VENDO-LHES O CORAÇÃO - Lucas 9.44-62

62 | 23-12-2013 17:39:55

Mas Jesus, sabendo o que se lhes passava no oração - Lucas 9.47.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.8mb).

Enganoso é o coração (ALMA, MENTE), mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Jeremias 17.9. 

Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração - 1º Samuel 16.7.

01. Coração vaidoso - Lucas 9.46-48.

Lucas 9.46 - Levantou-se entre eles uma discussão sobre qual deles seria o maior.

Estavam sabendo que Jesus iria e por esta razão, cheios de vaidade, levantou-se entre eles uma seria competição para se estabelecer qual deles seria o maior.

O coração vaidoso é competitivo, quer ser maior e melhor que os outros. O coração vaidoso é ladrão, está na espreita para tomar o lugar de destaque, quer ser o mestre e não o discípulo.

Lucas 9.47-48 - Mas Jesus, sabendo o que se lhes passava no coração, tomou uma criança, colocou-a junto a si e lhes disse: Quem receber esta criança em meu nome a mim me recebe; e quem receber a mim recebe aquele que me enviou; porque aquele que entre vós for o menor de todos, esse é que é grande.

Jesus conhece o coração vaidoso e tem uma receita: O maior, para ser mestre deve treinar a sua humildade sendo o menor.

1ª Pedro 5.6-7 - Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

O coração vaidoso impede bênçãos para si e para os outros.

02. Coração exclusivista - Lucas 9.49-50.

Falou João e disse: Mestre, vimos certo homem que, em teu nome, expelia demônios e lho proibimos, porque não segue conosco. Mas Jesus lhe disse: Não proibais; pois quem não é contra vós outros é por vós.

O exclusivista interpreta as coisas de Deus a partir do seu coração/entendimento e não pela Palavra de Deus.

Lucas 9.49 - João disse: em Teu nome expelia demônios. O outro Crente estava no exercício da autoridade Cristã, apenas não era do grupo de João. Será que ele teria o direito de proibi-lo?

Lucas 9.50 - Disse Jesus: João você ainda não entendeu que só temos um adversário? Quem não é contra nós, é por nós!  

O coração exclusivista também é especialista em impedir bênçãos para si e para os outros.

03. Coração rebelde - Lucas 9.51-56

Ele não ouve a ordem da autoridade, apenas ouve a voz do seu enganoso e corrupto coração.

Lucas 9.51-54 - E aconteceu que, ao se completarem os dias em que devia ele ser assunto ao céu, manifestou, no semblante, a intrépida resolução de ir para Jerusalém e enviou mensageiros que o antecedessem. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe preparar pousada. Mas não o receberam, porque o aspecto dele era de quem, decisivamente, ia para Jerusalém. Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir?

Jesus mandou preparar lugar em Jerusalém, não em Samaria. Jesus decisivamente ia para Jerusalém, a rebeldia provocou uma situação desagradável e ainda queriam queimar (mandar pro inferno) aquelas pessoas pagãs.

Lucas 9.55-56 - Jesus, porém, voltando-se os repreendeu e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Pois o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E seguiram para outra aldeia.

Vós não sabeis de que espírito sois. Em outras palavras, vocês estão sob o comando de que espírito? Eu não vim para destruir vidas, mas para salvá-las.

04. Coração vacilante - Lucas 9.57-62.

Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus. Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa. Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.

O vacilante está muito ocupado com as coisas terrenas, não pode seguir a Jesus. Sempre dá desculpas das mais esfarrapadas possíveis, seu coração está totalmente ocupado com as coisas do mundo, não tem tempo para Jesus.

Conclusão

Jesus vê o nosso coração, somente pelo Espírito de Deus é que poderemos ter um coração transformado.

    O coração movido pelo maligno:

  • Deseja ser o maior.
  • Deseja criar regras além Bíblia, dividir.
  • Deseja queimar aqueles que não lhe agradam, somente Deus faz vingança.
  • É rebelde, deseja realisar somente a sua vontade.
  • Sempre tem uma desculpa para fugir do compromisso.

    O coração movido pelo Espírito de Deus:

  • Quer servir, ser o menor.
  • Quer ser membro do Corpo de Cristo; reconhece quando outros irmãos. operam poderosamente no nome de Jesus.
  • Quer ser mensageiro do amor de Deus aos perdidos.
  • Quer ser um autêntico Cristão, obediente e comprometido, sem desculpas esfarrapadas.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 22.12.2013 - Noite.