REFEITOS SEGUNDO A IMAGEM DE DEUS – CL 3.8-17

| 28-10-2012 11:43:26

Quando somos recriados em Jesus, o sobrenatural do Deus Criador toma conta do nosso corpo, alma, espírito e se manifesta um comportamento novo e poderoso, despertando qualidade de vida.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.5mb).

 

Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira (cólera, raiva), indignação (fúria ou desprezo), maldade (iniquidade, crueldade, ruindade), maledicência (difamação, murmuração), linguagem obscena (indecente, despudorada) do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele (Deus) que o criou - v.8-10.

01. Os partidarismos desaparecem - v.11

Não precisamos cumprir "regrinhas", a Lei de Deus faz a todos iguais dependentes da mesma Salvação de Deus, em Cristo Jesus.

Em Jesus, não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.

Os partidarismos (partidaristas) são um forte instrumento do diabo para dividir a Igreja local, povos e denominações Cristãs; criam regra extra Bíblia, lançam divisões entre os líderes civis e eclesiásticos, são rebeldes e não se sujeitam às autoridades.

Quem se diz ser Salvo não pode participar de divisões ou provocar divisões, porém, Cristo governe todas as suas palavras e comportamentos.

02. Poderosas qualidades do caráter Cristão aparecem - v.12

O verdadeiro caráter Cristão só manifesta-se quando estamos revestidos com a Salvação, a Santidade e no Amor que procedem de Deus.

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.

03. Vivemos na perfeita comunhão Cristã - v.13

A perfeita comunhão Cristã exige obediência à Palavra de Deus e sensibilidade à voz do Espírito Santo. Para dar suporte aos irmãos precisamos ouvir e ser ouvidos, pois, só assim poderemos aconselhar, exortar ou edificar. Também precisamos ouvir e ser ouvidos para que possamos perdoar ou pedir perdão.

Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós.

04. Somos aperfeiçoados no amor - v.14

O amor está acima de todas as virtudes, pois, elas podem ser falsificadas, mas o amor ninguém falsifica porque Deus é amor e é perfeito.

O amor é um atributo Divino que se manifesta na vida dos convertidos para recriar-nos à imagem de Deus.

Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.

Amor ausente, divisão presente!

Amor constante, vida abundante!

05. Somos governados pela paz de Cristo - v.15

 A Paz de Cristo deve julgar a nossa vida porque esta Paz vem pela obediência à Bíblia/Palavra de Deus.

Seja a Paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.

Fp 4.17:  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

A Palavra, contida na Bíblia, é a mesma para todos os salvos, por isto é que devemos viver na Paz de Cristo, com gratidão, porque todo o juízo procede de Deus e sua Palavra, não de nós.

06. A Palavra de Deus enche nosso ser e aos outros - v. 16

Só poderemos interferir na vida das pessoas, de maneira abençoadora, se vivermos "encharcados" da Palavra de Deus.

Habite, ricamente, em vós a Palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.

Os crentes que não têm ricamente a Bíblia/Palavra no seu coração vivem resmungando e fazendo o mau juízo das pessoas e até de Deus, mas aqueles que se alimentam ricamente da Palavra, vivem com gratidão e são bênçãos na vida das pessoas.

07. Fazemos tudo para Deus, em nome de Jesus - v. 17

Fazemos muitas coisas durante nossa vida terrena. Todas são boas, todas são ruins?

Quando nos convertemos ao Reino de Deus, por meio de Jesus, somos restaurados à Sua imagem e semelhança, passamos ser Templos do Espírito Santo, assim, o nosso ser anseia pelo que é perfeito.  

E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

O ser humano faz muitas coisas boas e ruins, mas quando passa a fazer TUDO em nome de Jesus, tudo fica bom e agradável a Deus.

Conclusão

Cristo é tudo na minha vida, tenho feito tudo em nome de Jesus?

Se a resposta for sim, estou verdadeiramente incluído no Reino de Deus. Se a resposta for não, misericórdia! Preciso rever todos os "meus valores".

Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas - Cl 8.24-25.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 25.05.2008 e 21.10.2012 - noite.