CIDADANIA - 2ª Tm 3

| 27-08-2015 14:48:38

Na vida diária temos visto as pessoas expressando sua cidadania. Pelo modo de agir sempre concluímos se é uma pessoa qualificada ou desqualificada. O exercício da cidadania determina a qualidade de vida de indivíduos, comunidades e nações.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 5.0).

No texto lido vemos um perfil bem definido do bom e do mau cidadão. O cidadão é reconhecido pela sua conduta e obediência às leis do seu governante. Muitas pessoas têm adquirido dupla cidadania junto aos governantes das nações, mas vemos que neste caso a pessoa serve a um reino ou ao outro, nunca consegue servir simultaneamente a ambos.

01. Cidadãos do Reino das Trevas

São pessoas que vivem na contra mão de Jesus, escarnecendo e zombando de tudo o que é sagrado. Eles são perversos e impostores, irão de mal a pior. Na sua maioria apresentam-se mansos como cordeiros, mas são lobos devoradores.

2ªTm 3.2-5: Suas características são visíveis pelo mau caráter, sempre tentando manter uma aparência de piedosos. Cuidado, as pessoas mais perversas estão se apresentando revestidas de boa aparência.

2ªTm 3.9 e 13: Apesar de sua fala e sua aparência exterior, são visivelmente pessoas tolas, insensatas, sempre irão de mal a pior.

Seu destino futuro é a perdição eterna: Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte - Ap 21.8.

Não precisamos ficar estudando as diversas seitas e religiões para identificarmos o cidadão das trevas, devemos estar com a nossa atenção e obediência focadas na Palavra de Deus, A Bíblia Sagrada. Somente pela Bíblia, no poder do Espírito Santo de Deus é que estaremos identificando o Reino das Trevas.  

02. Cidadãos do Reino da Luz

São pessoas que decidiram andar na luz de Jesus, ou seja, têm Jesus como Senhor de suas vidas e vivem conforme os Mandamentos de Deus, encontrados na Bíblia.

De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida - João 8.12.

O cidadão da Luz é inimigo do cidadão das trevas, pois seus governantes são inimigos (Deus é inimigo de satanás). Devemos fugir das trevas - Diz Paulo: Foge também destes - 2ªTm 3.5.

a) O que faz o Cidadão do Reino da Luz ser diferente dos outros homens?

2ªTm 3.10-12: O exemplo de quem ensina.

2ªTm 3.14: Fidelidade a Palavra de Deus e ao seu mestre - Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste.

2ªTm 3.15a: Conhecimento das Sagradas Escrituras, a Bíblia.

b) Consequências da vida no Reino da Luz:

2ªTm 3.15b: sabedoria para a salvação.

2ªTm 2.15: Procura a aprovação de Deus

2ªTm 3.16-17: Habilitação para toda a boa obra.

c) O Cidadão do Reino da Luz tem um futuro brilhante, vida eterna:

Romanos 6.23 - porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

A salvação não é conquistada por merecimento pessoal, mas pelo sacrifício de Cristo. Quem vive a vida cristã diária, mostra que está no caminho da salvação eterna.

Conclusão

Para o Cristão não há meio termo, espiritualmente é impossível adquirir dupla cidadania. É impossível servirmos a dois senhores:  Mateus 6.24 - Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro...

A quem tenho obedecido, ao governo do reino das trevas ou ao Governo do Reino da Luz?

Reflita sobre a sua verdadeira cidadania e lembre-se das Palavras do Senhor Jesus: Mateus 11.28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 23.08.2015 - Manhã.