A VERDADEIRA IGREJA - Efésios 5.22-27

Pr. Paulino Cordeiro | 27-10-2014 11:42:01

O ser humano anseia pelo sobrenatural, pois esperam encontrar respostas para aquilo que a ciência não explica, por esta razão as seitas, religiões e falsas igrejas se multiplicam. (Ouvindo o áudio você entenderá melhor).

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.1mb).

Nesta busca incansável pelo sobrenatural, por falta de orientação, as pessoas caem vitimas de trapaceiros espirituais. É necessário conduzi-las a Verdadeira Igreja para que não sejam exploradas.

01. Cristo é o Salvador do Corpo

Salvar é livrar de todos e de quaiquer perigos e até da morte.

Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo - Efésios 5.23.

"Quando a cabeça não funcina o corpo padece"

Efésios 1.22: E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o Cabeça sobre todas as coisas, o deu à Igreja.

02. Está sujeita a Cristo

Estar sujeita é estar subordinada, dominada, rendida, aceitar as regras.

Como, porém, a Igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido - Efésios 5.24.

Tiago 4.7-8: Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.

 03. É amada por Cristo

Amar é ter afeição, estima, mas, acima de tudo é querer o bem.

Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela - Efésios 5.25.

Como o Pai me amou, também EU vos amei; permanecei no meu amor - João 15.9.

Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio DAQUELE que nos amou - Romanos 8.37.

04. É santificada e purificada pela Palavra

A palavra, quando as pessoas ouvem e praticam, santifica e purifica suas vidas.

Para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela Palavra - Efésios 5.26.

Hebreus 10.19-22: Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.

João 17.16-19: Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a tua Palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade (na Palavra).

05. Porque Jesus faz tudo isto pela Verdadeira Igreja?

Para a apresentar a si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. - Efésios 5.27.

Para prepará-la para si mesmo como Igreja Gloriosa.

Perfil desta Igreja Gloriosa: Sem mácula, sem ruga, sem deficiência, santa e sem defeito.

Romanos 8.17: Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.

Conclusão

Lembram-se da Parábola das Dez Virgens, aparentemente todas eram crentes fiéis (Mateus 25.1-12), mas, somente as cinco virgens prudentes representam a Verdadeira Igreja.

Lembram-se da Parábola do Semeador (Mateus 13.19-23), todos receberam a Palavra de bom grado, mas, somente uma quarta parte dos ouvintes frutificaram e são estes que representam a Verdadeira Igreja.

Temos a Igreja aparente que é formada por todas as pessoas que se reúnem nas Igrejas locais, mas a Verdadeira Igreja é formada somente por Crentes fiéis que perseveram em tudo conforme a Doutrina apostólica deixada pelo Senhor Jesus (Atos 2.38-47).

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 26.10.2014 - Noite.