SANTO LUGAR OU VERDADE – Mesa dos Pães

| 07-05-2013 21:53:09

O Santo Lugar representa a alma, o lugar das coisas racionais. Vocês se lembram de Romanos 12.1-2? É ali que preparamos o nosso ser para adorarmos a IAVÉ, o Deus Eterno.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.3mb).

 Todos os mobiliários do Lugar Santo são de ouro puro, fala-nos da Divindade, da Realeza e da Eternidade de IAVÉ, o Deus Eterno e de Jesus.  

 Compartilharemos a Palavra somente sobre a primeira mobília, a Mesa dos Pães.  

 Os Sacerdotes só poderiam realizar os serviços da mesa e receberem este Alimento Santo, o Pão que conduz a Vida, após terem passado pelo Altar de Sacrifícios e terem sido purificados na Água da Bacia de Bronze.  

01. A mesa dos pães da proposição - Ex 25.23-30

 A mesa e os pães eram considerados uma só coisa. Quando se falava de mesa, incluía-se os pães. As palavras "Pães da Proposição" significam "Pão da Presença", pois, está escrito que "Também sobre a mesa da proposição estenderão um pano azul; e, sobre ela, porão os pratos, os recipientes do incenso, as taças e as galhetas; também o pão contínuo estará sobre ela" - Números 4.7 e 2º Crônicas 2.4.  

 Eram um memorial continuo perante o Senhor, lembrando ao Senhor as promessas Dele ao Seu Povo.  

 Era um símbolo da Igreja de hoje, pois, o Apóstolo Paulo chama A Igreja de "um só pão - 1ª Co 10.17: Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão. 

 Cristo e sua Igreja formam um só Corpo - 1ª Co 12.12: Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. 

Assim como a Mesa sustentava os Sacerdotes, Cristo sustenta a Sua Igreja e representa-a como pão perante Deus Pai, mediante Jesus Cristo - Jd 24-25.

Jesus deve ser o centro em toda a atividade do Cristão.      

02. Significado dos doze Pães  

A mesa dos pães nos fala do alimento que provém de YHWH, (IAVÈ) o Deus Eterno a fim de saciar nossa fome. Mas o que é o pão? O Pão é a Palavra do Deus Eterno, que nos foi dada a fim de saciar a fome de nossa alma. O Pão também é o próprio Yeshua, Jesus, que disse: Jo 6.35 - Eu Sou o Pão da Vida; aquele que vem a Mim não terá fome, e quem crê em Mim nunca terá sede

Um detalhe interessante é que os doze pães eram colocados em duas fileiras de seis (seis fala do homem - Gn 1.26). Isso fala das doze tribos de Israel e nos ensina que o Verdadeiro Pão que alimenta vem das doze tribos de Israel, ou seja, Jesus vem da Tribo de Judá, da Raiz de Jessé; então, o Pão representa o próprio Deus, Sua Palavra e Jesus, O Salvador dos pecadores.  

03. Mesa Lugar de Alimentação

Não podemos esquecer de que a Mesa dos Pães estava no Santo Lugar e que o Santo Lugar representa a nossa alma, logo, fica bem claro que toda a nossa alimentação espiritual é pela alma (mente/cerebro). 

Os pães da Mesa eram comidos somente pelos sacerdotes e somente no lugar santo podiam comê-lo - Lv 24.9. Estes pães, portanto representam a JESUS O PÃO DA VIDA, o verdadeiro pão (Jo 6.32-35), foi Ele que deu a Sua Carne em sacrifício pelos nossos pecados.  

Pela fé, o Crente alimenta-se de Jesus e vive por Ele, pois disse: O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham Vida e a tenham em abundância - João 10.10.  

Alimentar-se de Cristo (Fp 4.6-9; Cl 3.16), recebendo os benefícios do Seu sacrifício na cruz do Calvário, viver no Seu amor e na Sua proteção, é um privilégio exclusivo dos Verdadeiros Crentes.  

Assim vivendo poderemos dizer como Paulo: Gl 2.20 - logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.  

Os doze pães eram asmos, tipos da sinceridade e verdade: Não é boa a vossa jactância (orgulho, arrogância). Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade - 1ª Coríntios 5.6-8. 

Trata-se de uma expressão proverbial. Assim como o fermento penetra toda a massa do pão, a maldade de uma só pessoa corrompe toda a igreja que a consente. 

Cuidado com o fermento do legalismo, incredulidade e religiosidade - Mt 16.6-12; Mc 8.15.  

Como o trigo moído entre as pedras, Jesus foi moído pelos nossos pecados e tornou-Se o Pão da Vida na Santa Mesa da Comunhão Cristã.  

Isaías 53.5: Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.  

Conclusão 

A entrada para a Mesa era só pelo caminho do Altar de Sacrifícios, sem passar pelo Altar, o Sacerdote não podia chegar-se à Mesa; da mesma forma, a nossa comunhão com Cristo depende de ter aceitado o sacrifício de Cristo na cruz como Salvador pessoal.  

Ao redor da Mesa, no Santo Lugar, a família sacerdotal reunia-se, era um momento gracioso e majestoso. Assim deve acontecer com a Igreja de hoje, Crentes com a consciência/alma limpos e Santos, ao redor da Mesa espiritual, sendo Cristo o Pão da Vida, em santa comunhão. 1ª Pedro 2.4-10. 

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel. 

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 07.12.2008 e 05.05.2013 - noite.