ORAÇÃO PELA IGREJA – Efésios 1.15-23

| 06-12-2015 23:00:08

A oração do apóstolo Paulo é muito acertada, pois, aquelas pessoas tendo recebido a salvação, agora necessitam de iluminação do Espírito Santo para que saibam viver na Graça do Reino de Deus, com entendimento.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 4.5).

Por isso, também eu, tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento DELE, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes... - Efésios 1.15-17

Paulo, além de ensinar a Palavra de Deus, orava constantemente pelos que iam sendo salvos, primeiramente pelo seu crescimento espiritual com pleno entendimento da vontade de Deus.

01.Para saber qual é a esperança do seu chamamento

Esperança é possuir uma certeza absoluta de alcançar um bem futuro.

Iluminados os olhos do vosso coração (abrir a visão espiritual), para saberdes qual é a esperança do seu chamamento - Efésios 1.18a.

Deus, desde a eternidade, chama as pessoas para a salvação através da Palavra profética, comunicada pelo Espírito Santo, criando fé salvadora para que recebam a salvação por meio de Jesus cristo. Quando recebemos a Salvação de Deus muda a nossa disposição mental, pois passamos a viver iluminados pelo Espírito de Deus.

Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela SUA GRAÇA, aprouve revelar seu Filho em mim, para que eu O pregasse entre os gentios, sem detença...Gálatas 1.15-16.

Muitos dizem "eu sou chamado por Deus" e outros dizem "você é um chamado por Deus". Chamada toda a humanidade é, entretanto, poucos atendem ao chamamento de Deus em Cristo. Se de fato recebi a Salvação por meio de Jesus Cristo é notária em mim uma vibrante esperança e testemunho Cristão.

02.Para saber qual a riqueza da glória da sua herança nos santos

Somente pelo poder do Espírito Santo nos é dado saber e receber as riquezas de Deus.

Iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a (...) riqueza da glória da sua herança nos santos - Efésios 1.18b.

Paulo se refere ao destino futuro e glorioso do Crente, a herança é certa, mas ele ora "para saberdes" que nós somos a herança gloriosa de Deus, em Cristo. Não é a herança do Crente que está em vista, mas "as riquezas da glória" da herança de Deus em seu povo.

A oração é para saber que eu, a Igreja, sou a rica e gloriosa herança de Deus, em Cristo.

Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à Palavra da sua Graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados - Atos 20.32.

03.Para saber qual a suprema grandeza do poder de Deus

A oração é "para saberdes" o Poder que opera no Crente, capacitando-o para testemunhar e evangelizar; não é um poder qualquer, é "a eficácia da força do seu poder" que exerceu em Cristo quando O ressuscitou e O exaltou com Poder e domínio sobre tudo e sobre todos.

Para saberdes qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro - Efésios 1.19-21.

Está à nossa disposição o mesmo Poder de Deus que ressuscitou o Senhor Jesus dentre os mortos, Ele nos chama para vivenciarmos este Poder diariamente.

Porque, de fato, foi Cristo crucificado em fraqueza; contudo, vive pelo Poder de Deus. Porque nós também somos fracos NELE, mas viveremos, com ELE, para vós outros pelo Poder de Deus - 2ª Coríntios 13.4

Você já sabe e tem experimentado a suprema grandeza do poder de Deus?

04.Para saber que Cristo é suficiente Salvador

Deus deu o governo de tudo a Jesus!

E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, O deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude DAQUELE que a tudo enche em todas as coisas - Efésios 1.22-23.

A vontade de Deus é que estejamos vivendo na plenitude de Cristo, ou seja, devemos permitir que Ele encha o nosso viver com a presença do seu Santo Espírito. O lugar de Cristo na nossa vida é estar no comando de tudo o que somos, fazemos ou temos.

Devemos saber que Cristo é a cabeça e a Igreja é o seu corpo. No sentido humano, o corpo é tolo, perece sem o comando inteligente da cabeça; assim acontece com a Igreja, perece se não estiver sob o comando de Cristo. Deve haver uma completa união da Igreja com o Senhor Jesus e identificação única dos Crentes com JESUS. A Igreja viva recebe uma crescente e contínua revelação da Palavra e do Cristo Vivo.

Conclusão

A oração revela o verdadeiro Crente, pois busca em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça, tem sede das coisas Celestiais em Cristo, para si e para a Igreja. Esta oração de Paulo é um exemplo a ser colocado em prática por todos nós.

Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E AQUELE que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos - Romanos 8.26-27.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 06.12.2015 - manhã.