ÚLTIMOS DIAS – 2ª Timóteo 3

| 14-10-2008 14:17:58

Sabe (ginosko), isto, porém... É um grito profético exortativo do  Apóstolo Paulo,  de conformidade com as demais profecias, de que existe um sistema mau em plena ação.

O alerta é contra uma obra maligna que, apelando somente para o lado racional do ser humano, perverte os bons costumes e impede a salvação de Deus por meio de Cristo Jesus.

A profecia é de que os dias, espiritualmente e moralmente, já são ruins. Fala para um povo que já tem conhecimento disto, mas, necessita uma especial atenção, pois, a coisa é muito pior do que parece.

1. Últimos dias - v.1a (Dn 10.14; At 2.17; Hb 1.2; 2Pe 3.3)

Estes "últimos dias" começaram há dois mil anos atrás, com a vinda do SENHOR Jesus, e findarão com o Juízo Final.

Como, últimos dias, se dois mil anos são mais ou menos 730.000 dias?

Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento - 2ª Pedro 3.8-9.

Quer dizer que está próximo do fim; é uma oferta final para quem quiser obter lucro, pois, passados estes últimos dias não haverá mais oportunidades. 

2. Tempos difíceis - v.1b

Vivemos tempos difíceis; não por causa das guerras, catástrofes, crimes ou sistemas políticos, mas por causa do coração do ser humano que está pervertido, sendo ele mesmo o causador de todos os males.

a) Aparência de piedade, mas rebeldes - v.5 (2-5)

... mais amigos dos prazeres que amigos de Deus,  tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.

Com certeza, você já ouviu o ditado que "aparências enganam"  ou que "aparência não enche barriga". São ditados populares que aplicados na vida espiritual refletem a mesma verdade.

São os lobos travestidos de cordeiros, pessoas dissimuladas que só pensam em si mesmas e, como costumam dizer, danem-se os outros. Essas pessoas, mesmo dentro de uma comunidade, irão de mal a pior, causando danos a si e aos outros.

b) Sempre aprendendo, mas rebeldes - v.7-8 (6-9)

Aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade. E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé.           

3. Últimos dias com qualidade de vida - v.10-17

Os impostores, rebeldes, irão de mal a pior, enganando e sendo enganados (v.13), mas quem permanecer fiel à Verdade ensinada, a Palavra de Deus, ainda terá vida abundante (João 10.10).

E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus - Romanos 12.2.

a) Mantendo-se leal à Verdade ensinada - v.10-13

Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança - V.10.

b) Buscando ser perfeito, seguindo a Palavra de Deus - v.14-17

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra - v. 16-17.    

Conclusão

Nestes últimos dias, além de obedecermos a Deus em tudo, conforme está escrito na Bíblia, precisamos viver com muita cautela (1ª Pedro 5.8).

Acautelai-vos dos falsos profetas (falsos crentes, falsos pregadores e falsos pastores), que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores - Mateus 7.15.

Pr. Paulino Cordeiro - 12.10.2008 - noite