ATITUDES SÃO DETERMINANTES - Jo 4.1-42

Pr. Paulino Cordeiro | 18-06-2012 13:03:35

Jesus tinha um plano de ir até a Galiléia, mas era-lhe necessário atravessar a província de Samaria, caso contrário teria que dar uma gigantesca volta.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.0mb).

Passando por Samaria, foi necessário parar na cidade de Sicar para tomar água, deparou-se com uma mulher que também buscava água, na hora sexta, ao meio dia (v.6). Ali, iniciou-se um diálogo em torno de diferenças e preconceitos referentes a cidadania (v.9) e suas crenças (v.20-23). Ambos tiveram que tomar atitudes determinantes.

Convido você para analisarmos algumas atitudes determinantes, que foram tomadas, neste encontro junto ao poço de Jacó (v.6).

01. ATITUDES DE JESUS

Que maravilha, o Mestre Jesus, passando por terras onde nenhum Judeu passaria, exclusivamente para transformar uma prostituta numa missionária. Aquela vida, escrava da religiosidade, poderia ser salva somente pelo SENHOR Jesus.

  • Palavra de autoridade:

V. 13-14: Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.

V. 16: Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá; V.

  • Palavra de conhecimento:

V. 17-18: ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.

As atitudes de Jesus levam a mulher a reconhecer Sua autoridade: V. 19 - Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.

Transparência, pois dizia: vem à hora e já chegou! Eu Sou o Messias:  V. 22, 23, 26 - Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo..

As pessoas se calam diante da autoridade de Jesus: V. 27 - Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela?

02. ATITUDES DIANTE DA AUTORIDADE DE JESUS

Vemos que a samaritana conhecia a história da fé e sabia tudo sobre Deus e seu povo, mas faltava-lhe uma atitude: parar com a religiosidade e receber as mais profundas verdades da Salvação.

  • Toma posse da promessa e torna-se uma fonte a Jorrar:

V. 14-15 - aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la.

  • V. 28a: Quanto à mulher, deixou o seu cântaro

Deixar o cântaro simboliza a renúncia da vida antiga, da autossuficiência, do modo mascarado de dizer que segue a Deus. Ela tinha uma vida mentirosa, pois era uma prostituta e já estava com o 6° homem.

  • Jogar por terra a velha criatura e nascer no Espírito.
  • Abrir mão de tudo o que é errado por amor a Jesus.
  • Deixar o cântaro é entender que a religiosidade mata e prostitui, ela não negava as coisas de Deus, mas não obedecia.
  • Passa a testemunhar: V. 28b-29 e 39 - foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?!
  • Tem a alegria de ver os frutos do seu Testemunho:

V. 42 - diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.

Toma uma atitude determinante para Conduzir pessoas a uma experiência pessoal com Cristo.

Conclusão

Aquela samaritana vivia a mesmice da religiosidade, conhecia a respeito de Deus, mas ainda não havia tido um encontro pessoal com o SENHOR Jesus.

Queria falar sobre a História do Povo de Deus, mas a sua vida ainda estava fora da História. Quando ela tomou a atitude de colocar em prática a promessa de Jesus, passou a ser parte integrante da História, sua vida mudou e passou a chamar vidas para o Reino de Deus.

E você, meu irmão, minha irmã, está contando a História ou faz parte da História, ganhando vidas para Jesus?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 16.12.2007 17.06.2012 - noite.