JESUS ABRE O ENTENDIMENTO – Lucas 24.44-53

| 09-06-2014 10:24:29

As pessoas que buscam ao Senhor Jesus distorcendo a Palavra da Verdade, mesmo que seja um pouquinho, ficam impedidas de reconhecê-LO, mas apesar da incredulidade Jesus cria oportunidades para abrir o entendimento daqueles que O buscam.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.8mb).

Anteriormente os discípulos eram incapazes de reconhecer o Mestre Jesus, mas apesar desta incapacidade aceitavam-No e queriam vê-LO. Vemos que quando as pessoas buscam a Jesus, com sinceridade, Ele abre o entendimento.         

01. Para o Poder da Palavra

O ser humano estava com o entendimento bloqueado, com o coração endurecido, então, neste contexto, Jesus veio para quebrar as cadeias da alma.

A Lei, os Profetas e os Salmos são justamente as três divisões do Cânon Hebraico, que inclui todo o Antigo Testamento.

V.44 - Jesus mostra que nenhum plano de Deus pode ser frustrado: A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de MIM está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.

João 5.39 - Jesus abre o entendimento pela Bíblia: Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de MIM.

Lucas 24.27- Jesus, frequentemente chamava a atenção dos seus ouvintes para prestarem mais atenção nas Escrituras. Após ressuscitar, no caminho de Emaús vai discorrendo sobre sua missão: - E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras

V.45 - Quando recebemos todas as Escrituras começamos a entender a vontade de Deus: Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras.

- Quando negamos a nossa pobre vontade e abrimos o coração para receber a Palavra como ela é e não como gostaríamos que fosse, aí acontece o milagre do entendimento.

- Sem a direção da Palavra de Deus ficamos imaginando coisas como aqueles discípulos: que Jesus se assentaria no trono de Israel; que Ele tinha morrido e tudo estava perdido e quando ressuscitou pensaram que era um fantasma.

- Quando não permitimos que Jesus abra o nosso entendimento ficamos acreditando nos enganos do mundo. Só as Palavras do Senhor Jesus podem abrir o nosso entendimento.

- Abra o teu coração para receber a Palavra de Deus e então encontrarás o Cristo Vivo!

02. Para a Obra Redentora

É necessário entendermos que redenção significa libertação da escravidão do pecado por meio de um preço, o Sangue do Filho de Deus derramado na cruz do Calvário.

V.46 - Jesus disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia.

- Jesus ressuscitado está declarando: Assim está escrito, Eu fiz a vontade do Pai, a Obra Redentora está consumada.

V.47 - Somente pelo arrependimento dos pecados é que acontece em nós a Obra Redentora, a ordem foi "que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém".

- Ninguém vai para o Céu com pecados, somente pelo arrependimento e confissão dos pecados que iremos para o Céu.

V. 48 - Vós sois testemunhas destas coisas.

- Jesus realizou fisicamente a Obra Redentora, mas a continuidade Ele encarregou a nós, seus discípulos, "para que em Seu nome pregasse arrependimento". Por esta razão Ele afirma: Vós sois testemunhas destas coisas.

Atos 17.30-31: Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-O dentre os mortos.

- Você entende a Obra Redentora? Então, arrependa-se de todos os pecados (1ª João 1.9) e pregue arrependimento em nome de Jesus.

03. Para a Promessa do Espírito Santo

Na Bíblia temos muitos textos sobre a promessa de Deus que derramaria o Poder do Espírito Santo, mas o texto mais lindo é de Joel 2.28... E acontecerá, depois, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne.

V.49 - Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.  

Atos 1.8 - Mas recebereis Poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Eles entenderam as promessas de Deus sobre a vinda do Espírito Santo e ficaram em Jerusalém esperando o derramamento, certos de que Deus é fiel para cumprir Sua promessa.

- A promessa é de Poder, muito Poder, por isto ficaram muito felizes e aprenderam a lição de que a Palavra de Deus é para abrir o entendimento.

- Obedeceram e permaneceram em Jerusalém esperando o revestimento - "permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder".

- O Espírito Santo só é derramado na vida de quem obedece e permanece nas Palavras de Jesus.

Conclusão

Quando permitimos que Jesus abra o nosso entendimento, aproveitamos a Sua bênção, adoramos e obedecemos só a Ele. Aprendemos a permanecer somente na Sua Palavra.

Notem bem o novo estilo de vida:

V.50-51 - Quando aceitaram Jesus Redentor foram convidados para um retiro em Betânia e ali foram abençoados: Então, os levou para Betânia e, erguendo as mãos, os abençoou. Aconteceu que, enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado para o céu.

V.52 - Adorando-O, em espírito e em verdade, voltaram para as atividades com grande alegria: Então, eles, adorando-O, voltaram para Jerusalém, tomados de grande júbilo.

V.53: E estavam sempre no templo, louvando a Deus. - Seu estilo de vida mudou, não era mais o homem Jesus sua única esperança, mas o Cristo fiel que vive e reina e que estava à direta do Pai.

- Sua alegria era estarem juntos, na comunhão santa, louvando e adorando a Deus.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 08.06.2014 - Noite.