O PODER DA PALAVRA - Hebreus 4.12-13

Pr. Paulino Cordeiro | 14-02-2015 9:35:25

A Palavra é a revelação do Deus todo poderoso, nosso criador e salvador, com todos os seus atributos, especialmente seu amor e justiça. A  Palavra de Deus é fonte de Sabedoria e Poder para quem crê.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.0mb).

Hebreus 1.3: Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela Palavra do seu Poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,

1ª Pedro 1.23-25: Fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a Palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada.

01. A Palavra de Deus é viva

Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz (que produz o efeito desejado), e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas - Hebreus 4.12a.

João 1.14 - E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

-A Palavra de Deus sendo viva é eficaz: Que produz o efeito desejado.

Hebreus 11.3  Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem. 

-A Palavra de Deus sendo viva é mais cortante do que qualquer espada de dois gumes e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas:

Mateus 10.34 - Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Jesus veio como espada porque Ele é o Verbo vivo.

Efésios 6.17 - Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.

02. A Palavra de Deus avalia os pensamentos e propósitos da alma

É apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração - Hebreus 4.12b.

É apta: Capaz, habil, idonea.

Discernir os pensamentos e propósitos do coração: Distinguir com clareza; entender; esquadrinhar o verdadeiro sentido daquilo que está na alma de cada pessoa.

Isaías 55.7-10: Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.

03. Tudo fica manifesto na sua presença

E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas - Hebreus 4.13.

Não há criatura que não seja manifesta na sua presença: Manifestar é tornar conhecido; mostrar; revelar; declarar. Sejam criaturas terrenas ou sobrenaturais, nenhuma sequer poderá escapar da presença de Deus.

Lucas 8.17  Nada há oculto, que não haja de manifestar-se, nem escondido, que não venha a ser conhecido e revelado.

Lucas 12.2  Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido.      

Todas as coisas estão descobertas e patentes aos seus olhos:

Jó 34.21-22  Os olhos de Deus estão sobre os caminhos do homem e vêem todos os seus passos. Não há trevas nem sombra assaz profunda, onde se escondam os que praticam a iniquidade.        

Conclusão

Apocalipse 1.16: (v.12-13 sete candeeiros) Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.

A Palavra de Deus é viva

A Palavra de Deus avalia os pensamentos e propósitos da alma

Tudo fica manifesto na sua presença

Jesus, o Verbo, se fez carne e habitou entre nós para separar o joio do trigo; sonda o mais íntimo de cada pessoa; a Palavra de Deus é a Espada do Espírito que dá poder e vitória ao Crente fiel.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 08.02.2015 - Manhã.