IMPRESSIONANTE - 2º Reis 5.1-19

Pr. Paulino Cordeiro | 03-06-2018 21:51:31

O comportamento dos personagens envolvidos neste fato é deveras impressionante, tanto pela fé e ousadia de alguns como pela ignorância e orgulho de outros.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 15.9).

01. A ousadia da escrava menina - v.1-3

Aquela menina, mesmo estando longe dos seus parentes e dos seus irmãos de fé, não perdeu oportunidade para testemunhar, pois ousou afirmar que o Profeta de Deus poderia curar a Naamã: Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.

Impressionante, aquela menina venceu o medo e anunciou a Salvação de Deus no meio de um povo idólatra, sabendo que tal testemunho poderia custar-lhe a vida.

02. A gratidão do Rei da Assíria a Naamã - 4-6

Impressionante, o testemunho daquela menina chegou aos ouvidos do poderoso Rei da Assíria, que era muito grato a Naamã, e ordenou que se cumprisse a promessa daquela menina.

Impressionante, Deus move o coração do Rei para manifestar a Sua Glória: Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era grande homem diante do seu senhor e de muito conceito, porque por ele o SENHOR dera vitória à Síria; era ele herói da guerra, porém leproso - v.1.

Impressionante, tamanha era a gratidão pela vida de Naamã que mandou um presente ao Rei de Israel, sendo: 342.720 Kg de prata; 60.520 Kg de ouro e dez trajes para festas.

03. A ignorância de Jorão, Rei de Israel - v.7

Impressionante a ignorância do Rei, pois governava a Nação dos Profetas de Deus, sendo que o papel dele era governar sabiamente o povo de Deus. Para manifestar os sinais de Deus existiam os profetas.

Pobre Rei de Israel, sendo tratado com tanta gentileza ainda julgou mal ao outro Rei e quase desperdiçou uma grande oportunidade.

04. A sensibilidade do profeta Eliseu - v.8

Impressionante, o profeta não está preocupado com o que vai fazer e como fazer, apenas tem certeza de que Deus quer usá-lo: Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.

05. O orgulho de Naamã - v.9-12

O profeta não se preocupa com a sua promoção pessoal, pois, serve ao Rei dos reis e SENHOR dos senhores; assim agiu Elizeu, não quis aparecer a Naamã e enviou um mensageiro para entregar-lhe a Palavra de cura.

Impressionante, o orgulhoso general Naamã queria algo grandioso como o seu orgulho de herói de guerra, mas Deus não queria apenas curar a sua lepra, queria curar o seu orgulho que era a causa da lepra.

Impressionante, humilhação total, o grande general ter que mergulhar sete vezes nas águas sujas de um rio estranho, numa terra estranha.

Naamã está em luta com o seu orgulho, prefere continuar leproso que ser humilhado e voltou-se e se foi com indignação.

06. A sabedoria dos oficiais de Naamã - v.13

Impressionante como Deus investiu na vida de Naamã, primeiro uma escrava menina arrisca sua vida, a seguir o Rei da Assíria toma conhecimento e gasta uma fortuna com presentes para o Rei de Israel, depois usa o profeta Elizeu para interferir junto ao Rei de Israel e agora os próprios oficiais de Naamã interferem: Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo.

07. A conversão de Naamã - v. 14-19

Impressionante é a Graça de Deus: Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo - v.14.

Impressionante, quando um orgulhoso se converte: Voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs-se diante dele e disse: Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel; agora, pois, te peço aceites um presente do teu servo. Porém ele disse: Tão certo como vive o SENHOR, em cuja presença estou, não o aceitarei. Instou com ele para que o aceitasse, mas ele recusou.

Impressionante, o Profeta não quis aparecer ao orgulhoso general Naamã, mas, depois o recebeu o humilde Naamã servo de Deus. O já transformado e convertido, Naamã pede perdão a Elizeu pelas vezes que terá de se curvar, juntamente com o idoso Rei da Assíria, diante de Rimon, o deus da chuva e do trovão, pois, reconheceu que somente o SENHOR é verdadeiramente Deus.

Conclusão

Tem sido impressionante a minha vida com Deus, pois, vejo que esta história se repete, vejo os orgulhosos buscando o favor de Deus e não a Salvação de Deus.

Tenho visto pessoas insignificantes na sociedade humana agindo como verdadeiras embaixatrizes de Cristo, e também pessoas orgulhosas e arrogantes se converterem.

 Impressionante quantas pessoas Deus pode usar, de todas as camadas sociais, para libertar e salvar um único pecador.

 Impressionante mesmo é o amor de Deus por nós a ponto de ter sacrificado o Seu próprio filho, Jesus Cristo, na cruz do Calvário, em nosso lugar para nos libertar da escravidão do pecado (João 3.16).

 Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

 Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 09.05.2009 e 02.06.2018.