NOVIDADE DE VIDA – Romanos 6.1-18

| 14-07-2008 14:09:44

O que é novidade? É claro pastor, novidade é aquilo que não é velho! Muito bem!

O mundo vive amargurando a sua entediante rotina, mas para nós os filhos e as filhas de Deus é um constante andar, rumo à eternidade, em novidade de vida.

Na rotina, tudo é a mesma repetição, mas na vida com Jesus tudo é novidade e sempre andamos na alegria da Salvação.

O que fazer para andar em novidade de vida?

Alguém poderia questionar: A Bíblia é velha, complicada e ultrapassada, como viver em novidade seguindo a Bíblia? Infelizmente, sim para quem não aceita a Palavra de Deus como a Verdade, mas, felizmente, ela é a mais atualizada regra de fé e conduta para quem já aceitou andar em novidade de vida.

01. Novidade de vida é andar unido com Cristo - v.5

Tudo com Jesus, amigo fiel e inseparável. Ele me dá a alegria da Salvação, me ensina o Caminho da vida eterna, está sempre comigo; então devo alegrá-LO, imitando-O e obedecendo a tudo o que Ele manda.

Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com Ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com Ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição.

02. Novidade de vida é andar justificado do pecado - v.6-7

Jesus sofreu a condenação por meus pecados. Se Ele morreu no meu lugar estou justificado, cumpri a Lei; então, porque aceitar as imposições do pecado e ser escravo? O Sangue do Cordeiro de Deus me purifica de todo o pecado!

Sabendo isto: que foi crucificado com Ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado.

03. Novidade de vida é viver para Deus - v.8-11

Viver para Deus é tornar-se inseparável, meu maior prazer é alegrar o coração do Pai e cumprir Seus Mandamentos.

Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com Ele viveremos, sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre Ele.Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.

04. Novidade de vida é viver debaixo da Graça - v.12-14

Graça é favor imerecido, eu estava morto para Deus, mas aceitei o Seu favor, por meio de Jesus e passei a andar na novidade da abundante Graça de Deus.

Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.

05. Novidade de vida é ser servo da Justiça - v.15-18

Servo é a pessoa que serve a um senhor, bom ou mau; portanto quem serve ao Bom SENHHOR Deus anda em novidade de vida e é portador da sua Justiça em tudo o que fizer.

E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum!  Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.

 

Conclusão

O que fazer para andar em novidade de vida?

É muito simples, basta andar: assim também andemos nós em novidade de vida. Andar, como em tudo o que fazemos, é uma decisão, basta dar um passo após o outro e assim estamos andando. Andar em novidade de vida é estar colocando em prática cada ensinamento recebido, por meio de sermões, estudos, leitura diária da Bíblia, etc.

Afinal de contas estávamos mortos e ganhamos vida nova quando decidimos receber ao SENHOR Jesus como nosso Salvador; portanto, porque rotinas, desesperos, depressões, escravidões espirituais?

Até as atividades rotineiras serão vistas, a cada dia, como novas quando andamos em novidade de vida. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas (2 Co 5.17).

Andemos em novidade de vida!

Pr. Paulino Cordeiro - 13.07.2008 - noite