GUERRA – NOSSA POSIÇÃO EM CRISTO - Efésios 1.15-22

Pr. Paulino Cordeiro | 16-06-2018 21:46:05

Prega-se vitória na vida pessoal, libertação das obras malignas, mas sempre em relação a vida do Crente. As trevas têm cegado o entendimento de guerra espiritual, pois vai além da vida pessoal, também é a conquista dos perdidos para Jesus.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 21.7). 

Você já tentou tirar um osso da boca de um cão faminto? Ele não quer largar de modo nenhum, faz o maior barulho. Evangelizar é assim, mas com uma diferença, a vitória já está garantida por Jesus. Aleluia!

A Bíblia diz em Colossenses 1.13: Ele (Deus Pai) nos libertou do império das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor.

Que maravilha, fomos escravos do diabo, agora somos filhos de Deus. Isto aconteceu porque alguém orou por nós e mostrou-nos a verdade da salvação. Portanto, quando testemunhamos e evangelizamos, estamos resgatando vidas do reino de satanás e levando-as para o Reino de Deus, isto é guerra espiritual.

01. A posição de Jesus, o Cristo

Efésios 1.20-22  O qual exerceu ELE em Cristo, ressuscitando-O dentre os mortos e fazendo-O sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo  principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o Cabeça sobre todas as coisas, O deu à igreja.

Jesus se fez homem, foi humilhado, morreu na cruz pelos nossos pecados, mas foi sobremaneira exaltado, estando assentado à direita de Deus Pai, nos lugares celestiais (Mateus 28.18).

Na carta aos Crentes de Éfeso (1.20), encontramos as seguintes afirmações:  

a) Após a ressurreição, Deus O colocou sentado à Sua direita nos lugares celestiais;

b) Recebeu autoridade acima de todo principado, e potestade, e domínio, e poder;

c) Deus pôs todas as coisas debaixo dos pés de Jesus, inclusive satanás.

Jesus Cristo é soberano sobre tudo e sobre todos, Ele também é Senhor sobre satanás. Muito Crente pensa que existe uma luta entre Deus e o diabo. Quem é o diabo para enfrentar o eterno El Shadai, Deus todo Poderoso?

Deus reina sobre todo o universo. Ele domina. No livro de Jó fica claro, pois para satanás tentá-lo, precisou pedir permissão a Deus. Se satanás tivesse autonomia para fazer o mal, não existiriam Igrejas, Pastores, Pregadores, nem Crentes. Pelo exercício do livre arbítrio fica com Deus ou com o inimigo somente quem quiser.

satanás está na jaula - 1ª Pedro 5.8 - Se você estiver em obediência, satanás apenas fará barulho, não poderá pegá-lo porque ele também está sob a soberania de Deus. Esta é a posição de Cristo, à direita de Deus, no comando.

02. Nossa posição em Jesus, o Cristo

Como vimos, Efésios 1.20-22 afirma que Jesus ressuscitou e foi colocado assentado à direita do Pai, nos lugares celestiais, Aleluia!

E nós, qual é a nossa posição espiritual? Efésios 2.4-8 - diz que andávamos segundo o curso deste mundo, segundo os desejos da nossa carne, dirigidos pelo diabo; por isso estávamos mortos para Deus, mas pelo Seu grande amor nos deu vida em Cristo, pela Graça fomos salvos.

Esta é a posição do Verdadeiro Crente - Efésios 2.6: Ressuscitado com Cristo, assentado nos lugares celestiais, acima de tudo. Desta forma, o Crente tem poder para dominar satanás, expulsar demônios e exercer autoridade sobre toda obra maligna. Aleluia!

Infelizmente, muitos Crentes não lêem a Bíblia, não sabem disto e vivem derrotados na vida Cristã, sem discernimento, e nem sequer imaginam que estão numa guerra espiritual.

Por outro lado, há, também, Pastores que não sabem o que é isto, ignoram o poder das trevas, dizem que se trata de manifestações de histeria ou de ataque epiléptico. Há Pastores que diante da manifestação de demônios mandam levar o endemoninhado ao Pronto Socorro e lhe aplicam forte injeção, um  "sossega leão".

satanás  escraviza os filhos das trevas, mas não tem poder sobre os filhos de Deus, pois estamos assentados nos lugares celestiais, em Jesus, o Cristo.

03. Jesus ordena assumir a posição - Mc 16.15-18

E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.

O soldado, em guerra, precisa conhecer a sua posição, ouvir e obedecer ao comando, caso contrário morrerá. Muitas vezes nos sentimos incapazes para a guerra espiritual, precisamos entender a nossa posição para enfrentar o inimigo.

Muitos Crentes não expulsam demônios e dizem; isto é para quem tem Dom. É um grave engano, pois Jesus, o Cristo, afirmou: Ide ... Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome expelirão demônios...

Em Atos 26.16-18, Jesus disse para Paulo, assuma a tua posição de Crente: Mas levanta-te e firma-te sobre teus pés, porque por isto te apareci para te constituir ministro e testemunha, tanto das cousas em que me viste como daquelas pelas quais te aparecerei ainda; livrando-te do povo e dos gentios, para os quais eu te envio, para lhes abrir os olhos e convertê-los das trevas para a luz e da potestade de satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em MIM.

No V.18, Paulo está testemunhando do poder e da autoridade que recebeu para:

a) abrir a visão espiritual dos perdidos;

b) convertê-los das trevas para a luz;

c) convertê-los da potestade de Satanás para Deus.

O testemunho e o evangelismo têm um propósito bem definido: a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em MIM.

Assuma a tua posição de Crente obediente e experimente a alegria da vitória contra satanás, ganhando vidas para Jesus.

Conclusão

Se você é Crente de verdade e se Cristo controla sua vida, se você é obediente à Palavra de Deus, saiba que está nesta posição espiritual, acima de todo poder de Satanás, e pode exercer autoridade, em nome de Jesus, contra todos os poderes das trevas.

Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8.31-39.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 15.04.2007 e 23.10.2011 e 16.06.2017.