ORAÇÃO FORTE - João 17

| 09-02-2012 22:44:02

Meditando nesta oração de Jesus, aprendemos que apresentar as nossas necessidades a Deus é um dos maiores privilégios dos filhos de Deus.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 3.63mb).

Na oração é o momento em que abrimos o nosso coração a Deus e derramamos todas as nossas angústias e inquietações, necessidades, planos e projetos. Jesus manda que oremos a Deus não porque Deus precise disso, mas para nosso benefício. Orar a Deus é declarar que precisamos das riquezas de Deus para nós e para outras pessoas, no presente e no futuro.

Deus sabe de tudo, então, orar por quê? Pela Bíblia aprendemos que Deus não invade nossa vida, mas espera ser convidado (Apocalipse 3.20), daí a importância de estarmos buscando a Deus, de todo o coração (Jeremias 29.13).      

01. Jesus ora por Si mesmo - v.1-5

Se nunca falo de mim para o meu Amigo, já não sou amigo, sou apenas um estranho.

Muitas pessoas pensam que só devem orar pelos outros; não é assim, primeiro devo colocar todas as minhas necessidades diante de Deus, agindo assim encontrarei perfeita comunhão com Deus para poder interceder pelos outros.

Jesus é o modelo de filho obediente e consciente da Sua missão, por isto sempre colocava a Sua vida e Suas necessidades nas mãos do Pai: Pai é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a TI, assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam a TI, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. - v.1-3.

A "oração forte" se projeta além do problema, Jesus olha além da cruz, como se o Sacrifício Redentor já estivesse consumado - v.4-5.

Jesus orou na presença dos discípulos e para a instrução deles, não devemos pensar que era para dar informações ao Pai, era uma súplica, na certeza de que sempre é ouvido (João 11.42).

02. Jesus ora pelos discípulos - 6-19

A lição é clara, orei por Mim e agora oro por vocês que são os Meus discípulos.

Jesus declara ter-lhes manifestado o "IAVÈ", que significa DEUS ETERNO, dando-lhes as PALAVRAS do Pai, que são VIDA, agora intercede: ...É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus - v. 6-10.       

Jesus declara que a Sua glória de Mestre está nos discípulos, por isto intercede ao Pai para que sejam guardados em "Teu Nome", ou seja, guarda-os eternamente em unidade (v.11-13). Aí podemos entender a importância de obedecermos à ordem de Jesus para estamos indo e fazendo discípulos e ensinando-os (v.18, Mc 16.15).

Jesus intercede, ao Pai, pelos discípulos, pois o mundo os odeia, suplicando que os guarde do mal, ou seja, sem a libertação e a purificação no Sangue do Cordeiro tornam-se escravos do mundo. Seus discípulos estão no mundo, mas não são do mundo e sem a proteção do Pai perderão a vida eterna - v.14-16.

Ainda, orando suplica ao Pai: Santifica-os na Verdade; a tua Palavra é a Verdade - v. 17. Fora da Palavra de Deus não há Salvação (Lucas 2.11), porque fora da Palavra de Deus são só mentiras e sabemos quem é o pai dos mentirosos (Jo 8.44).

Jesus dá o exemplo de santidade, santificando-se a favor dos outros para que alcancem o entendimento da Verdade - v.19.

03. Jesus ora por todos - v.20-26

Jesus orou por nós e muitos outros continuaram orando para que por meio da Palavra viéssemos a ser salvos: Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em Mim, por intermédio da sua Palavra - v.20. Deus tem um propósito que é a salvação de todos os pecadores e uní-los por intermédio da Sua Palavra, A Bíblia - v.21.

Nos versos 22 e 23, Jesus declara ter dado aos Seus a glória que Deus Lhe deu e em seguida explica que a "glória" que Ele tinha neste mundo era "Tu em Mim", ou seja, viver no poder do Espírito Santo de Deus, na unidade que ganha vidas para Jesus.

Declara Sua vontade de ter os SALVOS eternamente com Ele (v.24), se alegra porque os salvos compreenderam a Graça da Salvação (v.25) e vê o fruto do penoso trabalho "a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja" (v.26).

Conclusão

Irmãos, a oração de Jesus é perfeita: Ora por Si mesmo; pelos salvos, que são a Igreja, e pelos que vierem a se converter.

Ele pede pelos Seus que "sejam um," para que esse testemunho único convença o mundo do pecado da justiça e do juízo de Deus.

O que aprendi com esta oração? Tenho orado por mim mesmo, pelos irmãos de fé, pelos perdidos, tenho manifestado o NOME (carácter) do Pai aos meus semelhantes? Tenho buscado a santificação na Verdade?

Pai santifica-os na Verdade; a tua Palavra é a Verdade.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 05.08.2007 e 05.02.2012 - noite.