ATITUDES DO CRENTE FIEL – 2ª Pedro 3.14-18

| 11-01-2015 18:59:05

Atitudes são determinantes, tanto para a salvação eterna como para a perdição eterna.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.3mb).

Nesta pequena porção da Bíblia o apóstolo Pedro ensina algumas atitudes que são determinantes para a salvação eterna dos Crentes. Neste mesmo capítulo, versos 1-12, ele descreve o dia do Juízo, bem como o destino dos Crentes e dos incrédulos.

01. Esperar o Senhor

Somente os Crentes fiéis sabem esperar o Senhor, os inconstantes agem por sua própria conta e rebelam-se aos Mandamentos de Deus.

Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça. Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ELE em paz - 13-14a.

"segundo a sua promessa" - Os Crentes fiéis não agem por conta, mas sempre estão atentos às promessas de Deus e confiantes na sua justiça. Quem confia nas promessas de Deus vive em paz e será achado por Deus na paz de Cristo. Os Crentes fiéis vivem empenhados nas coisas de Deus.

02. Viver vida reta

Só é possível viver vida reta, sem mácula e irrepreensíveis (v.14b), quando confiamos inteiramente no SENHOR.

Faze-me justiça, SENHOR, pois tenho andado na minha integridade e confio no SENHOR, sem vacilar - Salmo 26.1.

O Rei Davi apela para a justiça de Deus com o forte argumento de que tem vida íntegra e confia no SENHOR sem vacilar. O apóstolo Pedro diz que devemos empenhar-nos para sermos achados em paz e você, qual é o seu argumento Bíblico?

03. Estudar a Bíblia para obedecer

Estudar a Bíblia é o princípio da sabedoria que desperta para o temor do SENHOR. Só obedece quem conhece a vontade do Deus Todo Poderoso.

Tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles. Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza - 15-17.

"Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos" - Tudo o que Paulo falava ou escrevia tinha uma fonte, a Bíblia.

O apóstolo Paulo não se separava das Escrituras: 2ª Timóteo 4.13 - Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos, se referindo as Escrituras Sagradas.

Pedro também tomava uma atitude certa quanto a comunhão com outras pessoas: Acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza.

04. Crescer na Graça e no conhecimento

É de ficar assombrado como as pessoas estão interpretando mal as promessas de Deus, querem tudo de Deus, mas nada fazem para crescer na Graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus.

Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno - v.18.

A ordem é "Antes, crescei na graça e no conhecimento". Para herdarmos a vida eterna e merecermos os favores de Deus exige crescimento espiritual, também é necessário conhecermos a vontade de Deus, conforme a Bíblia.

Jesus dá a receita exata para crescermos na Graça e no conhecimento: Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas - Mateus 6.33.

Conclusão

Acabamos de refletir sobre algumas Atitudes do Crente que são determinantes para não cairmos em desgraça:

Esperar o Senhor;

Viver vida reta;

Estudar a Bíblia para obedecer;

Crescer na Graça e no conhecimento.

Minhas atitudes, hoje, são determinantes para uma vida abundante em Jesus ou são para a perdição eterna?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 11.01.2015 - Manhã.