1-SINAIS DO REINO - Lucas 11.14-28

28 | 09-01-2014 11:36:07

Os Judeus conheciam bem as Escrituras, Isaias 61 e outros profetas haviam profetizado amplamente sobre o Reino vindouro com poder para cura e libertação. Os sinais do Reino estavam acontecendo a sua vista, mas não entendiam e queriam um sinal do céu.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.0mb).

Estavam tão endemoninhados a ponto de acusarem Jesus como possesso por belzebu. Satanás havia cegado o entendimento do povo de Deus. Jesus veio para eles e não o reconheceram.

Querem um sinal? Lucas 11.30 - Porque, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, o Filho do Homem (Jesus) o será para esta geração.

01. Demônios são expelidos das pessoas - Lucas 11.14-23.

Mc 16.17 - Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados

a) Acontecem curas - Lucas 11.14

Fica bem claro que uma doença pode ser causada por endemoninhamento. Porque a pessoa era muda?

b) Quem é usado por Deus enfrenta calunias - Lucas 11.15

Neste caso a calúnia foi uma blasfêmia contra o Espírito Santo, pois Jesus expulsa no poder do Espírito e disseram que Jesus expulsava por belzebu.

Quando alguém calunia um santo servo de Deus, que trabalha na autoridade do Espírito está blasfemando contra o Espírito Santo.

c) Vence satanás pelo poder de Deus

Lucas 11.20 - "Dedo de Deus"=  no poder de Deus - Um dedinho de Deus é o suficiente para esmagar satanás e o mundo fica sabendo que já está implantado o Reino de Deus.

Lucas 11.21- o valente bem armado = satanás: quais são as armas do valente? Divisão, intriga, cegueira, doenças (mudo), mentira, calúnia contra os servos de Deus. Qual é a casa do valente? Quais são os bens do valente? Pessoas que servem a satanás, que vivem na rebeldia a Palavra de Deus.

Lucas 11.22 - UM mais valente = Jesus que Vence a satanás.

-Tira-lhe a armadura. Qual é a sua armadura? Divisão, vícios, rebeldia, intriga, mentira, calúnia, e outros falatórios.

-Divide os despojos. Jesus resgata a ovelha perdida e lhe apresenta uma proposta de vida guiada pelo Espírito Santo. Aleluia!

d) Lucas 11.23

- Jesus notifica aos Judeus e a nós, que não há meio termo: Quem não é por MIM é contra MIM; e quem comigo não ajunta espalha.

 02. Conhecendo a estratégia de satanás - Lucas 11.24-26.

Lucas 11.24 - Quando é expulso sai à procura de outro corpo: Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos, procurando repouso; e, não o achando, diz: Voltarei para minha casa, donde saí.

Qual é a decisão do espírito imundo? Voltarei!

Lucas 11.25 - Ele conhece o caminho de volta e a fraqueza da pessoa:

- ele decidiu, voltarei para a minha casa: e tendo voltado a encontrar varrida e ornamentada = vazia, sem o Espírito Santo.

- Lucas 11.26 - Os demônios se unem para fazer o mal: Então, vai e levando consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem se torna pior do que o primeiro.

03. Quais são os Sinais do Reino de Deus?

O problema dos Judeus não era a falta de sinais sobrenaturais, pois conviveram com o sobrenatural de Deus através dos séculos. O problema era a sua infidelidade para com Deus, negando a autoridade dos servos de Deus e mais tarde negando o maior de todos os sinais - a Ressurreição de Jesus.

Lucas 11.27 - a exclamação da mulher, não conseguiu impressionar a Jesus.

... uma mulher, que estava entre a multidão, exclamou e disse-lhe: Bem-aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amamentaram!

Seria uma armadilha de satanás, para desviar a atenção de Jesus?

Lucas 11.28 - A resposta de Jesus é um sinal? Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!

Lucas 11.29-30 - O sinal de Jonas?  Sim, os ninivitas se arrependeram e se converteram com a pregação de Jonas.

- Jonas foi sinal para os ninivitas, assim será Jesus com sua pregação para esta geração incrédula.

- Lucas 11.31 - o sinal de Salomão? Sua sabedoria foi admirada pela Rainha de Sabá (do Sul), mas Jesus é imensamente mais rico e sábio que Salomão. Até o povo do Sul (Sabá) será contra Israel porque não se curvaram ao Servo de Deus, Jesus.

- Lucas 11.32 - Até os ninivitas farão juízo contra Israel, porque se arrependeram ante a pregação de Jonas, mas Jesus é maior porque o mundo todo recebe a salvação por meio DELE.

 

Conclusão

Temos autoridade para expulsar demônios da nossa vida e da vida dos outros. O Espírito Santo revela a nós, os filhos de Deus, a estratégia de satanás.

Finalmente irmãos, expulsar demônios; o sinal de Jonas; o sinal de Salomão; o nascimento, morte e ressurreição de Jesus, são apenas alguns entre os milhões e milhões de sinais e milagres de Deus, mas o sinal que mais interessa a Jesus é a Palavra de Lucas 11.28: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 05.01.2014 - Noite.