QUEM É JESUS - João 1

| 09-07-2009 21:05:48

João Batista havia recebido grande autoridade para anunciar o SENHOR Jesus, o Ungido de Deus, que salvaria aos pecadores arrependidos.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.77Mb).

 

João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim. Porque todos nós temos recebido da Sua plenitude e graça sobre graça - v.15-16.

As autoridades religiosas (v.19) estavam querendo que João Batista fosse o Cristo/Messias (quer dizer ungido de Deus) prometido, mas, ele humildemente confessou que era apenas uma voz profética, anunciando ao SENHOR Jesus como o Messias prometido.

Quem é Jesus?

01. É a Luz - v.4-5; 7-9

Jesus é a Luz: Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Jesus disse estas coisas e, retirando-se, ocultou-se deles - João 12.36.

  Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em Mim não permaneça nas trevas - João 12.46.

  Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos - Apocalipse 22.5.

02. É eterno - v.1-3; 15; 30

Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém! - 1 Timóteo 1.15-17.

03. É a graça e a verdade - v.14 e 17

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai - João 1.14.

04. É o único digno - v.26-27

E entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação...proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor - Apocalipse 5.9-12.

05. É o Cordeiro de Deus que tira o pecado - v.29

No VT o cordeiro morria em lugar do pecador e assim o as pessoas eram libertas da escravidão do pecado.

José teve o privilégio de receber esta notícia diretamente do SENHOR, através de um anjo: Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos pecados deles - Mateus 1.20-21.

06. É doador do Espírito Santo - v.33

Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que Eu vá, porque, se Eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, Eu for, eu vo-LO enviarei - João 16.7 (Atos 1.8).

07. É o Filho de Deus - v.34

Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus - Lucas 1.35.

Conclusão:

Enquanto João Batista anunciava e testemunhava sobre Jesus, os fariseus perguntavam (v.19,24): Quem és tu?

Os fariseus não conheciam a Jesus, embora estivesse no meio deles (v.26). Será que isto não tem acontecido com muitos "crentes"?

Os verdadeiros discípulos ouviram a Palavra da Verdade, anunciada por João e seguiram Jesus: No dia seguinte, estava João outra vez na companhia de dois dos seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus - v.35-37.

Quem é Jesus? É aquele que tem poder para perdoar e salvar o pecador arrependido.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Família Abençoada -05.07.2009 -noite