SOMOS O BARRO - Isaías – 64

| 29-06-2017 18:15:31

Diante do Poderoso Deus irado, o Profeta Isaías vê que só tem uma saída, passa a confessar o pecado e a insignificância humana, exaltando ao único Deus Criador na figura do oleiro.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 18.3).

Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos - Isaías 64.8

Deus é o Oleiro que sem o barro continua sendo Oleiro, mas o barro sem o oleiro continua sendo barro, nunca chegará a ser um utensílio. A pessoa que permanecer rebelde a Deus nunca terá o seu caráter moldado para o serviço Cristão.

01. Somos o barro

Barro é algo raro, de grande valor? Não, o barro não é precioso é pisado pelos animais e até causa nojo ao ser humano.

O ser humano é feito do pó e ao pó voltará, então, por que tanta vaidade e orgulho, qual é a nossa glória?

O barro por acaso, algum dia, chegará a ser um metal precioso? Não, mas nas mãos do Oleiro, poderá chegar a ser um precioso vaso, até bordado a ouro, mas nunca será de ouro.

Pv 26.23: Como vaso de barro coberto de escórias de prata, assim são os lábios amorosos e o coração maligno.

Os objetos feitos de barro são frágeis e facilmente são quebrados e voam os cacos para todos os lados. Somos barro, todos os sonhos de Deus estão guardados em vasos de barro, mas quando estes vasos são transformados pelas Poderosas mãos do Oleiro Celestial adquirem resistência aos impactos da vida.

2ª Co 4.7: Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.

Tiago 4.7-8: Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.

Somos o barro. A fragilidade do barro é a sua grande oportunidade, pois, só assim, o Oleiro poderá dar-lhe a forma desejada.

Quando o barro é muito ruim e não aceita a modelagem, o Oleiro vai quebrando, quebrando até alcançar a forma desejada. Muitas vezes o barro é tão ruim que o único jeito é lançá-lo de volta ao lamaçal.

O barro não poderá resistir à autoridade criadora do Oleiro: Ai daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre outros cacos. Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: Que fazes? Ou: A tua obra não tem alça. Ai daquele que diz ao pai: Por que geras? E à mulher: Por que dás à luz? Assim diz o SENHOR, o Santo de Israel, aquele que o formou: Quereis, acaso, saber as coisas futuras? Quereis dar ordens acerca de meus filhos e acerca das obras de minhas mãos? Eu fiz a terra e criei nela o homem; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens- Isaías 45.9-12.

02. Pai, Tu és o nosso oleiro

Mas agora, ó SENHOR, Tu és nosso Pai, nós somos o barro, e Tu, o nosso Oleiro; e todos nós, obra das Tuas mãos - Isaías - 64.8

Enquanto o ser humano estiver rebelde às Leis de Deus, não é filho de Deus, portanto continua sendo barro ruim que não aceita a forma que Deus quer lhe dar.

Você já ouviu esta expressão?

-Impressionante, como aquela pessoa mudou depois que virou Crente!

Aleluia é o poderoso testemunho de transformação quando o barro humano é tocado pelas mãos de Deus, o Oleiro das vidas.

Não podemos esquecer de que para Deus ser o nosso Oleiro, precisamos nos sujeitarmos às Suas mãos transformadoras. Sujeitai-vos a Deus!

O nosso Oleiro não aceita imperfeições, faz tudo novo: E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; {é recriado} as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas - 2ª Coríntios 5.17.

Conclusão

Quem somos nós?

Somos o barro!

Se desejamos ser vasos úteis e transbordantes do Poder do Espírito Santo de Deus, precisamos tomar uma atitude determinante: deixemos de lado toda a rebeldia e sujeitemo-nos às mãos do único Deus que a todos pode transformar.

Você quer ser um vaso novo? Prepare-se, cacos voarão, doerá muito, mas virá a alegria da vida eterna, que já está preparada para nós por meio de Jesus, o nosso Salvador!

          Contexto: Isaías 64

Texto base para o sermão: Isaías 64.8

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 09.03.2008 e 12.08.2012 e 24.06.2017.