IMPEDIMENTOS ESPIRITUAIS – Lucas 24.13-43

| 31-08-2012 11:16:37

Sempre que somos impedidos de fazer alguma coisa alguém é culpado, só que na maioria das vezes, especialmente nas questões do Reino, "este ALGUÉM" somos nós mesmos.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.8mb).

Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galiléia, quando disse: Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no terceiro dia - v.6-7.

Lembrai-vos (Sl 119.11), é um alerta do SENHOR para estarmos sempre atentos à Palavra de Deus e não perdermos bênçãos. Aqueles que não prestam atenção nas Palavras de Jesus andam desnorteados.

01. DESESPERO (sem esperança)

Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles. Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer. Então, lhes perguntou Jesus: Que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? E eles pararam entristecidos - Lc 24.15-17.

Falavam ainda estas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco! Eles, porém, surpresos e atemorizados, acreditavam estarem vendo um espírito - Lc 24.36-37.

O desespero em si já é um grande mal, mas trás outros malefícios de carona:

Preocupação - V. 17a: Que é isso que vos preocupa. Lucas 12.22... Eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida (Salmo 37.8b).

Tristeza - V. 17b - E eles pararam entristecidos: A autocomiseração, impede o fruto do Espírito.

Medo - V.36-37 - surpresos e atemorizados, acreditavam estarem vendo um espírito: O medo impede ver a benção, pensavam ser uma assombração. No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor - 1ª João 4.18.

02. NÃO CRER EM DEUS - Hb 11.6

De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

Não crer nas Palavras de Jesus - 24.7 e 11.

Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no terceiro dia - Tais palavras lhes pareciam um como delírio, e não acreditaram nelas.

Não crer no testemunho dos irmãos - 24.22-24

É verdade também que algumas mulheres, das que conosco estavam, nos surpreenderam, tendo ido de madrugada ao túmulo; e, não achando o corpo de Jesus, voltaram dizendo terem tido uma visão de anjos, os quais afirmam que ele vive. De fato, alguns dos nossos foram ao sepulcro e verificaram a exatidão do que disseram as mulheres; mas não o viram.

Não crer em tudo o que os profetas disseram - 24.25-27

Então, lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.

Certa vez, diante dos ensinamentos, os apóstolos suplicaram a Jesus: Aumenta-nos a fé - Lucas 17.5.

03. INTERPRETAÇÃO ERRADA DAS ESCRITURAS - 24.19-21

Jesus lhes perguntou: Quais? E explicaram: O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo, e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram.  Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam.

Sua esperança messiânica havia sido sepultada, viam a Jesus apenas como um profeta. Os judeus aprenderam a interpretar erroneamente as Escrituras, eles esperavam um redentor político, um grande rei para sentar-se no trono de Israel e resolver seus interesses.

Como você tem interpretado as Escrituras?

Como tem visto Jesus?

 Ele veio só para resolver seus interesses terrenos ou como teu Salvador?

04. TESTEMUNHAR SEM CONVICÇÃO - V. 33-37

E, na mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém, onde acharam reunidos os onze e outros com eles, os quais diziam: O Senhor ressuscitou e já apareceu a Simão! Então, os dois contaram o que lhes acontecera no caminho e como fora por eles reconhecido no partir do pão. Falavam ainda estas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco! Eles, porém, surpresos e atemorizados, acreditavam estarem vendo um espírito.

Jesus partiu o pão com eles que foram e contaram aos demais que também já sabiam, mas quando viram Jesus (v.37) pensaram que era um fantasma.

Será que faltou convicção porque faltava o poder para testemunhar? - Atos 1.8.

05. FALTA DE SENSIBILIDADE À PALAVRA DE DEUS - 24.31-43

A falta de sensibilidade nos leva a frustrações, pois, quando percebemos a benção já se foi (v.31... mas, Ele desapareceu...).

Lembraram que ardia o coração, mas perderam a oportunidade - v.32.

Saíram testemunhando, mas quando viram o milagre preferiram crer que fosse um fantasma... - v.33-37.

Não se amaldiçoe como muitos dizem: "É muito bom para ser verdade!"

Estavam naquele momento cercados de tantos impedimentos espirituais que se assustaram com a presença do Mestre Jesus, julgando-O ser um fantasma.

CONCLUSÃO

Apesar de toda a dureza de coração, com tantos impedimentos, notem AS OPORTUNIDADES QUE JESUS CRIOU para lhes despertar a esperança:

  • V.15 - Jesus se aproximou e ia com eles, mas eles não iam com Jesus.
  • V.17-... Que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? Pararam entristecidos, Por quê? (v.21 nós esperávamos que fosse Ele quem haveria de redimir a Israel... distorção das verdades).
  • V.18 - estavam muito preocupados consigo mesmos a ponto de darem uma bronca no próprio Jesus: És o único, porventura, que, tendo estado em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias?
  • V.25-26 - Ó néscios e tardos de coração para crer. Quanta exortação a Bíblia nos trás e porque tanta cegueira?
  • V.30-31 - Parte o pão com os seus discípulos para abrir-lhes os olhos. A Ceia do Senhor é para abrir os olhos.
  • V.38 - Mas ele lhes disse: Por que estais perturbados? E por que sobem dúvidas ao vosso coração?
  • V.39-43 - Jesus apresenta provas para anular a incredulidade.

Quais têm sido os teus impedimentos espirituais?

O Cordeiro Santo e imaculado, o Filho de Deus, nos dá livre acesso ao Pai. O véu que nos separava, agora não separa mais. Jesus sofreu, morreu, ressuscitou e vive. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.

Aleluia!

Ele vive!

Onde está ó morte a tua vitória?

Jesus quer você, juntamente com Ele no Céu (Romanos 10.9-10).

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 23.03.2008 e 25.08.2012 - noite.