NOVA ORDEM MUNDIAL – Sofonias 3.8-20

| 05-05-2010 19:08:18

Nos tempos modernos fala-se muito de uma Nova Ordem Mundial permeada de ficção, idealismo, oportunismo e religiões diversas, mas esta linguagem é muito antiga.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de  5.16Mb)


 

Deus anunciou esta Nova Ordem Mundial através do Profeta Sofonias há aproximadamente 2.600 anos atrás. A nação de Israel estava corrompida e escravizada, toda a criação de IAVÉ (YHWH) estava corrompida, então Ele anuncia uma Nova Ordem Mundial; Israel não será mais a Sua Nação exclusiva, o Povo exclusivo de Deus; a nova Nação de Israel agora estará espalhada por toda a terra e será um Povo diferente. Esta profecia cumpriu-se com a vida de Jesus (Lucas 4.17-21).

01. Um povo purificado pelo Zelo de Deus - v. 1-8

Esperai-me, pois, a mim, diz o SENHOR (IAVÉ, Deus Eterno) no dia em que eu me levantar para o despojo; porque a minha resolução é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre eles fazer cair a minha maldição e todo o furor da minha ira; pois toda esta terra será devorada pelo fogo do meu zelo - Sofonias 3.8.

O Deus Eterno, IAVÉ, disse pela boca de Moisés, o maior dos Profetas, quando exortava todo o povo a obediência: Porque o SENHOR, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso - Deuteronômio 4.24.

Outros profetas também anunciaram esta Nova Ordem Mundial, mas, antes de Cristo, houve um silencio profético que durou 400 anos e só veio a ser quebrado pela voz de João Batista clamando no deserto para que todos se arrependessem.

Este João Batista, Profeta de Deus, dizia: Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas AQUELE que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível - Mateus 3.11-12.

Veio Jesus e disse: Eu vim para lançar fogo sobre a terra e bem quisera que já estivesse a arder - Lucas 12.49.

O Fogo de Deus está a arder, pois é o Fogo do Espírito Santo que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo de Deus (João 16.8-11).

02. Um povo que adora a Deus - v. 9-11

Nesta Nova Ordem Mundial Deus tem uma Nação exclusiva que está espalhada pelo mundo, mas não é deste mundo (João 17.11-17), um povo que oferece sacrifícios agradáveis a Deus e que é adorador inteligente (Romanos 12.1-2)

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade - João 4.23-24.

03. Um povo modesto e humilde que confia no SENHOR - v. 12

Modesto é quem pensa ou fala de si sem orgulho, comedido, moderado, sem exagero. Ser humilde é ser submisso dependente e obediente a Deus e aos Seus Mandamentos.

Os modestos e humildes obedecem e confiam em Deus, todavia, os orgulhosos e desobedientes confiam na sua falsa sabedoria e nas riquezas.

As promessas de Deus são somente aos humildes: se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar. 2º Crônicas 7.14-15 (Mateus 18.4; 23.12).

04. Um povo que é apascentado por Deus - v. 13

Ser apascentado significa ser colocado num lugar seguro, confortável e protegido, assim como o pastar coloca suas ovelhas em boa pastagem, dá-lhes água fresca e ainda protege-as das feras.

Sabemos que as ovelhas conhecem e obedecem a voz de seu pastor; assim deve ser o povo de Deus, obediente e justo, que só fala a verdade e que não engana aos outros.

O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome... - Salmo 23.

05. Um povo que vive na alegria da Salvação - v. 14-17

A alegria é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.22) concedido aos filhos e filhas de Deus. Vive alegre porque "o SENHOR afastou as sentenças que eram contra ti e lançou fora o teu inimigo" e "O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo "- Aleluia, Glórias a Deus.

Alegra-te Igreja, Deus está em ti, está no meio de ti!!!

06. Um povo protegido por Deus - v. 18-20

E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? - Romanos 8.30-31 (1ª Pedro 5.7).

Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso - João 12.31. 

Conclusão

Hoje, todos os filhos e filhas de Deus participam desta Nova Ordem Mundial: Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia - 1ª Pedro 2.9-10.

O cumprimento final desta profecia se dará no Juízo Final, quando Jesus voltará para julgar a todos, e se congregará na Jerusalém Celestial com todos aqueles que forem Crentes obedientes até o fim de sua vida (Mateus 25.21,23). 

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 25.04.2010 - noite.