NASCIMENTO E VITÓRIA – 1ª João 5.1-5

| 30-01-2010 22:29:24

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé - 1 João 5.4.

O Apostolo João vincula o nascimento para o Reino de Deus com vida vitoriosa. A vida do Crente, salvo por Jesus, é uma vida de lutas, mas sempre na certeza da vitória contra o mal. Como diz o Apóstolo Paulo em Romanos 8.31: Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Quem é que vence o mundo, senão os filhos de Deus?

01. Nascido de Deus

As questões do novo nascimento, através dos séculos, têm dado "um nó" na cabeça de muitos letrados e iletrados, pois, só alcançamos entendimento quando somos nascidos de Deus. Quem é nascido de Deus recebe o Espírito Santo e passa a entender coisas que não entendia antes.

Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo - João 3.5-7.

O Amor Cristão e a capacidade de exprimi-lo é concedido aos nascidos de Deus: Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus - 1ª João 4.7.

A capacidade de possuir fé autentica, também vem desse nascimento:

Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus - 1ª João 4.15. 

Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus - 1ª João 5.1a.

Na minha vida, o novo nascimento já é uma realidade?         

02. Nascido de Deus para a Vitória

A capacidade para vencer este mundo físico e espiritual maligno, com suas muitas tentações, vem do Alto para quem é nascido de Deus.

 Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece NELE é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus - 1ª João 3.9.

A vitória está fundamentada na fé que vence o mundo (fé Rm 4.17): Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé - 1ª João 5.4.

Temos Paz sobrenatural, a Paz de Cristo, para vencer o mundo: Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em Mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo - Jo 16.33

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize - João 14.27.

Tenho uma vida vitoriosa em Jesus Cristo ou sou um fracasso sem Ele?

03. Vitória, uma decisão pessoal

Jesus tomou uma decisão que somente Ele poderia assumi-la, na maldita cruz do Calvário se fez maldito em nosso lugar; tomou sobre todos os nossos pecados e, assim, venceu a morte e o inferno, deixando um novo e vivo Caminho aberto para todos nós.

Cabe a cada um de nós tomarmos a mesma decisão, decidirmos pela vitória que nos é concedida em Cristo Jesus. Esta Vitória, que está em Jesus Cristo, visita a cada um de nós: Quando pecamos; quando somos tentados; quando estamos enfermos; nas crises familiares; nos relacionamentos; na vida financeira; na injustiça humana; nas fraquezas...

Nas lutas e fraquezas encontramos a exuberância da VITÓRIA: Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de Ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio DAQUELE que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor - Romanos 8.35-39.

Eu estou bem certo da minha decisão pela vitória que está em Jesus Cristo?         

Conclusão

E agora, você já entendeu o que significa Nascimento e Vitória?

Quem é nascido de Deus tem fé e decide viver vitoriosamente:

1ª João 5.3-5: Em obediência e fé.

1 Jo 3.9-10: Contra o pecado, triunfo da santidade sobre o pecado.

Gálatas 5.22-23: Contra as obras da carne, manifestando o caráter de Cristo

Mateus 5.48: Contra as imperfeições humanas

Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é AQUELE que está em vós do que aquele que está no mundo - 1 João 4.4 

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 24.01.2010 - noite.