UM REI DIFERENTE

| 23-12-2010 20:24:05

Jesus é Rei, mas, certamente é um Rei diferente. A sua vinda alvoroçou as multidões e continua alvoroçando, Ele veio para dividir.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -(tamanho de  5.49mb).

Ele é um divisor entre o bem e o mal, entre o natural e sobrenatural; dividiu os tempos, pois, com seu nascimento o calendário passou a registrar todos os acontecimentos como antes de Cristo ou depois de Cristo.

Quero refletir sobre alguns fatos da vida de Jesus para que esse Rei Diferente possa fazer a diferença na tua vida.   

01. Foi anunciado pelos profetas

Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta. Destruirei os carros de Efraim e os cavalos de Jerusalém, e o arco de guerra será destruído. Ele anunciará paz às nações; o seu domínio se estenderá de mar a mar e desde o Eufrates até as extremidades da terra - Zacarias 9.9-10

Porque um Menino nos nasceu, um Filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto - Isaías 9.6-7

02. Foi gerado pelo poder do Espírito Santo de Deus

Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus - Lucas 1.34-35.

03. Nasceu estábulo, seu berço foi uma manjedoura

Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias, e ela deu à luz o seu Filho primogênito, enfaixou-O e O deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem - Lucas 2.6-14.

04. Recebeu honrarias de um rei, ainda recém nascido

Entrando na casa, viram o Menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, O adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-LHE suas ofertas: ouro, incenso e mirra - Mateus 2.11.

05. Desde criança foi temido como o futuro Rei do universo

Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. Dispondo-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito; e lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor, por intermédio do profeta: Do Egito chamei o meu Filho - Mateus 2.13-15.

06. Foi batizado para receber revestimento do Espírito Santo

E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando Ele a orar, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo. Ora, tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério - Lucas 3.21-23a.

07. Foi perfeito servo durante sua vida terrena

Disse Jesus: Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos - Marcos 10.45.

Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque Eu o sou. Ora, se Eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque Eu vos dei o exemplo, para que, como Eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes. - João 13.12-17.

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois Ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz - Filipenses 2.5-8.

08. Foi aclamado rei de Israel

Soube numerosa multidão dos judeus que Jesus estava ali, e lá foram não só por causa Dele, mas também para verem Lázaro, a quem Ele ressuscitara dentre os mortos. Mas os principais sacerdotes resolveram matar também Lázaro; porque muitos dos judeus, por causa dele, voltavam crendo em Jesus. No dia seguinte, a numerosa multidão que viera à festa, tendo ouvido que Jesus estava de caminho para Jerusalém, tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel! - João 12.9-13

Jesus rejeitou a glória oferecida pelas multidões e recebeu a Glória Eterna a direita do Pai. Recuse a glória terrena e transitória, siga o exemplo de Jesus, obedeça a Deus através da Bíblia e seja eternamente feliz.

A salvação é mais importante do que a homenagem; você deve gritar Hosana ao Rei, porém, com sinceridade e desejando obedecer a todos os Seus Mandamentos

09. Recebeu de seu povo a coroa da humilhação

Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, Ele não abriu a boca - Isaías 53.7.

Os soldados, tendo tecido uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e vestiram-no com um manto de púrpura. Chegavam-se a Ele e diziam: Salve, rei dos judeus! E davam-lhe bofetadas. Outra vez saiu Pilatos e lhes disse: Eis que eu vo-lo apresento, para que saibais que eu não acho Nele crime algum. Saiu, pois, Jesus trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Disse-lhes Pilatos: Eis o homem! Ao verem-no, os principais sacerdotes e os seus guardas gritaram: Crucifica-o! Crucifica-o! - João 19.2-6a.

10. Venceu a morte e foi coroado Rei do Universo

Após a sua morte e ressurreição apareceu aos discípulos e falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra - Mateus 28.18.

Pelo que também Deus O exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai - Filipenses 2.9-11.

Jesus veio para ser coroado Rei, mas, não pelos homens para governar apenas Israel; Ele deveria primeiro cumprir a sua missão de Salvador dos pecadores arrependidos e depois ser coroado pelo Pai Celestial para governar todo o universo (Mateus 28.18).

Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade;   mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir - Atos 1.8-11.

Conclusão

Vocês entenderam que Jesus é um Rei diferente?

Essas condutas erradas de idolatrar Maria, a mulher usada por Deus para que Jesus viesse ao mundo como homem; idolatrar a um menino numa manjedoura; idolatrar imagens dessas pessoas ou de um crucifixo; criar fantasias mentirosas como o "papai-noel", "árvore de natal", "coelho da páscoa", "ovo da páscoa", será que todas essas mentiras não são uma ardilosa trama para desviar as multidões da verdadeira mensagem do Jesus Salvador?

Jesus é a Verdade (João 14.6), mas, satanás cria os mitos para enganar aos ignorantes da Verdade. Por que ignorantes da Verdade? As pessoas só acreditam nos mitos quando desconhecem a Verdade (João 8.31-32).

Jesus é um Rei diferente, Ele não veio para ser homenageado como homem, nem para alimentar fantasias na mente das multidões; Ele cumpriu a sua missão de Servo Sofredor (Isaías 53) e foi coroado pelo Pai como Rei do Universo (Mateus 28.18, Hebreus 1.1-3).

Jesus veio para Salvar o pecador arrependido (Mateus 1.21), para ser nosso Salvador. A Salvação de Deus, por meio de Jesus, é para quem quiser obedecer.

Disse Jesus: Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse deveis temer - Lucas 12.5. Buscai a Deus e vivei!

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 19.12.2010 - noite.