VIVENDO COM GRATIDÃO - Colossenses 3.15-17

Pr. Paulino Cordeiro | 19-10-2017 22:58:43

Gratidão é demonstrar reconhecimento por bens e favores recebidos.

Vivemos tempos difíceis, a ingratidão vem tomando conta das pessoas: 2ª Tm 3.1-5 - Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos (ostentação), arrogantes (menospreza), blasfemadores (ultrajar, afrontar, ofender), desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes (não respeitam os princípios de autoridade), desafeiçoados (sem afeto, inimigo), implacáveis (não perdoa, não abranda), caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados (cheio de si), mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.

A Bíblia revela o modo exato de como vivermos uma vida com gratidão no coração, apesar de estarmos passando por tempos difíceis.

01. Na Paz de Cristo - e sede agradecidos

Seja a Paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos - Colossenses 3.15.

Árbitro é a pessoa que tem soberania e zela pelo cumprimento de regras; aqui está dizendo que a Paz de Cristo seja o árbitro dos nossos pensamentos, sentimentos e emoções. Em um só corpo, significa que a Paz de Cristo deve governar os filhos e filhas de Deus, como uma grande família, em unidade.

Vivemos tempos difíceis e de ingratidão dentro das famílias e até dentro das Igrejas do SENHOR, por esta razão a Bíblia ordena sede agradecidos.

1ª Pedro 1.13: Por isso, cingindo (apertar, rodear, cercar) o vosso entendimento (coração), sede sóbrios e esperai inteiramente na Graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.

Disse Jesus: João 14.27 - Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Tenho sido grato a Deus, o Príncipe da Paz tem governado minha vida?

02. Na Palavra de Cristo - com gratidão

Habite, ricamente, em vós a Palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração - Colossenses 3.16.

Habitar significa fixar residência, então a Bíblia está dizendo que a minha vida deve ser um palacete, bem ornamentado, e habitado pela Palavra de Deus. Se a Palavra de Deus habitar em mim, o próprio Deus também habitará!  

Quando a Palavra de Deus habita ricamente na pessoa Crente os efeitos são imediatos e aflora-lhe a sabedoria de Deus, havendo ensino e aconselhamento mútuo. O louvor a Deus é espontâneo, com cânticos, citando porções da Bíblia e sempre expressando gratidão a Deus.

Com gratidão em vosso coração, significa ter o entendimento de que somente pelo grande amor do Pai podemos ser residência da Palavra de Deus.

A Palavra de Deus molda o nosso caráter e faz-nos semelhantes a Jesus, por esta razão devemos viver com gratidão. 

03. Fazendo tudo em Nome de Jesus - dando graças a Deus

E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai - Colossenses 3.17.

"E tudo o que fizerdes" tudo é tudo, não existe meio termo; então, só teremos autoridade se fizermos tudo em nome de Jesus.

Nossas palavras refletem as Palavras de Jesus, Ele participa de todas as conversas diárias?

E aquilo que fazemos diariamente, Ele é convidado a estar conosco em todas as nossas ações?

Se fizermos tudo em nome de Jesus, com certeza viveremos dando Graças a Deus por ter enviado seu Filho. 

         Ei, não esqueça de que o nosso Deus é o Deus do tudo!

Conclusão

Viram como é fácil viver com gratidão?

- Deixe a Paz de Cristo governar a tua vida e viva com gratidão!

- Encha a tua vida, a tua cabeça, da Palavra de Deus e viva com gratidão!

- Faça tudo, tudo mesmo, em nome de Jesus!

O passado você não pode mudar, o futuro não te pertence, viva o presente com gratidão a Deus e às pessoas que o teu futuro será bem melhor.

Seja feliz, vivendo com gratidão, em nome de Jesus. Amém!

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 27.12.2009 e 08.09.2013 e 14.10.2013.