VERDADES SOBRE A SALVAÇÃO - Lucas 13.6-30

Pr. Paulino Cordeiro | 12-02-2014 10:20:04

O ser humano foi criado por Deus para usufruir do livramento do pecado e da morte, da salvação através de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Para se viver a Salvação de Deus é necessário conhecer suas verdades.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 7.1mb).

Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento - 2ª Pedro 3.9 (7-10).

01. Jesus chama ao arrependimento - Lucas 13.6-9.

O arrependimento é a chave da salvação, diante de um coração arrependido o Pai ordena o seu perdão e a sua benção.

Lucas 13.6-7 - Há três anos venho procurar fruto: Deus deu todo o tempo necessário ao povo de Israel para obedecerem aos mandamentos, frutificar, mas não se arrependeram da sua rebeldia.

Lucas 13.8 - deixa-a ainda este ano: É a intercessão de Jesus junto ao Pai. A expressão "este ano" = Jubileu, tempo da Graça no Senhor Jesus.

Isaías 61.1-3 - O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.

Lucas 13.9 - se vier a dar fruto: Jesus não quer condenar ninguém, quer arrependimento que gera o Fruto do Espírito Gl 5.22-23.

- Se vier a dar fruto bem está - Temos o tempo presente para estarmos de bem com Deus porque poderemos morrer ou Jesus voltar, o estado em que nos encontrar será para a vida eterna.

- Senão vier a dar fruto, "mandarás cortá-la" = condenação eterna.

Jesus chama todas as pessoas ao arrependimento. Como você tem tratado o pecado?

02. Jesus quebra tradições - Lucas 13.10-17

Jesus é o amor personificado, não se prende a tradições para salvar uma vida, ensina e vive na presença de Deus, quebrando as tradições que impedem a obra de Redentora.

Lucas 13.11 - A tradição religiosa diz não tem jeito: E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se.

Note bem: "veio ali uma mulher" - ela foi até Jesus, olhou e quis Jesus como Senhor.

Lucas 13.12 - Jesus diz: Mulher, estás livre da tua enfermidade.

Lucas 13.13 - Impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus. Resultado! Foi liberta e dava glórias a Deus.

Lucas 13.14-17 - O chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, nesses dias para serdes curados e não no sábado. 15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, cada um de vós não desprende da manjedoura, no sábado, o seu boi ou o seu jumento, para levá-lo a beber?  Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos? Tendo ele dito estas palavras, todos os seus adversários se envergonharam. Entretanto, o povo se alegrava por todos os gloriosos feitos que Jesus realizava.

Jesus foi criticado pelos hipócritas por manifestar a salvação de Deus. Conosco não é diferente sempre teremos opositores.

Note que Deus dá sabedoria (v.15) e os inimigos ficam envergonhados, (v.17) o povo se alegra!

Você tem quebrado as tradições que impedem a obra redentora ou está preso a regrinhas extra Bíblia?

03. Jesus impacta os povos - Lucas 13.18-21

Lucas 13.18-19 - E dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei? É semelhante a um grão de mostarda que um homem plantou na sua horta; e cresceu e fez-se árvore; e as aves do céu aninharam-se nos seus ramos.

Uma pequeníssima semente de uma planta conhecida por mostarda (sinapis nigri) germina e cresce até 4m de altura.

Jesus tem poder para receber muitos povos: Diante de todas as tradições que havia em Israel a redenção em Cristo Jesus era como um grão de mostarda, mas a grande surpresa é que esta sementinha pode se transformar numa árvore de até 4 metros e aninha muitas aves.

Com esta parábola Jesus está dizendo: Hipócritas a salvação não é só para Israel, mas para todos os povos (aves do céu=povos). Como a salvação não era só para Israel, atualmente a salvação não é só para certas igrejas que se colocam como únicas detentoras da verdade.

Jesus impacta os povos e este povo impactado forma a única Igreja Verdadeira, A Igreja do Senhor Jesus, constituida por todos os salvos de todos os tempos.

Lucas 13.20-21 - Disse mais: A que compararei o reino de Deus? É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado.

poder para transformar muitos povos

-    3 medidas = mais ou menos 18 litros.

- Uma pequena quantidade de fermento impacta uma massa imensamente maior. O fermento trabalha de uma forma quieta e invisível, de dentro para fora.

- O impacto da salvação também, acontece de dentro para fora. Nasce no coração humano, toma contra de todo o ser e, pelo testemunho pessoal, impacta multidões.

- O fermento ficando do lado de fora não fará crescer a massa, mas dentro é um poder transformador, assim é a salvação, a transformação começa no entendimento/coração.

04. Jesus declara quem é salvo - Lucas 13.22-30.

E alguém lhe perguntou: Senhor são poucos os que são salvos?

Esta pergunta, através dos séculos, tem incomodado muita gente!

Lucas 13.24 - a porta estreita: Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.

Se existe a porta estreita, também existe a porta larga. Jesus deixa bem claro que para entrar pela porta estreita exige esforço e fica subentendido que pela porta larga é fácil.

Lucas 13.25 - Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta, ele vos responderá: Não sei donde sois.

Atrás da porta estreita está o dono da casa que responderá aos que não obedecem os seus Mandamentos: Não sei donde sois!

Lucas 13.26-27 - Conheciam a Jesus, mas não obedeciam a Jesus: Então, direis: Comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas. Mas ele vos dirá: Não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniqüidades.

Ele não aceita todos os que praticam iniqüidades (estranhos).  

Lucas 13.28 - Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes, no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós, lançados fora.

Quem não entra pela porta estreita fica em má situação, verá os salvos, mas será lançado no lago de fogo.

Lucas 13.29 - Muitos virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul e tomarão lugares à mesa no reino de Deus.

Surpresa: estrangeiros entrarão pela porta estreita.

Lucas 13.30 - Contudo, há últimos que virão a ser primeiros, e primeiros que serão últimos.

Os judeus achavam que só eles eram salvos, os primeiros. Os estrangeiros eram excluídos, os últimos.

Israel deixou de ser a Nação exclusiva de Deus. Deus criou através de Jesus uma Nação imensamente maior e mais poderosa, a Nação daqueles que aceitam a Salvação de Deus confessando a Jesus como Senhor e Salvador (Romanos 10.9).

1ª Pedro 2.9 - Vós, porém sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Conclusão

Jesus, suas verdades, a salvação, continuam imutáveis; nosso coração é que precisa mudar. Só temos um jeito, arrependimento e esforço para entrarmos pela porta estreita, Jesus o único mediador entre nós e o Deus Criador.   

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 09.02.2014 - Noite.