JESUS NÃO USA MEIO TERMO - Lucas 9.23-27

Pr. Paulino Cordeiro | 08-11-2012 10:30:17

Deus Pai enviou o seu filho Jesus para ensinar à humanidade o caminho de volta, pois todos estavam como ovelhas desgarradas.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.6mb).

A Bíblia diz assim: Porque Deus amou ao mundo (a humanidade) de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna - João 3.16.

Muitas pessoas se perdem diariamente nas florestas, no deserto, na cidade e perecerão sem alguém que lhes ensine o caminho de volta. Na vida espiritual não é diferente, muitas pessoas estão perdidas, só Jesus poderá reconduzi-las ao Pai, pois disse Ele: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim - João 14.6  

01. Se alguém quer vir após Mim - v.23

O convite para a Vida Eterna, com o Pai, já foi entregue; se alguém quiser aceitar precisa compreender e praticar três coisas, caso contrário irá para o inferno:

a) A si mesmo se negue:

É confiar somente na provisão Divina, subordinando todos os recursos humanos (culturas e posses), andando no Poder do Espírito Santo e obedecendo a Palavra de Deus.

b) Dia a dia tome a sua cruz:

A cruz era objeto de humilhação, somente criminosos foram crucificados. Jesus aceitou morrer na cruz pelos nossos crimes e pecados; então, tomar a cruz significa negar os interesses pessoais, se humilhar, obedecendo a tudo o que Jesus manda fazer, para a Glória de Deus Pai.

Jesus, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai - Filipenses 2.8-11.

c) Siga-Me:

Em certos movimentos, os líderes costumam gritar "os bons sigam-me!". Não é este o convite de Jesus, Ele está chamando quem quiser se humilhar e obedecer: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.

Jesus convida para sermos Seus discípulos. O convite siga-Me, expressa o desejo do Pai, pois todas as pessoas que imitarem ao SENHOR Jesus se tornarão filhos e filhas de Deus.

Qual é a marca do discípulo? Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outro - João 13.35.

satanás é um falsificador, enganador, mentiroso e transformista, mas não pode falsificar o amor de Deus, ele é ódio puro.

Por meio de Jesus, Deus é a nossa esperança, jamais deveremos nos envergonhar de Jesus e sua Palavra (Lucas 9.26): Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado - Romanos 5.5.

 02. Se alguém quer perder a sua vida - v.24-25

Do ponto de vista humano temos muitas maneiras de perder a vida, mas Jesus mostra duas maneiras de perdê-la: para o mundo ou para Jesus.

a) Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á - v.24a

Quem quiser salvar a sua vida, sem Jesus, no mundo dos negócios; da sabedoria humana; das seitas e dos "achismos", sem a Palavra da Verdade, perdê-la-á e a perdição será para a condenação eterna.

b) Quem perder a vida por minha causa, esse a salvará - v.24b

Quem quiser verdadeiramente salvar a sua vida, que morra para o mundo e que viva para Deus, assim terá a vida eterna.

Morrer para o mundo não é tornar-se um zumbi, alienado a tudo, muito pelo contrário, é viver com discernimento e sabedores de que estamos cercados pelo sobrenatural. Se Jesus veio para libertar o pecador é porque algum poder sobrenatural escraviza; e quem seria o escravagista? É lógico que é o próprio satanás, o maior inimigo de Deus e Seu Povo!

Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão - Gálatas - 5.1 (Romanos 14.10-12). 

Conclusão

Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará - Jo 8.31-32.

Confie, Jesus não usa meio termo, nem meia verdade: Ele orou ao Pai, assim: Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a verdade - João 17.17.

A palavra do mundo tem o rótulo da perdição eterna.

A Palavra de Deus, sem meio termo, é o caminho para a vida eterna: Respondeu-lhe Jesus: EU SOU o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim - João 14.6.

Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o Pendor do Espírito, para a vida e paz - Romanos 8.6. 

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 08.06.2008 e 04.11.2012 - noite.