MORTE, FIM OU CONTINUIDADE? - Hebreus 9.27-28

Pr. Paulino Cordeiro | 15-03-2010 0:35:52

Morrendo o homem, porventura tornará a viver?

 (Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.45Mb)

Como as águas do lago se evaporam, e o rio se esgota e seca, assim o homem se deita e não se levanta; enquanto existirem os céus, não acordará, nem será despertado do seu sono. Que me encobrisses na sepultura e me ocultasses até que a tua ira se fosse, e me pusesses um prazo e depois te lembrasses de mim! Morrendo o homem, porventura tornará a viver? Jó 14.111-14a.

01.  O que é a morte física?

É a separação entre o corpo e o espírito humano: Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer... antes que... antes que se rompa o fio de prata, e se despedace o copo de ouro, e se quebre o cântaro junto à fonte, e se desfaça a roda junto ao poço, e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu - Eclesiastes 12.1-7.

Depois que a humanidade pecou no Paraíso, rebelando-se contra Deus, as pessoas ficaram sujeitas a morte:

E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás - Gênesis 2.16-17.

No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás - Gênesis 3.19 (Hb9. 27).

Morte física é conseqüência do pecado: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor - Romanos 6.23 (1ª Coríntios 15.21).

02.  A morte física é apenas uma transição para a eternidade

O ser humano pensa ser um excelente negociador e tenta barganhar até com Deus, porém o Deus Eterno e seus decretos são imutáveis. Muitas pessoas acreditam na vida eterna após a morte; outras esperam a reencarnação após a morte; outras cometem barbaridades durante sua vida terrena e afirmam que terão uma chance de purificação no purgatório; outras praticam sacrifícios, fazem rezas pelos mortos, acendem velas, tentando negociar com Deus o bem estar dos falecidos. Será possível mudar o estado dos mortos?

O ser humano, ao morrer, encontra-se com Deus que julgará todos os seus atos, destinando-o para o Céu ou para o Inferno e de lá não haverá retorno:

Aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo - Hebreus 9.27.

Para quem morre há uma separação intransponível entre a Terra, o Céu e o Inferno: Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos. E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós - Lucas 16.23-26.

03.   O que acontece após a morte física?

O destino eterno dos mortos parece um mistério, mas, para quem lê a Bíblia, tudo fica muito bem esclarecido.

a) Com aqueles que não acreditaram na Salvação e no Juízo de Deus

Uma das maiores enganações do diabo tem sido fazer as pessoas acreditarem que ele e nem o inferno existem. É por esta razão que a humanidade está se destruindo e destruindo o planeta Terra.

Para aqueles que são rebeldes a Vontade de Deus, expressa na Bíblia, após a morte vem a condenação, o Juízo; o Lago de Fogo e tormento eterno:

Condenação: Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado - Marcos 16.16 (João 3.36; João 12.47-48 e Tito 3.11).

Juízo: Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios - 2 Pedro 3.7 (Apocalipse 20.11).

Lago de fogo: Os perversos serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus - Salmo 9.17 (Mateus 25.41; Marcos 9.43; Apocalipse 20.15)

Tormento eterno: Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama - Lucas 16.24.

b) Com aqueles que recebem a Salvação de Deus e são obedientes

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto? - João 11.25-26.

No dia do Juízo Final, dirá o Rei Jesus aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo - Mateus 25.34.

E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo - 1ª Coríntios 15.54-57.

E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram - Apocalipse 21.4.

Conclusão

Morte, fim ou continuidade? Continuidade, no Céu para os salvos em Jesus Cristo e no inferno para os rebeldes ao Deus Criador.

Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos - Mateus 25.31-34 e 41.          

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 14.03.2010 - noite.