CAVANDO POÇOS - Gênesis 26.12-25

Pr. Paulino Cordeiro | 02-09-2011 19:09:52

Para a vida animal água é a primeira necessidade e depois o alimento. Para a vida espiritual necessitamos a Água da Vida, Jesus, e com certeza sempre encontraremos oposição para recebê-la.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 3.25mb).

O inimigo tem entupido muitas fontes de bênçãos, através das gerações. Fontes maravilhosas que os nossos pais da fé abriram estão entupidas. Qual tem sido a nossa iniciativa na restauração das fontes por onde corria a Água Viva que saciou a sede dos nossos antepassados?

Vemos muitos crentes e líderes de muitas igrejas correndo atrás de falsas fontes (movimentos, eventos e modismos), até adulterando a Palavra.   

Quando examinamos o Velho Testamento não devemos considerá-lo somente como fatos históricos, mas como figura e sombra das que existem hoje (Cl 2.16-17; Hb 8.1-10).

Convido os irmãos para tirarmos lições deste texto sagrado!

01. O que aprendemos com Abraão? Gn 26.18

Que para vivermos bem é preciso trabalhar, visando o bem do povo e a expansão do Reino. Onde não há córregos podemos com dedicação e esforço cavar poços.  Cavar poços no deserto é exemplo de fé e perseverança, é ter certeza de que a Água da Vida nasce da Rocha.

Hoje, a humanidade é o deserto, cabe a nós, no poder do Espírito Santo, ensinar as pessoas a buscarem a Fonte da Água Viva, Jesus. Assim, o mundo se encherá de pessoas que do seu interior fluirão rios da Água Viva: João 7.38 - Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva (Jesus falou isto a beira de um poço na Samaria).

Que é preciso discernir, sob a direção de Deus, para buscar a fonte que fornece a verdadeira água. Quantas pessoas perdem seu tempo e esforço, procurando satisfação onde ela não existe.

Isaías 55.1-2 - Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares.

Que ao sermos chamados para a vida eterna, os poços (trabalhos no Reino de Deus) que temos cavado devem ser úteis para as gerações futuras, fontes a jorrar bençãos.

Que tipos de poços que estaremos deixando para o bem das gerações futuras, testemunho, exemplo, caráter Cristão, amizades, dinheiro, casas, escritos, igrejas, etc.?

Abraão deixou poços para bênçãos!

Que poços você tem cavado, para benção ou para maldição?

02. O que aprendemos com Isaque? Gn 26.18

Que o exemplo Cristão de obediência aos Mandamentos de Deus, quando plantado no coração de nossos filhos, ninguém roubará, é uma fonte a jorrar vida abundante.  Sua satisfação e alegria será ele e sua família beberem onde seu pai tinha bebido, mesmo que se afastem da benção um dia voltarão. (2º Crônicas 34.2-5 Josias).

Que teve coragem e propósito para desentupir os poços cavados pelo seu pai Abraão - Gn 26.18.

Ah! Quantas fontes maravilhosas, entupidas pela prática de heresias, estão esperando por um valente Isaque para serem desentupidas?

Que não se limitava aos poços do pai, mas cavou outros poços - V.19-22 e 25. As novas gerações sempre são beneficiadas com novos recursos. Nós somos a geração privilegiada com o poder do Espírito Santo, milhares de fontes poderão ser cavadas nos corações humanos.

Atos 1.8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Que é melhor dar do que receber, pois deu dois dos seus novos poços aos briguentos (beligerantes) pastores de Gerar (Eseque significa peleja e Sitna ódio). Tem acontecido de crentes roubarem crentes ou de incrédulos roubarem crentes, que é o caso de Isaque. Em vez de contender, é bem melhor edificar novamente e confiar somente no Senhor dos exércitos - Salmo 37.5-6 - Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia NELE, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia.

Aprendemos que quando abrimos mão de coisas materiais, Deus se revela poderosamente a nosso favor, Isaque teve uma grande revelação de Deus, conforme Gn 26.24-25 -  Na mesma noite, lhe apareceu o SENHOR e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo. Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do SENHOR, armou a sua tenda; e os servos de Isaque abriram ali um poço.

Isaque aproveitou e ainda aprimorou as bênçãos herdadas de seu pai Abraão, e você, como tem agido em relação às bênçãos recebidas de seus pais espirituais?      

03. O que aprendemos com os Filisteus? Gn 26.15

Que estamos cercados de pessoas cruéis e ruins neste mundo, que não aproveitam as heranças do povo de Deus, nem deixam os outros aproveitarem (Gn 26.14-15).

Que os inimigos estão a espreitar para fazer o mal, se infiltra e fingem-se de amigos, enquanto convém (João 10.10a). Eles não só impedem as bênçãos herdadas, mas guerreiam contra nós para roubar as nossas bênçãos conquistadas (Gn 26.19-21).

Os filisteus são uma figura de satanás e suas hostes, sempre estiveram contra o povo de Deus e sempre estarão contra.

Cuidado, eles são atuantes e astutos, se você não for vigilante poderá até se corromper com eles e perder a revelação de Deus.      

Jesus, assim define os inimigos do povo de Deus: Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.

Conclusão

O verdadeiro Crente Cristão deve cavar muitos poços de bênçãos para que mesmo depois de morto continue abençoando. Mesmo que o inimigo tente impedir a benção, ainda virá um servo de Deus que será usado para fazer dali fluir rios de Água Viva.

Cuidado com os "Filisteus"! Eles são ladrões de bênçãos, invejosos, briguentos, destruidores, idólatras, enfim inimigos do Povo de Deus. Não se misture com eles, pois, um dia entupirão as tuas fontes da Água Viva.

Cave poços de "água viva" em Jesus, o Cristo!

É bem sucedido aquele que serve ao SENHOR e segue ao seu Filho Jesus.

Que tipos de poços você está cavando para deixar como herança aos teus filhos e gerações futuras?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 11.02.2007 e 28.08.2011 - noite.