenosas).

Assim o profeta denuncia o fracasso da nação quanto às expectativas de Deus. No verso sete há um jogo de palavras, Deus cheio de boas expectativas, e o povo fazendo exatamente o contrário: ...desejou que exercessem juízo, e eis aí quebrantamento da lei; justiça, e eis aí clamor (brados, gritos tumultuosos).

Mateus 23.37: Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis EU reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!

O mundo celebra um calendário cívico recheado de idolatrias e hipocrisias, carnaval e outras festas com orgias, mas, a nação toda se esqueceu de celebrar a Deus conforme manda a Palavra.

Será que a nossa Pátria se assemelha à vinha que produz boas uvas ou uvas ruins e venenosas?

Se olharmos à nossa volta nos assustaremos com as injustiças sociais. Não está muito diferente da nação de Israel; o fracasso é maior: Crianças abandonadas... menores prostituídas e gerando filhos sem futuro... Velhos abandonados... Trabalhadores sendo explorados até por Crentes.

A maioria dos povos fala que são filhos de Deus, invocam a Jesus, mas, que deus, que jesus estão invocando?

Deus não precisa de semana santa, mas de pessoas santas.

Deus não precisa de coelhinho da páscoa, mas de Jesus Cristo o Cordeiro Pascal.

Deus não precisa de ídolos e estátuas chamados "santos", mas de pessoas santas.

Deus não precisa de dias santos, mas de pessoas santas.

Deus não precisa de papai Noel; para os Crentes, o próprio Deus é o Papai do Céu!

Quantas pessoas estão frustrando o Senhor através de suas atitudes erradas, através de uma vida comprometida com o pecado?

Deus tenha misericórdia da nossa nação e de todos nós que muitas vezes somos omissos... Preferimos ficar construindo panelinhas de crentes e belas igrejas... Não, não pode ser assim!

Estejamos clamando a Deus por uma nação Santa e um povo missionário no poder do Espírito Santo. Estejamos agindo como Esdras e Neemias sendo reconstrutores da nação no Poder do Espírito Santo.

Crente, Evangélico, Cristão observe o teu comportamento e esteja agindo Biblicamente para não frustrar as expectativas de Deus.

03. O que acontece quando frustramos as expectativas de Deus? - v.5-7

Agora, pois, vos farei saber o que pretendo fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe (tapume vegetal), para que a vinha sirva de pasto; derribarei o seu muro, para que seja pisada; torná-la-ei em deserto. Não será podada, nem sachada, mas crescerão nela espinheiros e abrolhos; às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela. Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta dileta do SENHOR; ESTE desejou que exercessem juízo, e eis aí quebrantamento da lei; justiça, e eis aí clamor (brados, gritos tumultuosos).

Que farei EU da minha vinha?

A resposta é uma sentença desfavorável: Será abandonada, arruinada e pisada pelos animais. Não terá mais a chuva e o cuidado que tinha antes.

Que tristeza, que abandono!

Agora ficaram somente os vestígios de que fora uma vinha bem tratada. Isso aconteceu com Israel e pode acontecer com nossa Pátria ou com o Crente que não corresponde às expectativas de Deus.

Restam ruínas somente, como um deserto, tudo é seco, sem graça e sem o favor do SENHOR.

É dramática a situação da vinha, é dramática a situação das pessoas que frustram as expectativas de Deus!                  

Conclusão

O que Deus espera de você, de nós como Crentes?

O que Deus espera da nossa Nação?

Deus tem investido em sua vida, como você está tratando as expectativas do Senhor em relação à sua vida?

Sabemos que, em Jesus, fomos escolhidos para ser cabeça e não cauda, se obedecermos (Deuteronômio 28.13).

Fomos escolhidos para sermos santuário do Espírito Santo (1ª Co 6.19).

Fomos escolhidos para sermos embaixadores de Cristo (2ª Coríntios 5.20).

Fomos escolhidos para sermos sal da terra e luz do mundo (Mateus 5.13-14).

Fomos escolhidos para as boas obras (Efésios 2.10).

Fomos escolhidos para sermos nação Santa, Raça eleita, sacerdócio real do Sr. Jesus (1ª Pedro 2.9).

Avalie tudo e mude!

Mude o nosso País levando a Salvação de Deus (João 3.16), em Cristo, como solução!

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.             

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 19.06.2011 - noite.