ÚLTIMOS ENSINOS DE JESUS – Lucas 22.47-65

| 14-05-2014 13:09:51

Toda a natureza é criação de Deus, mas Deus fez inteligente apenas o ser humano.  As escolhas de cada pessoa refletem o seu tipo de relacionamento com o Criador.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.7mb).

Esta condição de ser inteligente tanto pode levar o homem por bons caminhos como por maus caminhos, depende da escolha. Por isto que Jesus viveu até o seu último momento na cruz deixando ensinos vitais.

Não existe destino, são as escolhas que determinam os acontecimentos da vida, guiadas por Deus ou pelas trevas.

01. O homem pode escolher o poder das trevas - Lucas 22.47-53 e 63-65

Quando uma pessoa decide servir a satanás nela se aloja o poder milenar das trevas com toda a astúcia para praticar o mal.

V. 47-48 - Vemos que os endemoninhados lideram as rebeliões: Falava ele ainda, quando chegou uma multidão; e um dos doze, o chamado Judas, que vinha à frente deles, aproximou-se de Jesus para o beijar. Jesus, porém, lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do Homem?

V. 49-51 - Os seguidores consultam a Jesus sobre o que fazer: Os que estavam ao redor dele (de Jesus), vendo o que ia suceder, perguntaram: Senhor, feriremos à espada? Um deles feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe a orelha direita. Mas Jesus acudiu, dizendo: Deixai, basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou.

V. 52-53 - Muitas pessoas aparentam intimas de Jesus, mas são traidoras e obedecem ao comando das trevas: Então, dirigindo-se Jesus aos principais sacerdotes, capitães do templo e anciãos que vieram prendê-lo, disse: Saístes com espadas e porretes como para deter um salteador? Diariamente, estando eu convosco no templo, não pusestes as mãos sobre mim. Esta, porém, é a vossa hora e o poder das trevas.

V. 63-65: Os que estão sob o poder das trevas ficam furiosos e zombam de Jesus. Sua serenidade, autoridade e santa perfeição desperta furor nos corações depravados: Os que detinham Jesus zombavam DELE, davam-lhe pancadas e, vendando-lhe os olhos, diziam: Profetiza-nos: quem é que te bateu? E muitas outras coisas diziam contra ELE, blasfemando.

Judas, que muito bem conhecia o Poder de Deus, conscientemente escolheu o poder das trevas e a morte.

02. Quem de longe segue a Jesus pode negá-lo - Lucas 22.54-62.

Todo o homem que sofre derrotas, primeiramente esta derrota acontece na sua alma e depois aparecem os danos exteriores:

A derrota de Pedro começou com:

a) Orgulho e autossuficiência - v. 33: Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte.

b) Incredulidade - v. 34: Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.

c) Falta de oração - v. 45-46: Levantando-se da oração, foi ter com os discípulos, e os achou dormindo de tristeza. e disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação.

d) Enfrentar as trevas com armas humanas - v. 50: Um deles feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe a orelha direita (João 18.10).

Como conseqüência de suas escolhas, os acontecimentos foram desastrosos:

V. 54 - Pedro revela a sua atitude de coração, ele como homem comum era íntimo de Jesus, mas seu coração não gozava desta intimidade, a prova é que no primeiro apuro caiu fora: Então, prendendo-O, O levaram e O introduziram na casa do sumo sacerdote. Pedro seguia de longe. 

V. 55-60 - Pedro continuou nas trevas, apesar de ter sido avisado, conforme v. 31-34 e negou a Jesus,: E, quando acenderam fogo no meio do pátio e juntos se assentaram, Pedro tomou lugar entre eles. Entrementes, uma criada, vendo-o assentado perto do fogo, fitando-o, disse: Este também estava com ele. Mas Pedro negava, dizendo: Mulher, não O conheço. Pouco depois, vendo-o outro, disse: Também tu és dos tais. Pedro, porém, protestava: Homem, não sou. E, tendo passado cerca de uma hora, outro afirmava, dizendo: Também este, verdadeiramente, estava com ELE, porque também é galileu. Mas Pedro insistia: Homem, não compreendo o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.

V. 61-62 - Apesar da covardia, Pedro sentiu o amoroso olhar de Jesus e chorou amargamente: Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo. Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente.

Como você tem seguido ao SENHOR Jesus?

Você tem percebido o amoroso olhar de Jesus?

Conclusão

Deus já nos escolheu, antes da fundação do mundo!

Efésios 1.3-6 - Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu NELE antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ELE; e em amor nos predestinou para ELE, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da Glória de sua Graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado.

E você, já escolheu fazer a vontade de Deus ou tem escolhido andar na tua vontade?

Deuteronômio 30.19-20 - Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ELE...

João 8.36: Se, pois, o Filho (Jesus) vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 11.05.2014 - Noite.