O SENHOR PELEJARÁ POR VÓS - Êxodo 14.13-31

Pr. Paulino Cordeiro | 17-06-2013 0:20:12

O ser humano necessita ser comandado. Deus comandava Moisés e Moisés comandava o povo, tudo andava muito bem quando todos obedeciam.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.2mb).

 Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios (inimigos), que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis - v.13-14. 

A incredulidade do Povo de Deus, mediante o Pastoreio de Moisés, foi tratada, porém, a incredulidade dos Egípcios causou-lhes o sepultamento no fundo do Mar Vermelho. 

A incredulidade é o pior inimigo do ser humano, conduz ao fracasso e à destruição. Aquele povo estava medroso, incrédulo e rebelde, então, Deus faz uma demonstração de poder para conceder-lhes nova oportunidade. 

O SENHOR pelejará por vós! 

01.     Pondo palavra de comando na boca do Líder - v.15 

Moisés vivia um momento difícil, pois, tinha sob seu
pastoreio um povo que há quatro séculos vivia sem liderança; um povo que havia se conformado com a escravidão e, por comodismo, até preferia a escravidão.  

O povo estava incrédulo e rebelde, Moisés não via um escape e clamou a Deus: Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. Sabemos que Moisés, o Pastor daquele povo, imediatamente ordenou a marcha para a vitória. 

Sabemos que multidões estão em rebeldia porque não há lideres que, em santidade, clamem a Deus, pois, quando clamamos ao SENHOR recebemos a palavra de ordem vinda do Trono Celestial. 

A boca do Líder deve falar a vontade de Deus e não a sua vontade. A vontade de Deus conduz à vitória, porém, a vontade do homem conduz ao fracasso.  

02.     Mostrando ao Líder como conduzi-los à Vitória - v.16

Deus ordena a Moises: E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. 

Vemos com frequência, em toda a Bíblia, Deus orientando e capacitando homens e mulheres para conduzir Seu povo à vitória. 

O povo de Deus deve obediência e submissão aos seus líderes: Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros - Hebreus 13.17.  

Temos visto muitas pessoas fracassarem na vida por causa da sua rebeldia e por desprezarem os conselhos dos seus pastores.  

Quando você estiver num "beco sem saída", lembre-se de que Deus te colocou sob o pastoreio de um homem santo que pode e deve conduzir-te a uma saída para a vitória. 

O verdadeiro pastor é submisso a Deus e sabe como e quando abençoar às suas ovelhas.  

Quantas bênçãos você já perdeu por não ter ouvido ao teu pastor?  

03.    Preparando os caminhos e dando livramento - v.17-31 

Então, o Anjo de Deus, que ia adiante do exército de Israel, se retirou e passou para trás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles, e ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; a nuvem era escuridade para aqueles e para este esclarecia a noite; de maneira que, em toda a noite, este e aqueles não puderam aproximar-se - v.19-20.  

Pela obediência de Moisés, fazendo tudo conforme o SENHOR ordenou, a Glória de Deus se manifestou com grande livramento, de forma que os Egípcios não podiam alcançá-los.  

Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o SENHOR, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas. Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas lhes foram qual muro à sua direita e à sua esquerda - v.21-22.

Deus é fiel e justo, dá livramento para o Seu Povo através do Seu Pastor: Disse o SENHOR a Moisés: Estende a mão sobre o mar, para que as águas se voltem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavalarianos. Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o mar, ao romper da manhã, retomou a sua força; os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o SENHOR derribou os egípcios no meio do mar - v.26-27. 

Quando Deus abre caminho para o Seu Povo, não adianta o inimigo tentar impedir, pois, o próprio Deus protege-nos pela frente e pela retaguarda.  

Você tem se mantido firme no Caminho do SENHOR?


Conclusão 

Você já saiu da escravidão do Egito (abandonar o pecado)? 

Já atravessou o Mar Vermelho (andar no caminho que Deus abre)? 

O que mais te causa pavor?  O Senhor pelejará por você! 

Se você tem um Pastor obediente a Deus, não há o que temer, obedeça ao SENHOR dos Exércitos e apenas marche pelo Caminho que Deus abriu através do teu Pastor!  

Saia da escravidão e, movido pela fé, marche que Deus guarda a tua frente e a tua retaguarda. 

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel. 

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 18.01.2009 e 16.06.2013 - Noite.