UM SEGUIDOR DE JESUS - Lucas 9.23-26

Pr. Paulino Cordeiro | 08-08-2011 14:31:33

No sentido comum seguidor é a pessoa que segue alguém com propósitos definidos, é um partidário religioso ou político. Modernamente, também temos os "tuiteiros" e suas multidões de seguidores.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 3.38mb).

Há dois mil anos atrás era moda as pessoas seguirem aos sábios e mestres, procurando um sentido para as suas vidas. Foi nesse contexto que Jesus veio como o Mestre dos mestres, atraindo para SI as multidões porque ELE tinha as Palavras da vida eterna. 

Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? TU tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que TU és o Santo de Deus - João 6.68-69.

Então, aproximando-se DELE um escriba, disse-lhe: Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. E outro dos discípulos lhe disse: Senhor permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Replicou-lhe, porém, Jesus: Segue-me, e deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Então, entrando ELE no barco, seus discípulos o seguiram - Mateus 8.19-23.

Multidões seguiram a Jesus e multidões continuam querendo segui-LO, entretanto poucos querem ser verdadeiros seguidores e discípulos.

Você é um seguidor de Jesus?         

01.  Deve vencer o ego (eu) - v. 23

Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim (seguir-me), a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.

Todos são convidados para seguir a Jesus (Dizia a todos), mas, por que todos? Porque todos pecaram e carecem da Justiça e da Glória de Deus (Rm 3.23 e 6.23), por esta razão o Verbo se fez carne e habitou entre nós (João 1.14) para anunciar o Evangelho da Salvação a todos os povos (Marcos 16.15-16).

Com a vinda de Jesus, todas as pessoas podem vencer o "EU" que é "renunciar a SI MESMO", renunciar às obras da carne (Gálatas 5.17-21), se aceitarem a salvação proposta por Deus Pai.

Vencer o Ego é uma "decisão de alma", com inteligência, para abandonar o pecado e seguir radicalmente a tudo o que Jesus ensina; é ser verdadeiro discípulo.

O Apóstolo Paulo na sua carta aos Romanos 8.3-8 diz que devemos negar o poder da carne: Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, cogitam das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

Tomar cada dia a sua cruz é permanecer firme contra as ciladas do diabo (Efésio 6.11; Tiago 4.7) e vencer o mundo (1ª João 5.4), tendo a mente renovada em Jesus Cristo (Rm 12.2).

Vencer o ego, dia a dia, é arrancar o "eu" da nossa alma/mente para passar o comando da nossa vida a Deus. A simbiose (Gálatas 2.20) do infinito (Espírito Santo) com o finito (eu) não acontecerá enquanto fizermos do próprio "eu" um "deus".

E daí, quem está no comando, o ego ou Cristo?

02. Oferece a sua vida ao SENHOR Jesus - v. 24-25

Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará.

O preço para ser um seguidor de Jesus, ser um discípulo, é oferecer a própria vida a Jesus. Existem muitas pessoas querendo salvar a sua vida com mentiras, fraudes, corrupções, rebeldias e muitas outras astúcias malignas, mas, cada pessoa salvará a sua vida somente se oferecê-la a Jesus.

Jesus quer que fixemos o olhar no que é eterno, pois, se ficarmos presos a vida terrena, em meio aos sofrimentos, jamais alcançaremos a perfeição para a vida eterna (1ª Pedro 5.10).

Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?

A tua vida vale mais que o mundo inteiro, o preço já foi pago com a vida do próprio Filho de Deus, na cruz do Calvário: 1ª Coríntios 6.19-20 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

Se não podemos, por nós mesmos, oferecer um destino seguro as nossas vidas, então é hora de cada um oferecer sua vida ao SENHOR Jesus: Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional - Rm 12.1.

Um seguidor de Jesus oferece a sua vida ao SENHOR porque não é ingrato e reconhece a Obra Redentora Deus através de Jesus: João 3.16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Muitas pessoas vivem querendo abraçar o mundo, mas será que quem abraça o mundo não está abraçando o diabo? Será que tais pessoas terão tempo para Deus?

Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?

Você já ofereceu a tua vida ao Senhor Jesus?

Será que Jesus tem se agradado daquilo que tem oferecido a ELE?

03.    Não se envergonha de ser Crente - v. 26

Porque qualquer que de MIM e das minhas Palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos.

Jesus deixa bem claro que voltará como Juiz; quem honrá-LO será honrado e quem DELE se envergonhar será envergonhado. Quem se envergonha de ser um seguidor de Jesus e da Palavra de Deus, não terá parte na Vitória de Cristo (1 Coríntios 15.57: Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo).

Um seguidor de Jesus põe em prática as suas Palavras e é feliz: Tiago 1.25 - Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.

Qual tem sido a tua atitude de seguidor, o que dá alegrias ao SENHOR Jesus ou tem vergonha de ser conhecido como um seguidor?

Conclusão

Deus tem um livro chamado de LIVRO DA VIDA e neste LIVRO estão registrados todos os seguidores de Jesus. Só vai para o Céu quem é um seguidor de Jesus e está registrado no LIVRO DA VIDA: Apocalipse 20.15 - E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.

Na vida eterna com Jesus, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no LIVRO DA VIDA do Cordeiro - Apocalipse 21.15.

Se você ainda não é um seguidor de Jesus é hora de parar de seguir o curso deste mundo e buscar o teu registro no LIVRA DA VIDA!

(http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 07.08.2011 - noite.