COMO SUPERAR O MEDO - Gênesis 21.8-21

Pr. Paulino Cordeiro | 29-09-2017 20:22:09

Agar foi sincera e prestativa à sua senhora Sara, emprestou sua barriga para gerar um herdeiro a Abrão, conforme os costumes daquela época, mas não era esta a vontade de Deus, por isto começou a dar tudo errado. Agar fugiu para o deserto e lá o Anjo do SENHOR falou com ela: Gn 16.7-15.

Abrão havia interferido na promessa de Deus e teve que mandar embora Agar e seu filho Ismael: Levantou-se, pois, Abraão de madrugada, tomou pão e um odre de água, pô-los às costas de Agar, deu-lhe o menino e a despediu. Ela saiu, andando errante pelo deserto de Berseba. Tendo-se acabado a água do odre, colocou ela o menino debaixo de um dos arbustos e, afastando-se, foi sentar-se defronte, à distância de um tiro de arco (100-150m); porque dizia: Assim, não verei morrer o menino; e, sentando-se em frente dele, levantou a voz e chorou. Deus, porém, ouviu a voz do menino; e o Anjo de Deus chamou do céu a Agar e lhe disse: Que tens Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está - Gn 21.14-17.

Qual era o maior medo de Agar, mãe de Ismael? Que ele morresse, pois, estavam perdidos no deserto, sem pão e água!

Antes de nascer Ismael, quando fugiu de Sara para o deserto, Agar havia tido uma forte experiência com Deus e superado o medo quando o Anjo do Senhor falou com ela: ...Então, ela invocou o nome do SENHOR, que lhe falava: Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para Aquele que me vê? - Gênesis 16.13 (7-13).  

Vemos que Hagar tinha o coração no SENHOR, mas estava, com seu filho, à beira da morte porque havia deixado o medo tomar conta do seu ser, mas num último gesto de esperança levantou a voz e chorou, fez a oração forte.

Quais foram os cuidados de Deus para que não morressem?

01. Restaurou-lhes as forças - v. 17-18

De acordo com os costumes daquela época, Agar foi usada para gerar um filho ao seu senhor, e quando Abraão descobriu que havia gerado um herdeiro contra a vontade de Deus, ela e seu filho foram simplesmente descartados, lançados no deserto. Sem pão e sem água, a morte era certa, estavam indefesos.

Agar conhecia o DEUS que vê (Gn 16.13), mas tinha aceitado as sugestões do diabo e estava cheia de medo, certa de que morreriam, até que levantou a voz e chorou na presença de DEUS.

Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir - Isaías 59.1. 

Agar chorou na presença de Deus e qual foi a resposta por meio do Anjo do SENHOR? ... Que tens Agar? Não temas... Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão, porque EU farei dele um grande povo.

O medo faz crer somente no pior, impede a ação Divina.

De fato, teriam morrido no deserto, mas Agar levantou a voz e chorou, por esta atitude recebeu o socorro de Deus. Quando nos humilhamos, DEUS ouve o nosso lamento e estende a Sua Mão acolhedora, dá restauração completa para vencermos todos os medos impostos pelo maligno.

Cada pessoa é o resultado daquilo que usa como alimento!

02.    Curou a cegueira causada pelo medo - v. 19

Vemos que Agar tinha comunhão com DEUS, ela falava com DEUS (Gn 16.6-15), sabia que DEUS tudo vê, mas, diante do abandono e da falta de amor, por parte daqueles a quem ela amava, esqueceu-se de Deus e entrou num estado de autocomiseração, aí a cegueira!

Agar levantou a voz e chorou, por isto, Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água, e, indo a ele, encheu de água o odre, e deu de beber ao rapaz (Gn 21.19).

Quando dependemos somente de Deus, não caímos na conversa fiada do diabo, que é medonho terrorista, passamos a receber o sustento completo do nosso Pai Celestial.

Agar estava à beira da fonte da salvação, mas não via o poço porque havia se entregado ao espírito de medo e de morte. Seu filho também morreria por causa do seu medo. O medo rouba bênçãos pessoais e dos seus queridos.

Qual é a riqueza que o diabo tem roubado de você por causa do medo?

O que você não pode fazer e não vê? Confie no DEUS que tudo pode e tudo vê!

Conclusão

1João 4.18 - No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.

Só o SENHOR, por meio de Seu filho Jesus, nos dá provisão e proteção para superarmos o medo. Somente o SENHOR pode ouvir a nossa voz e estender a Sua Mão Libertadora, que nos livra de todo o terror maligno.

Algum medo ameaça a você e à tua família?

O SENHOR é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas (não tenha medo), nem te atemorizes (nem deixe o medo tomar conta de você) - Deuteronômio 31.8.

De qual fonte você tem bebido, da fonte do medo ou da Fonte da Salvação: Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação - Isaías 12.3.                                                          

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 19.08.2007 e 19.02.2012 e 23.09.2017.