IMPEDIMENTOS - Lucas 9.57-62

Pr. Paulino Cordeiro | 30-03-2010 20:25:56

A pessoa impedida para as coisas de Deus sempre está muito ocupada com as atividades terrenas, não tem tempo para seguir ao SENHOR Jesus.

 (Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.2Mb)

As três pessoas mencionadas não eram dos doze apóstolos, seriam apenas alguns dentre as multidões dos impressionados com a autoridade espiritual de Jesus.

01. Emocionismo, fogo de palha - v. 57-58

O emocionista tende a confiar no prazer das emoções em vez de firmar seu destino nas decisões racionais. Jesus nunca foi a favor do emocionismo, sempre procurou conduzir seus discípulos a tomarem decisões inteligentes, elucidava suas dúvidas comparando coisas da sua vida cotidiana às espirituais.

Lucas cita um anônimo, mas Mateus (8.19-20) menciona um escriba da Lei: Então, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.

As pessoas emocionistas, ao presenciarem as maravilhas do Reino de Deus, ficam cheias de prazer emocional e querem estar sempre vendo grandes fenômenos espirituais acontecendo.

Os animais tinham um lugar certo para o repouso, mas Jesus e seus doze discípulos já haviam sido expulsos do Templo, não tinham um lugar certo, estavam constantemente correndo riscos.

Os emocionistas são levados de Igreja em Igreja, andam numa busca desvairada por milagres e poderes. Note que este tipo nem sequer recebeu o convite de Jesus para anunciar a Palavra.      

    02. Deixar para mais tarde, postergar, procrastinar - v. 59-60

Os postergadores são aqueles que procuram adiar a sua dedicação ao serviço da Igreja, lançando-a para o futuro mais distante possível.

A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o Reino de Deus.

"Permite-me ir primeiro sepultar meu pai", significa que ele queria cuidar do seu pai até a velhice e sepultá-lo, somente aí é que teria tempo para Jesus.  

Pelas Palavras de Jesus, notamos que este homem era convertido, pois, ao negar o convite ele recebe uma ordem: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o Reino de Deus.

"os mortos" é uma referencia ao estado espiritual daqueles que não aceitaram a salvação eterna por meio de Jesus, portanto está afirmando que aquele homem não era um morto espiritual e por esta razão Ele ordena deixar que os mortos enterrem seus próprios mortos.

Ainda dá uma segunda ordem: Tu, porém, vai e prega o Reino de Deus.

Em resumo, Jesus está dizendo: Quem é convertido não escapa do serviço; serve ou torna-se um morto espiritual.

03. Impor suas próprias condições - 61-62

Nas coisas de Deus, Impor condições é uma atitude rebelde, contrariando princípios de autoridade. 

Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa. Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.

O verbo usado no texto original em Grego quer dizer algo mais do que despedir-se, talvez quisesse livrar-se de negócios e incumbências; é provável que estivesse impondo a necessidade de primeiro resolver seus negócios terrenos para depois seguir a Jesus.

Quando alguém está arando é impossível traçar uma linha reta se olhar para trás, assim acontece no Reino de Deus, pois é impossível andar no reto caminho de Jesus se envolver-se com as coisas do mundo.

Conclusão

A atitude do primeiro mostra que o emocionismo manifesta-se como o famoso "fogo de palha", ao deparar com as obrigações diárias caí fora.

            O segundo revela a pessoa crente que sempre está deixando para amanhã, é urgente que os verdadeiros Crentes anunciem a Palavra do Reino de Deus, no poder do Espírito Santo e no nome de Jesus.

No encontro com o terceiro revela-se o Crente indiferente que está na Igreja, também quer estar no mundo, pode olhar para trás e desviar-se a qualquer momento.

Somente pela Palavra de Deus e pelo Espírito de Deus que poderemos ser autênticos Cristãos, Crentes obedientes e comprometidos, sem desculpas esfarrapadas.

Hoje em dia as pessoas estão ainda mais abusadas, pois expressam frases como estas:

"Ainda não é hora, no tempo de Deus me converterei".

"Quando abandonar tal vício me converterei".

"Quando for velho me converterei".

"Primeiro quero aprontar todas e depois me converterei".

E muitas outras frases estultas que se ouve por aí.

E você, o que está impedindo de ser um verdadeiro Filho ou Filha de Deus?

Já existe um lugar com o Deus Pai, se você seguir a Jesus: Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo - Mateus 25.34.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 28.03.2010 - noite.