NESTE TABERNÁCULO – 2ª Coríntios 5.1-7

| 27-03-2016 21:36:00

O apostolo Paulo apresenta a glória eterna do Crente como um edifício da parte de Deus, em contraste com a vida terrena, que é passageira. A seguir expande a ideia e passa a explicar sobre a ressurreição pessoal dos Crentes, a vitória sobre a morte.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 5.5). 

 

Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus - 2ª Co 5.1.

A casa terrena do espírito humano, o corpo, é comparada a um tabernáculo, mas a casa celestial, onde Deus habita, a um edifício, sendo um lugar de plena felicidade. O propósito é estimular na fé enquanto suportamos angustias aqui na terra, até que Jesus volte.

01. Gememos aspirando a habitação celestial, vitória sobre a morte

É impressionante como todas as pessoas sempre sonham morar numa casa melhor, como da mesma forma todas as pessoas sonham viver eternamente no céu. Tem sido motivo de briga quando alguém é acusado de que não irá para o céu.

2ª Co 5.2-3: E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial; se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus.

Neste tabernáculo gememos, sofremos angustias por causa da corrupção, como afirma na carta aos Romanos 8.22-23: Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.

Neste tabernáculo aspiramos, pretendemos morar no Céu, mas iremos para o Céu se formos encontrados como Jesus aconselha a Igreja em Laodiceia, Apocalipse 3.18: - Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.

O verbo gemer expressa sofrimento por dor moral ou física, por causa da corrupção que maltrata não somente as pessoas, mas toda a natureza. Nossos gemidos serão ouvidos por Deus, somente se obedecermos aos conselhos do Senhor, por esta razão afirma Jesus "aconselho-te".

Você tem obedecido aos conselhos do Senhor Jesus?

Se a resposta for sim, certamente tem um lugar preparado no Céu (João 14.2).

02. Gememos angustiados esperando a vida eterna

A dor que sofremos, moral ou física, deve estar revestida de santidade e da glória de Deus para que andemos por fé, na certeza da vida eterna com Deus.

2ª Co 5.4: Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.

"Gememos angustiados", não se trata de vivermos choramingando para que as pessoas se compadeçam de nós, as nossas dores devem ser levadas a Deus para sermos tratados nas pisaduras do Senhor Jesus. Estes gemidos durarão enquanto estivermos "neste tabernáculo", ou seja, enquanto nosso espírito habitar este corpo mortal, até que pela morte física sejamos absorvidos pela vida eterna.

João 16.33: Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

Jesus já venceu o mundo por nós, mas, para irmos para o Céu é necessário que sejamos revestidos de incorruptibilidade: 1ª Coríntios 15.53-55: Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?

Você compreende, como está a tua esperança para vida eterna?

03. O próprio Deus nos preparou

Este preparo começou no dia da nossa conversão quando recebemos o Espírito da Promessa em nosso corpo, "neste tabernáculo" (atos 1.8), ali fomos revestidos de poder para suportarmos provas e perseverarmos para nunca esmorecer (Apocalipse 2.3).

2ª Co 5.5: Ora, foi o próprio Deus quem nos preparou para isto, outorgando-nos o penhor do Espírito.

"O penhor do Espírito" significa que Deus não nos chama pra sermos seus filhos e nos abandona, mas coloca o seu Espírito "neste tabernáculo", no nosso corpo, como penhor/garantia para que tenhamos vida abundante e vida eterna (João 10.10).

Efésios 4.30: E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.

Devemos viver confiantes que seremos absorvidos pela Vida (João 14.6), pois fomos selados com o Espírito Sando de Deus para o dia da redenção. Crente verdadeiro é feliz e confiante nas Palavras de Jesus. Deus preparou os Crentes para a vida no céu, mas essa vida incluirá existência "no corpo", libertos da morte e da corrupção.

 

Conclusão

Conclusão de Paulo - 2ª Co 5.6-7: Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor; visto que andamos por fé e não pelo que vemos.

Outra conclusão do apóstolo Paulo, conforme Colossenses 3.1-4: Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.

Você tem sempre bom ânimo, visto que anda por fé?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 27.03.2016 - manhã.