PROPÓSITOS DA PROVAÇÃO – Tiago 1.1-12

| 28-04-2009 10:48:53

Costuma-se afirmar que "nesta vida nada acontece por acaso, tudo tem um propósito", assim acontece quando somos provados, à medida que vamos superando as provas Deus vai revelando os Seus propósitos.

Provação é submeter à prova, testar. A provação é aplicada por Deus na vida de Seus filhos obedientes, visando o aperfeiçoamento.

Para compreendermos bem o que é provação devemos entender quando é punição ou tentação: Punição é o ato de punir, castigar ou impor pena. A punição sempre procede de Deus como um corretivo aos filhos rebeldes. Tentação é tudo aquilo que induz ou instiga a fazer o mal. As tentações sempre procedem de poderes malignos, nunca de Deus (Tiago 1.13-15).

É bem melhor sermos  provados do que sermos punidos ou tentados. Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações - Tiago 1.2.

01. Confirmar a fé e produzir perseverança - v.3

O ouro é provado com fogo para ser purificado e apreciado pelas pessoas; assim os Crentes são provados, como que por fogo, para serem apreciados e usados por Deus Pai.

Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.

Fé confirmada é quando somos provados e permanecemos inabaláveis, com firmeza para perseverarmos nas coisas que agradam a Deus, seguindo a Bíblia, sempre confessando a Jesus como SENHOR e Salvador.

02. Alcançar a perfeição - V.4

A perfeição do ouro vem pelo acrisolamento (Pv 27.21), ou seja, é colocado no cadinho e levado ao fogo até que fique puro e alcance a perfeição.

Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.

Quando perseveramos, com sabedoria, para superar as provações estamos andando no caminho da perfeição. Jesus é nosso modelo de Homem perfeito, basta imitá-lo.

03. Receber sabedoria de Deus - v.5-8

O aluno, ao fazer uma prova, pensa seriamente sobre aquilo que estudou para obter sabedoria na resposta; da mesma forma, quando Deus prova a nossa fé, precisamos buscar na Sua Palavra sabedoria para superar a provação.

Sabedoria é a qualidade do ser humano que alcança o domínio sobre os pensamentos e palavras, de maneira que venha a comunicar-se refletindo a vontade de Deus como solução para si ou para outros.

A sabedoria é a rainha das virtudes, é compartilhar do conhecimento Divino; ela é transmitida pela comunhão com Deus e sua Palavra, no poder do Espírito Santo. Isto significa que a sabedoria não provém de astúcia humana ou de vasto conhecimento.

Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.   Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.

Você não sabia como alcançar a sabedoria?

Então, leia a Bíblia e peça-a (ore) a Deus, com fé, em nada duvidando, pois, a oração muda as circunstâncias e as pessoas.

04. Gloriar-se segundo a Palavra de Deus - v.9-11

O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade, e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva.  Porque o sol se levanta com seu ardente calor, e a erva seca, e a sua flor cai, e desaparece a formosura do seu aspecto; assim também se murchará o rico em seus caminhos.

Tanto o pobre quanto o rico, sem a Glória de Deus, são insignificantes; ambos desaparecerão como erva e flor. Então, que glória há? A glória das pessoas está na sua dignidade, pois, só os dignos de Cristo herdarão a vida eterna.

Disse Jesus: Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas - Apocalipse 3.4.

05. Que o Crente seja aprovado - v.12

Como o homem obtém o genuíno ouro provando-o no fogo, assim Deus separa, como que por fogo, os genuínos Crentes provando-os nas diversas circunstâncias da vida.

Você já viu alguém ser aprovado sem fazer a prova?

Deus é um treinador extremamente exigente, Ele nos ama e, simplesmente, espera que cada um persevere e seja aprovado, pois, não dá provação maior do que possamos suportar. Aos que perseverarem Ele prometeu um premio e quer fazer a entrega pessoalmente.  

Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que O amam.

E então, as provas têm sido difíceis? Não se esqueça que só depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida.

Conclusão

Irmãos, as provações, apesar de dolorosas, devem ser motivos de alegrias, pois, este é privilégio exclusivo dos Cristãos. A alegria suplanta a dor da provação, pois, ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã (Salmo 30.5b).

Jesus, por amor a nós suportou os sofrimentos na cruz, e nós por amor a Jesus será que não poderemos suportar as provações?

As provações são somente para os filhos e filhas de Deus. Conforme Romanos 10.9, você já confessou a Jesus como SENHOR e Salvador?

Repita comigo a oração de confissão: Querido Deus, quero ser Teu filho, por isto recebo a Jesus Cristo como SENHOR e Salvador da minha vida e confesso que estou arrependido de todos os meus pecados. Senhor eu quero crescer na fé, prova-me porque quero ser aprovado para receber a Coroa da Vida. Pai inscreva-me no Livro da Vida para que eu seja fiel a Ti por todos os meus dias, em nome de Jesus. Amém!!

           

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Família Abençoada - 26.04.2009 - noite