FONTES DE LUCRO - 1ª Timóteo 6.1-12

Pr. Paulino Cordeiro | 18-02-2011 11:44:38

As pessoas, dia a dia têm sido induzidas a uma vida consumista, onde não há dinheiro que chegue. É o tempo de uma alucinada corrida para o lucro.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -(tamanho de  5.10mb).

É tão forte a questão do ganho que freqüentemente ouço aquele velho chavão "estou correndo atrás do prejuízo". Meu Deus, até parece que todos estão no prejuízo, estão insaciáveis por lucro!     

Tenho observado que as famílias, mesmo tendo tudo o que é necessário para uma vida digna, ainda ficam querendo adquirir mais carros, mais bens móveis e imóveis, mais dinheiro.

Nesta corrida, vemos uma grande competição entre o lucro financeiro e o lucro espiritual e com isso quem sempre perde são as pessoas, as famílias e as crianças.

Quero compartilhar com vocês sobre algumas fontes de lucro, tanto boas como más.      

O1.  Bom testemunho na vida profissional - v. 1-2

Todos os servos que estão debaixo de jugo considerem dignos de toda honra o próprio senhor, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados. Também os que têm senhor fiel não o tratem com desrespeito, porque é irmão; pelo contrário, trabalhem ainda mais, pois ele, que partilha do seu bom serviço, é Crente e amado. Ensina e recomenda estas coisas.

Nestes versículos trata especificamente da conduta dos escravos no trabalho diário, devendo sempre honrar aos seus senhores, fossem Crentes ou não.

Hoje as pessoas vendem em média oito horas diárias para realizarem serviços aos seus patrões e durante esse tempo elas ficam debaixo de jugo, ou seja, devem honrar aos seus gerentes incrédulos para que o nome de Deus não seja blasfemado. Se o gerente também for um filho de Deus, então é Irmão, trabalhem ainda mais, pois ele, que partilha do seu bom serviço, é Crente e amado.

Você vende uma carga horária ao teu patrão visando um LUCRO diário ou mensal, portanto qualquer embromação durante o expediente é roubo; nada de "matar tempo". O teu patrão espera o melhor de você, honre-o, pois, assim estará honrando a Deus com o teu bom testemunho.

O Bom Testemunho Profissional é grande fonte de lucro e ganha vidas para o Senhor Jesus.

Ensina e recomenda estas coisas!

02. Falsas doutrinas - v. 3-5

Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs Palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.

Agora, Paulo passa a exortar que sempre existe alguém enfatuado, cheio de vaidade e orgulho, distorcendo ou contrariando as sãs Palavras de nosso Senhor Jesus Cristo. Esses tais, muitas vezes se intitulando mestres da Palavra de Deus, cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro, passam a comercializar a Palavra de Deus e as pessoas que se associam a eles. 

As Falsas Doutrinas, especialmente usando a Palavra de Deus, infelizmente, têm sido grande fonte de lucro para falsos apóstolos, falsos mestres, falsos profetas, para líderes vaidosos e suas instituições.

Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras. - 2ª Coríntios 11.13-15.     

03.  Piedade com o contentamento - 6-8

De fato, grande fonte de lucro é a piedade (autêntica fé Cristã acompanhada de santidade, com fruto Gl 5.22-23) com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.

Grande fonte de lucro, para salvação, é a piedade com o contentamento, pois, como afirma o Apóstolo Paulo, materialmente nascemos miseráveis e o nosso fim será o pó; com a morte todos os bens materiais ficam para o uso dos outros.  

A pessoa piedosa acumula tesouros no Céu: Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração - Mateus 6.19-21.

Você estará sofrendo o grande risco da perdição eterna se não for piedoso e feliz com o que tem. Essa ansiedade que toma conta das famílias para ganhar mais dinheiro, comprar mais bens móveis e imóveis, é um vírus maligno que infesta a mente humana para desviar da verdadeira piedade e da verdadeira felicidade.      

04.   Amor ao dinheiro - v. 9-10

Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.

Abandonar a vida comunitária Cristã para ganhar mais do que precisa ofende a Deus; e então, porque ansiedade por dinheiro e bens?

As pessoas que focalizam a sua vida nas fontes de lucros financeiros, abandonado a comunhão com Deus, com a sua família e com a Igreja, fatalmente cairão em grande ruína e perdição.     

Se você não tem tempo para comunhão com Deus, com sua família e com sua Igreja Local; fique esperto, pois, você e sua família estão correndo grave risco de caírem para a perdição eterna. 

Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo? - Lucas 9.25

Conclusão

Nesta pequena porção da Bíblia vimos quatro fontes de lucro, sendo que duas fontes dão lucro para condenação eterna e outras duas dão lucro para Salvação eterna.

Quais fontes de lucro você tem escolhido?

Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas (falsas doutrinas, amor ao dinheiro); antes (dê bom testemunho e sê piedoso), segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas - v. 11-12.

Busque as verdadeiras fontes de lucro e tome posse da vida eterna.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 13.02.2011 - noite.