O QUE FAZER PARA A SAÚDE DA ALMA - Colossenses 3.1-11

Pr. Paulino Cordeiro | 17-02-2008 23:49:53

A alma humana é a sede dos pensamentos, emoções, vontades, desejos, intelectualidade e decisões.

Somos seres pensantes, pensamos, pensamos e pensamos; nunca paramos de pensar! Mas, no que pensar, como pensar?

Muitas vezes a mente do ser humano é ocupada com verdadeiras baixarias, coisas imundas e desagradáveis a Deus e às pessoas.

Cuidado com o que pensa, os pensamentos conduzem a decisões!!! O que fazer para alcançar pensamentos elevados e valorosos, que conduzirão à vitória?           

01.   Passar por uma recriação geral

Se fostes ressuscitados juntamente com Cristo (v.1); esta condição implica em morrer, pois só ressuscita quem está morto. O ser humano sem o Cristo Vivo, está morto espiritualmente, quando aceita a salvação por meio de Jesus é ressuscitado espiritualmente para a vida eterna, em novidade de vida.

Porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus (v.3). Aqui na terra tudo morre, menos o espírito humano, pois, está destinado à vida eterna com Jesus ou à condenação eterna sem Jesus. Esta recriação, para a vida eterna com Jesus, é feita por fé e obediência, portanto é uma decisão pessoal. 

Vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou (v.10). Na verdade, quando o ser humano se converte ao Deus Vivo, por meio de Jesus, a sua alma é recriada e passa a ter conhecimento das coisas de Deus, e é somente neste momento que nasce na sua mente o entendimento e o desejo de obedecer à Palavra de Deus, a Bíblia.   

Antes desta recriação geral, o ser humano, pode até saber da existência do Deus vivo e da Sua Palavra, mas  ainda não entende, nem deseja obedecer.

02. Matar a natureza terrena

Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria (v.5).

Mesmo tendo recebido o Espírito Santo de Deus, pela conversão, os cinco sentidos do corpo humano continuam captando informações sobre coisas impuras e luxuriosas; cabe ao crente MATAR estes desejos, no poder do Espírito Santo, por meio de santidade e obediência à Palavra de Deus.

Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar (v.8).

03.   Viver com valores elevados e por valores elevados

Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus (v.1). Valores terrenos você busca através de coisas terrenas, valores do Alto (do Trono de Deus) você busca em Deus e na Sua Palavra, por meio de Jesus, o Cristo (o Ungido).

Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra (v.2). Quais são os pensamentos que alimentam a tua alma, pensamentos ligados ao mundo ou ligados ao Trono de Deus no Céu? Como pensar nas coisas do Alto? Lendo a Bíblia!

Pois assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me e vivei (Amós 5.4).

04.   Benefícios desta novidade de vida

Tudo o que acontece na vida do ser humano está ligado ao cumprimento de obrigações e seus conseqüentes benefícios ou à rebeldia e seus malefícios.

Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque haveremos de vê-LO como Ele é (1João 3.2). Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com Ele, em glória (v.4). Quando o nosso motivo de vida é o Senhor Jesus, já temos a Glória eterna garantida, apenas estaremos esperando a vinda do Juízo Final para morarmos eternamente com o Pai.

Os verdadeiros filhos de Deus não aceitam a lavagem cerebral oferecida pelo mundo, têm vida abundante (Jo 10.10b), buscam a saúde da alma pela renovação da mente para experimentar a perfeita vontade de Deus (Ro 12.2): E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Além de todos os benefícios do presente e futuro, Deus Pai já nos assentou à Sua Mesa Real: Juntamente com Ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus (Ef 2.6).

Conclusão

Amados, acima de tudo, faço votos que sejam ricos e tenham saúde (assim como), na mesma medida que têm buscado a saúde da vossa alma (Transliterado 3 João 1.2).

Andem sempre em trajes de festa, com vestiduras novas, lavadas no sangue de Jesus, o Cordeiro de Deus.

Pr. Paulino Cordeiro - 17.02.2008 - noite