NÃO VOS ENGANEIS - Tiago 1.12-18

Pr. Paulino Cordeiro | 21-12-2014 17:29:18

Tiago, irmão de Jesus, faz uma breve e muito clara explanação sobre provação e pecado e adverte: Não vos enganeis, meus amados irmãos.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.8mb).

Desde os tempos mais antigos, as pessoas sofrem as consequências do pecado porque se deixam seduzir pela astúcia do maligno, negando a Salvação de Deus em Cristo Jesus.

01. A provação gera crescimento

Até hoje as competições são chamadas de provas de atletismos, podemos notar que Tiago está fazendo uma analogia para que todos entendam.

Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam - Tiago 1.12.

Como suportar a provação? - Com perseverança. Provação é uma situação de aflição ou sofrimento a ser vivenciada sem desanimar.

Até quando devemos suportar a provação? Até sermos aprovados. Tiago está comparando o Crente com um atleta que corre vigorosamente até completar a carreira (2ª Timóteo 4.7-8 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.).

O que ganha quem é aprovado? Depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida. (2ª Timóteo 4.8 Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.).

O objetivo final do atleta é a vitória, entretanto é vital perseverar para crescer e vencer.

02. O pecado gera a morte

No sentido espiritual, morte é estar separado de Deus (Mateus 13.49-50; 25.41; Lucas 16.26), e a segunda morte é estar separado de Deus para sempre (Apocalipse 20.6,14).

Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte - Tiago 1.13-16.

Quem tenta os filhos de Deus? O tentador, satanás o diabo - Mateus 4.3-11.

Como age o tentador? Ele atrai e seduz pela cobiça, ou seja, por um desejo ardente de possuir o que lhe é proibido ou não é de seu direito (Êx 20.17; Ef 5.3; 1ª Timóteo 6.10).

Onde nasce o pecado? Através da cobiça quando a pessoa deixa o diabo implantar na sua alma um forte desejo de possuir o que não lhe é permitido.

Qual é a consequência do pecado? Uma vez consumado, gera a morte. Tiago está falando da morte espiritual, todavia, na maioria das mortes precoces naturais ou acidentais é consequência de morte espiritual.

Outra vez Tiago abre o entendimento das pessoas com uma analogia, agora compara a sedução de satanás com a fecundação, gestação e parto de uma mulher para explicar o processo que conduz a morte.

03. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto

A origem de todas as bênçãos está em Deus: Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus - Colossenses 3.1.

Quem é o doador de todas as bênçãos, boas dádivas?

Não vos enganeis, meus amados irmãos.  Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança - Tiago 1.16-17.

Tiago está dizendo que o doador de todas as bênçãos é o Deus Todo Poderoso, imutável, Pai das luzes, ou seja, é a Luz maior: Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos - Apocalipse 22.5.

Qual é a maior benção na vida de um Crente?

Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela Palavra da Verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas - Tiago 1.18.

Efésios 1.3 e 13: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo..., em quem também vós, depois que ouvistes a Palavra da Verdade, o Evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa.

A maior benção na vida de uma pessoa é a salvação de Deus, pois acontece o Novo Nascimento quando somos gerados pela Palavra da Verdade e também somos selados com o Espírito Santo de Deus.

Conclusão

Tiago faz um forte apelo aos irmãos: Não vos enganeis!

Ele esclarece sobre a provação, sobre o pecado e que Deus é imutável, "não pode existir variação", sendo a única fonte de todas as bênçãos. Mas ele está focado na benção maior, a salvação em Jesus Cristo. Ele ensina que a salvação vem de Deus para quem aceita a Palavra da Verdade.

Colossenses 1.3-6: Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos; por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela Palavra da Verdade do evangelho, que chegou até vós; como também, em todo o mundo, está produzindo fruto e crescendo, tal acontece entre vós, desde o dia em que ouvistes e entendestes a graça de Deus na verdade.

Não vos enganeis!

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 21.12.2014 - Noite.