PARA QUEM BRILHA A GLÓRIA DE DEUS? – Lucas 2.8-20

| 16-03-2011 14:29:22

O ser humano tem sede de glória, vive buscando sua própria glória ou se gloriando na glória de outras pessoas, esquecendo-se de viver dignamente para que brilhe a Glória de Deus sobre sua vida.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -(tamanho de 2.95mb).

A única coisa que pode encher uma vida é a Glória de Deus. Vemos que a Glória de Deus tendo brilhado ao redor dos pastores eles largaram tudo e foram conhecer o Salvador, sendo que seu testemunho muito impressionou as pessoas.

Fica evidente que aqueles pastores viviam louvando a Deus, pois receberam a Glória de Deus com muito temor e moveram-se no poder daquela glória até Jesus, depois voltaram para as suas atividades em grande estilo: Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado.  

Para quem brilha a Glória de deus?

01. Para os ocupados com trabalho serio e honesto - v.8

Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite.

Pastores eram considerados desprezíveis porque não podiam cumprir os rituais Judaicos e viviam afastados da comunidade dos religiosos; na verdade eles é que viviam a verdadeira religião, pois, tinham uma sincera comunhão entre eles e com o Deus todo Poderoso.

Para quem brilhou a Glória de Deus?

Para aqueles honestos e "desprezados" trabalhadores. E a nobreza de Israel, porque será que a glória de Deus não brilhou sobre eles, nem no Templo de Israel?

Já aprendi há muito tempo que Deus busca os ocupados e multiplica-lhes o tempo; busca os desprezados e enche-os de honra, capacitando-os para anunciarem as coisas do seu Reino.     

02. Para quem teme a Deus - v.9

E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a Glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor.

Para quem brilha a glória de Deus?

Para aqueles que ficam tomados de grande temor de Deus e Isto só aconteceu porque eles já tinham o temor de Deus no coração.

O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre - Salmos 111.10.

A nuvem da glória do Senhor está ao redor daqueles que O temem. Eles tinham experiência com Deus, sabiam que a manifestação do sobrenatural de Deus poderia consumi-los. É esta a razão para terem ficado com grande temor.

Conheciam muito bem o único Deus que é Fogo!  

03. Para quem crê nas promessas de Deus - v. 10-11

Aquelas pessoas humildes, honestas e trabalhadoras confiavam no Deus das promessas, pois sabiam que Ele era temível, poderia até consumi-los, mas, também era o Deus Consolador; por esta razão tiveram o privilégio de ouvir o mais lindo consolo de Deus, através do anjo: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor - v. 10-11.

Fica bem claro que aqueles honestos trabalhadores eram Crentes de verdade, tinham fé viva nas promessas de Deus e esperavam pelo Cristo Libertador: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

Cristo quer dizer Ungido, eram ungidos somente Reis, Profetas e Sacerdotes.

Senhor significa Adonai, que era usado para não ficar pronunciando o nome do nosso Deus IAVÉ.

Salvador é Libertador, aquele que livra do inimigo, do pecado e da morte.

04. Para quem crê nos sinais de Deus - v.12-14

E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.

Deus fornece sinais inconfundíveis "Jesus numa manjedoura". Com certeza encontrariam muitos outros bebês em Belém, mas "numa manjedoura", só Jesus, o Cristo de Deus.

Aqueles pastores de ovelhas creram e, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem Ele quer bem.

É lindo o zelo de Deus para com quem crê nos seus sinais e maravilhas.

05. Para quem dá prioridade às coisas de Deus - v.15-19

E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer. Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura. E, vendo-O, divulgaram (testemunharam) o que lhes tinha sido dito a respeito deste Menino. Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores. Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração.

É marcante o senso de prioridade na vida dos pastores, pois era urgente permanecerem cuidando das ovelhas, mas, era prioridade irem a Belém para verem o Salvador e dali saírem testemunhando.

Aqueles trabalhadores profissionais, sendo desprezados pela sociedade, eram apreciados por Deus porque sabiam separar os valores espirituais dos valores materiais.

Notem a expressão de quem sabe agir nas prioridades "vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer".  

A Igreja de hoje tem muito para aprender com esses pastores; o seu sustento material vinha do seu trabalho, entretanto eles sabiam que se as suas ovelhas fossem todas devoradas pelas feras, a Glória de Deus nãos os deixaria perecerem.

Seu trabalho era urgente, mas ver e ter comunhão com o Salvador era prioridade e estava acima das ocupações diárias. 

Conclusão

Você entendeu, para quem brilha a Glória de Deus? 

A Glória de Deus só brilhará sobre tua vida quando você aprender a separar tempo exclusivo para Deus e sua Igreja.  De nada vale alguém dizer que é Crente Cristão se não der prioridade para comunhão com Deus e a sua Igreja.

É hora de parar de trocar Deus e sua Igreja por horas extras no emprego, por amigos, pelo passeio no shopping, por seu comercio, por futebol, pela TV, por games, pela internet, por fofocas, por luxúrias em geral...

Estejamos seguindo o exemplo daqueles pastores, sabendo eleger prioridades, tendo tempo para ir até Jesus e ficarmos cheios da Glória de Deus: Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado - v. 20.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 13.03.2011 - noite.