A PALAVRA DE DEUS - Mateus 7.24-28

Pr. Paulino Cordeiro | 16-10-2011 22:32:38

Todo aquele, pois, que ouve estas minhas Palavras e as pratica será comparado a um homem prudente...

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 3.18mb).

Os dias atuais são dias de grande confusão espiritual, o sincretismo de religiões tem confundido muitas pessoas "bem intencionadas", mas, como fala um ditado popular "o inferno está cheio de pessoas bem intencionadas"; não basta ser bem intencionado, devemos ser fieis praticantes da Palavra de Deus.

Proliferam as doutrinas de demônios, se multiplicam os ataques à santa Palavra de Deus. Na verdade, o enganador continua com a mesma estratégia do Paraíso, afirmando: "não é bem assim", "a idéia de pecado tem causado problemas para as pessoas e muitas vezes têm que ir ao analista para serem tratadas e libertas"... Apesar de o diabo tentar perverter a Palavra, Ela é o firme fundamento da nossa fé. Ai daquele que negociar a Palavra de Deus com satanás!

01.    O Poder da Palavra

O ser humano é sedento de poder e multidões buscam o poder das trevas, pensando obter vantagens afundam-se cada vez mais nos abismo do engano. Encontraremos o verdadeiro poder somente pela obediência a Palavra de Deus.

a) Quem nela se firmar não perecerá:

Todo aquele, pois, que ouve estas minhas Palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha - Mateus 7.24-25.

Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna - Jo 6.68.

b) A Palavra de nosso Deus permanece eternamente - Isaías 40.8:

Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. Passará o céu e a terra, porém as minhas Palavras não passarão - Mateus 5.17-18 e 24.35.

c) A Palavra de Deus tem um propósito - a Salvação de pecadores:

Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo. E será pregado este Evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim - 24.13-14.

02.      O julgamento da Palavra

O ser humano precisa ser julgado porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados (1ª Co 11.31).

a) Quem ouve e não a pratica será arruinado:

E todo aquele que ouve estas minhas Palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína - Mateus 7.26-27

Por que será grande a ruína?

Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. - Mateus 7.22-23.

b) Quem não obedece a Palavra, por ela será julgado:

Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria Palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia. Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar - João 12.48-49.

c) A Palavra veio para dividir pessoas do mal e do bem:

Eu vim para lançar fogo sobre a terra e bem quisera que já estivesse a arder. Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize!  Supondes que vim para dar paz à terra? Não, Eu vo-lo afirmo; antes, divisão. Porque, daqui em diante, estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três. Estarão divididos: pai contra filho, filho contra pai; mãe contra filha, filha contra mãe; sogra contra nora, e nora contra sogra (Hebreus 4.12).

03.    A proteção da Palavra:    

Em tempos de tanta insegurança, quem está seguro e protegido?

a) Para quem é prudente na construção de sua vida espiritual:

Todo aquele, pois, que ouve estas minhas Palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha - Mateus 7.24-25.

b) Para quem considera atentamente e nela persevera:

Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar - Tiago 1.25.

c) Para quem guarda a Palavra no coração:

De todo o coração TE busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra TI. Bendito és tu, SENHOR; ensina-me os teus preceitos - Salmo 119.10-12 (Sl 119.105).

d) Para quem pertence a Família de Deus:

Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ELE mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular - Efésios 2.19-20.

Conclusão

Você acabou de aprender um pouquinho sobre:

O Poder da Palavra;

O julgamento da Palavra;

A proteção da Palavra.

Agora você é indesculpável diante de Deus...

Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios (estrangeiros ao Reino de Deus) é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu Reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal - Mateus 6.31-34.      

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 28.05.2006 e 16.10.2011 - noite.