MINHAS OVELHAS – João 10.27-30

| 03-03-2017 11:07:46

Jesus pregava para pessoas bem informadas quanto as coisas do Reino de Deus, mas, a maioria delas não desejava crer no Redentor. Seus ouvintes percebiam que havia um novo sentido nas suas Palavras, entretanto, por comodismo, não lhes convinha abandonar o Judaísmo que conheciam muito bem e ao qual se apegavam.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 20.3). 

A nova ordem ensinada pelo Senhor Jesus prometia bênçãos e muitas coisas maravilhosas que jamais experimentariam porque seus corações estavam apegados a práticas e rituais ultrapassados, condenatórios aos olhos de Deus.

 É nesse contexto que Jesus procura abrir-lhes o entendimento expondo a parábola do Bom Pastor, para que assim eles pudessem receber a benção presente, negando o passado que os consumia nas mãos de mercenários.

 01. Ouvem a minha voz - V.27a

 Deus muda a nossa sorte quando colocamos nossos ouvidos à disposição de Jesus para que a sua voz entre no mais profundo de nossas almas.

Quem é de Deus ouve as Palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus - João 8.47.

Você tem dedicado tempo para ouvir a voz de Jesus?

 Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro - 1ª João 4.6.

O Espírito de Jesus está afirmando, minhas ovelhas ouvem a minha voz!       

02. Conheço minhas ovelhas - João 10.27b

Quando Jesus afirma "conheço minhas ovelhas" Ele está falando de relacionamento, fidelidade, unidade, amor e obediência.

Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim - João 10.14.

Você já parou para pensar que Jesus conhece cada pensamento, cada preferência, cada erro e cada acerto de suas ovelhas?

03. Elas me seguem - João 10.27c

Para ser ovelha não basta frequentar uma Igreja local, dizer eu sou desta ou daquela denominação, é necessário seguir ao Senhor Jesus.

Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz - João 10.4.

O comandante de guerra vai adiante e o exército segue à sua voz de comando, da mesma forma, Jesus vai adiante e as ovelhas seguem a sua voz e o seu exemplo. O sucesso só acontece quando há identificação e unidade do comandante com o comandado.

Jesus deixa bem claro que só é ovelha de verdade quem ouve a sua voz, quem é conhecida Dele e quem segue nos seus passos.

Dizia Jesus a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me - Lucas 9.23.

04. Lhes dou a vida eterna

A vida eterna é um presente de Deus para quem ouve as suas Palavras, é conhecido de Jesus e segue ao Senhor Jesus (Rm 6.23)

Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão - João 10.28.

Jesus afirma que aquelas ovelhas que ouvem a sua voz e seguem nos seus ensinamentos, a Igreja, são um presente do Pai e nenhum poder consegue arranca-las da sua mão protetora.

E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia - João 6.39.

A vida eterna é um presente de Jesus, mas vai para a eternidade com Ele somente quem tomar posse dessa benção, assumindo a posição de verdadeira ovelha.

Conclusão

Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. Eu e o Pai somos um - João 10.29-30.

A verdadeira ovelha não está nas mãos do mundo, está nas mãos de Jesus e ninguém poderá desviá-la da salvação eterna.

Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor - Romanos 8.38-39.

Você está bem certo na sua condição de ovelha?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 25.02.2017.