SOMOS FILHOS - Romanos 8.17

| 09-06-2009 23:12:01

  Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus - v.14.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.39Mb).

Os filhos e filhas de Deus, por meio de Jesus, são participantes reais da natureza Divina: Visto como, pelo Seu Divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo DAQUELE que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza Divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo - 2ª Pedro 1.3-4.

Quando nos identificamos como filhos e filhas de Deus, passamos a viver na qualidade de herdeiros com Cristo; também, passamos a compartilhar com Cristo os nossos sofrimentos, na certeza de que com Cristo seremos glorificados. 

01. Com Cristo somos herdeiros de Deus - v.14-16

Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus - Gálatas 4.4-7

As pessoas brigam, criam inimizades e até se matam por heranças terrenas, cientes de que nada podem levar para o túmulo ou para o além da morte. Ainda são escravos os tais indivíduos que assim agem.

Meu Deus! Porque as pessoas não lutam e se arriscam na busca da herança mais desejável, se com Cristo já temos o direito adquirido?

Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus - Romanos 8.15-16.

02. Com Cristo sofremos

Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora - Romanos 8.22.

Toda a criação está gritando de dor, sofre angústias, mas o que é o melhor, sofrer com Cristo ou sem Cristo?

Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós - v.18.

Aleluia nenhum sofrimento me detém, Cristo está comigo: Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor - Romanos 8.35-39.

03. Com Cristo seremos glorificados

Se aprendermos a viver com Cristo, na posição de herdeiros de Deus, compartilhando com o mesmo Cristo os sofrimentos, certamente viveremos na Glória Eterna, ou seja, receberemos um corpo glorificado, igualzinho ao do SENHOR Jesus quando pelo Pai foi ressuscitado.   

Se habita em vós o Espírito DAQUELE que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, Esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita. Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis - Romanos 8.11-13.

O ser humano tem dois caminhos a escolher: a) viver segundo os seus próprios pensamentos e caminhar para a morte eterna; b) viver segundo a vontade de Deus, expressa na Bíblia, pelo Espírito Santo de Deus, e caminhar com Cristo para a glorificação eterna.

O caminho "a" é próprio da natureza humana, toda a humanidade nasce nele e caminha para a perdição eterna; porém, o caminho "b" exige uma decisão pelas coisas de Deus e todas as pessoas que assim decidem aceitam Jesus na sua vida e têm uma firme fé de que viverão eternamente com Jesus na presença do Pai. 

Conclusão

Somos filhos de Deus por meio de Jesus Cristo se, pelo poder do Espírito Santo que habita em nós, renunciarmos toda a suficiência humana e dependermos totalmente de Deus.

Pela obediência à Palavra de Deus, contida na Bíblia, nos manteremos firmes na fé até o dia do Juízo Final. Naquele Dia receberemos corpo glorificado e viveremos eternamente na Glória com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo.

Aleluia! Amém.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Família Abençoada -07.06.2009 - noite