PEQUENINOS – Marcos 10.13-16 (9.42)

| 30-09-2008 12:05:04

Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o Reino de Deus.

Pequenino quer dizer muito pequeno.

O povo de Israel, para indicar boa hospitalidade, lavava os pés dos seus hospedes e este serviço era realizado pelo mais inútil dos escravos; o menor de todos, que com este serviço exaltava o seu Senhor. Jesus, para ensinar o que é humildade, lavou os pés dos seus discípulos (João 13). Em resumo, pequenino, no modo prático, é o menor de todos.

01. Quem são os pequeninos?

O pecado da rebeldia à Palavra, a Bíblia, tem impedido a compreensão das coisas do Reino de Deus; é justamente por este motivo que Jesus toma exemplos práticos para quebrar-lhes a dureza de coração.

O ser humano, por vaidade, sempre teve sede de ser promovido, está a questionar qual é o seu posto: Mateus 18.1b - Quem é, porventura, o maior no reino dos céus? Nem tinham certeza da salvação e já queriam negociar cargos no Céu.

a) Pequeninos são os convertidos ao Deus Vivo:

Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus - Mateus 18.3 (Romanos 10.9-10).

b) Pequeninos são os humildes:

Tomemos cuidado para não confundir humildade de caráter com pobreza ou simplicidade intelectual.

E disse: Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus - Mateus 18.4. Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele - Marcos 10.15.

02. Os pequeninos são protegidos

Você gosta de sentir-se protegido? então, seja um pequenino de Jesus!

Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus - Marcos 10.13b.

Ai de quem fizer mal aos pequeninos de Jesus; o terror do SENHOR estará sobre esses tais (Isaías 2.10-12).

Somente os pequeninos serão sustentados nos braços do Pai e abençoados: Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava - Marcos 10.16.

Jesus referindo-se aos Crentes: E quem fizer tropeçar a um destes pequeninos crentes, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse lançado no mar - Marcos 9.42.

Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer - Mateus 25.45.

03. Os pequeninos recebem revelação de Deus

Jesus enviou setenta dos seus pequeninos para uma missão de envangelismo, sendo que retornaram entusiasmados com a obra porque até os demônios se submetiam a eles (Lucas 10.1-21): Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado - Lucas 10.21.

A sabedoria humana é inútil diante da Sabedoria que vem de Deus, pois, assim diz Paulo: 2 Coríntios 1.12 Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na Graça Divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco.

Somente os pequeninos recebem Revelação de Deus, em Jesus, o Cristo: Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo - 1 Pedro 1.13.

Os Dons e Ministérios são somente para os pequeninos (1 Co 12-14).

Conclusão

Que maravilha, ser um pequenino crente não é voltar a ser uma criancinha, mas é ser espontâneo e humilde como uma criancinha!!!

Você entendeu quem são os pequeninos de Jesus?

Você entendeu que os pequeninos de Jesus são protegidos?

Você entendeu que os pequeninos de Jesus recebem revelação de Deus?

Promessa de Jesus: Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida - Ap 2.10b.

Pr. Paulino Cordeiro - 28.09.2008 - noite.