Sermão 84 - Mesa Real! Êx 24.1-18

Pr. Paulino Cordeiro | 11-12-2006 22:03:56

Lc 22:29,30. Há uma mesa do Senhor preparada para nós nos céus. Jesus disse aos discípulos: "Assim como meu Pai me confiou um reino, eu o confio a vós, para que comais e bebais à minha mesa no meu Reino"

Ef 2:6 - Paulo confirma que Deus "nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nas regiões celestiais, em Cristo Jesus".

01. Figuras da Mesa do Senhor

  • Cada rei de Israel tinha sua mesa real, era grande honra assentar-se na mesa com o Rei. Davi reservou um lugar à sua mesa para Mefibosete. 2Sm 9.7 Disse-lhe Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa.

  • 2 Cr 9:4 - A Rainha de Sabá maravilhou-se com o Banquete real de Salomão. Ela ficou, como fora de si ao contemplar: "a comida da sua mesa, o lugar dos seus oficiais, o serviço dos seus criados, e os trajes deles, seus copeiros, e os seus trajes e o holocausto que oferecia na casa do SENHOR".

  • 2Cr 9.7 - À mesa, a rainha de Sabá viu e ouviu ao Rei. Ela deixou sair a frase: "Felizes os teus homens, felizes estes teus servos que estão sempre diante de ti e ouvem a tua sabedoria!" .

  • Neemias 5:17 - À mesa, a sabedoria do rei era compartilhada com intimidade. Abria seu coração aos cconvidados. Neemias diz: "Além do mais, cento e cinqüenta judeus e magistrados, e os que vinham a nós, dentre as gentes que estavam ao nosso redor, sentavam-se à minha mesa". As mesas reais eram na verdade banquetes, geralmente com um grande anfitrião servindo.

  • Quero demonstrar que no VT a mesa real era um tipo e sombra da mesa celestial. Participar da mesa real era uma grande honra. Ninguém perdia um banquete.

02. Comendo e bebendo na Mesa do Senhor

  • Êx 24:9-11 - Moisés, Arão, Nadabe e Abiú, e os anciãos de Israel (v.9) comeram da mesa do Senhor no monte Sinai.

  • Era um banquete impressionante: setenta e quatro homens de Deus, na mesa com Ele, comendo e bebendo! sobrenatural! Que glória.

- Mesmo tendo participado desta mesa sobrenatural, Arão desceu desta mesa divina e construiu um bezerro de ouro. Nadabe e Abiú ofereceram fogo estranho e foram consumidos por Deus.

  • Sl 23 Davi diz: "O Senhor é o meu Pastor ... 5 Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.

  • 1 Co 5:8 - Paulo notifica os crentes: "...celebremos a festa". Entenda claramente que você tem um lugar nos céus com Cristo, em Sua mesa real.

- O Espírito Santo está dizendo através de Paulo: "Apareça! Nunca permita que lhe digam: ‘O teu lugar está vazio!'"

  • Na verdade, Deus está dizendo: "Reservei um lugar para você em minha mesa real. É onde os meus servos vêem a minha face, ouvem minha sabedoria, e Me conhecem. É onde os alimento com o pão da vida. É uma grande honra! Por que você não leva isso a sério? Por que não ocupa seu lugar? Você anda por aí trabalhando para Mim, falando de Mim; por que não se senta Comigo e aprende de Mim? Onde está você?"

  • A verdade, é que não estamos celebrando a festa! Não estamos compreendendo a majestade e a honra de termos sido assentados com Cristo nos lugares celestiais. Estamos muito ocupados para comparecer à Sua mesa.

Conclusão

O Senhor olha para a terra contempla multidões dos que se chamam pelo Seu nome. Crentes! Pastores! Pregadores! Missionários! Obreiros! Santos de Deus! Pergunto-me: o que será que o Senhor deseja daqueles que se declaram devotos dEle? O que glorifica Seu nome e Lhe agrada? Será que devemos construir mais igrejas? Mais centros teológicos? Mais centros evangelísticos? Mais instituições filantrópicas?

  • Com certeza, deseja muito mais que isso! Salomão pensou construir para Deus uma casa eterna. Em 50 anos, o glorioso Templo já estava em decadência; e em menos de 400 anos foi totalmente destruído. O que podemos fazer e executar para a Sua glória, quando Ele já tem toda a glória? Certamente não será o esplendor de obras humanas.

  • O que nosso Senhor busca acima de tudo em Seus Crentes, ministros, e pastores? é COMUNHÃO À SUA MESA: unidade em volta de Sua mesa celestial; um lugar e uma hora de intimidade; a ida contínua até Ele em busca de alimento, força, sabedoria, comunhão.

  • Vivemos tempos em que poucos buscam a glória real da mesa do Senhor! Poucos conhecem a grandeza e a majestade deste chamamento em Cristo Jesus.

  • Que honra para nós participar da mesa do SENHOR!! Que tristeza para o SENHOR ver o nosso lugar vazio!!

               Pr. Paulino Cordeiro