ENSINOS SOBRE A VINDA DO REINO DE DEUS - Lucas 17.20-37

Pr. Paulino Cordeiro | 17-03-2014 23:43:24

Qual tem sido a oração milenar, tanto dos crentes como dos incrédulos? Mateus 6.9-10 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.5mb).

Deus reina não como os reis da terra, o Seu Reino e governo são sobrenaturais, mas exerce toda a autoridade sobre a terra e tudo o que nela existe.

Pobres judeus esperavam um grande rei guerreiro, dominador que se assentasse no Trono de Israel como homem, não haviam entendido tantas profecias sobre a vinda do Rei Jesus; estavam cegos pelo desejo de poder humano.

Vemos que eles já haviam se esquecido do Deus poderoso em livramento e libertação. O mesmo Deus dos seus patriarcas estava falando com eles, na pessoa de Jesus, e não percebiam. Haviam se apegado somente ao visível (rituais) e estavam cegos para ao invisível.

Não é estranha a resposta de Jesus: "não vem o Reino de Deus com visível aparência".  

01.  Aos Incrédulos - Lucas 17.20-21.

Incrédula é a pessoa que pode até saber da existência de Deus, mas ainda não tem fé para perceber e receber o sobrenatural de Deus, ou seja, ainda não se rendeu ao Senhor Jesus para obedecer a tudo o que Ele manda.

Aqueles incrédulos não estavam percebendo a primeira vinda de Jesus mesmo Jesus falando com eles "não vem o Reino de Deus com visível aparência", ou seja, o Reino de Deus não é como os reinos da terra, é sobrenatural, só é visto com os olhos da fé.

O Rei do Reino de Deus não precisa de Trono feito por mãos humanas, nem de palácio luxuoso, como os reis da terra, para subjugar pessoas e povos.

O Reino de Deus é um poder supremo que já está operando no meio dos incrédulos, mas as multidões ainda não percebem.

V.20 - Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência.

"não vem o Reino de Deus com visível aparência" despertem! Se Eu falo com vocês, o Reino já veio.

V.21 - Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.

"dentro de vós" = cada pessoa, crente ou não, tem o sopro da vida, um espírito à imagem e semelhança de Deus. Deus preparou esta semelhança que é o canal para plantar O Reino de Deus no homem.

Jesus está dizendo o Reino de Deus nasce de dentro para fora: dentro do homem, dentro da Igreja.

Aleluia! "não vem o Reino de Deus com visível aparência".     

02. Aos Discípulos (Crentes) - Lucas 17.22-37.

A seguir, dirigiu-se aos discípulos: Virá o tempo em que desejareis ver um dos dias do Filho do Homem e não o vereis.

Discípulo é quem aceita o senhorio de Jesus na sua vida, recebe e obedece aos seus ensinamentos.

V. 22 - "desejareis ver um dos dias..." os Crentes Discípulos sentem saudades do mestre Jesus, esperando a Sua 2ª vinda.

V. 23 - "E vos dirão" Muitos tentarão enganar aos Crentes.

- Ser discípulo de Jesus é evitar aquelas pessoas que falsificam A Palavra, datas e sinais. Devemos obedecer somente à Sua Palavra.

V. 24 - Alguém já viu um relâmpago? Não tem como não ver, nem como saber dia e hora exata, subitamente atravessa o céu! Assim será a vinda de Jesus! Ninguém sabe, mas todo o olho verá.

V. 25 - Jesus está dizendo: tudo isto é maravilhoso, mas ainda tenho que cumprir a missão da 1ª vinda.

- Glória a Deus! Nós já estamos esperando a 2ª vinda.

V. 26-30 - Assim como foi nos dias de Noé e Ló, quando as pessoas dedicavam suas vidas e seu tempo só para as coisas materiais, morreram e foram para o inferno, "Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar", todos os incrédulos serão condenados.

- As pessoas estão muito ocupadas com as coisas materiais, não percebem o Reino de Deus, nem aceitam a Jesus. São imprudentes como nos dias de Noé que a humanidade morreu nas águas, exceto a família de Noé, e como o caso de Ló que só ele e suas duas filhas saíram vivos, sua esposa olhou para trás e virou estatua de sal (Gênesis 19.15-26).

- Que tristeza, as pessoas agem como se só existisse o mundo material!

V. 31-32 - "Naquele dia" quem não estiver preso às coisas materiais partirá com Jesus.

- A mulher de Ló não queria perder seus bens; perdeu sua vida terrena e sua vida eterna.

V. 33 - Quem quiser preservar a sua vida perdê-la-á; e quem a perder de fato a salvará.

V. 34-36 - Será uma separação decisiva, o incrédulo e o Crente terão destinos extremamente diferentes porque assim escolheram.

- Note bem:

Os Crentes serão tomados por Jesus para junto de Deus Pai.

Os incrédulos serão deixados por Jesus na condenação eterna.

V. 37 - Onde será isso, Senhor? Respondeu-lhes: Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão também os abutres.

Onde se vê abutres é um evidente sinal de que ali há cadáver, assim também, quando chegar o dia do juízo, pelos sinais, veremos que Jesus voltou. Onde há cadáver os abutres aparecem repentinamente, assim será a vinda do Senhor.

Conclusão

Infelizmente multidões de incrédulos ainda não perceberam que Jesus já veio e muito menos que está às portas para julgar o mundo.

Muitos outros acreditam apenas num Jesus histórico, homem evoluído.

E você que já recebeu Jesus como Senhor de tua vida, está pronto para o Seu julgamento, na 2ª vinda?

Quando Jesus voltar será tomado para Deus ou será deixado?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 16.03.2014 - Noite.