COMO BUSCAR O REINO DE DEUS? Lucas 19.1-27

| 31-03-2014 10:06:52

Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração - Jeremias 29.13.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.2mb).

Como buscar o Reino de Deus?

01. Procurando ver quem é Jesus.

02. Ouvindo e obedecendo a Jesus.

01. Procurando ver quem é Jesus - V.1-10

Só é recebido por Jesus quem procurá-lo com a humildade de uma criança - Lucas 18.15-17.

V. 3-5 - Zaqueu procurava ver quem era Jesus... subiu a um sicômoro a fim de vê-LO... Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa.

Zaqueu tinha, em Jericó, um cargo comparado a um secretário de finanças do município. Ele era um figurão, um nobre, mas quando ouviu falar de Jesus tornou-se como uma criança - só as crianças sobem em árvores; os adultos preocupam-se com a sua imagem. Imaginem que vexame um diretor de finanças da sua Prefeitura Municipal subindo numa árvore para ver alguém importante! 

Quando alguém se humilha, Jesus vê de imediato: "Me convém ficar hoje em tua casa".

V. 5-6 - Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. Ele desceu a toda a pressa e O recebeu com alegria.  

- Que cena maravilhosa: Zaqueu se humilhou, mas agora estava sendo exaltado na amizade do mestre Jesus (1ª Pedro 5.6).

V. 7 - Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador.

- ...murmuravam! Quem se acha justo não necessita Jesus.

V. 8 - Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.

- Quem se humilha muda e provoca mudanças. Com o testemunho de Zaqueu muitas pessoas conheceram o Redentor.

V. 9-10 - Então (após a decisão de Zaqueu), Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.

- Quem se humilha tem o favor de Jesus estendido à família, Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.

Você tem se humilhado (subir na árvore significa confiar em Jesus, apesar das zombarias) para ver quem é Jesus?

Você já recebeu Jesus na tua casa e toda a tua família recebeu a Salvação?

02. Ouvindo e obedecendo a Jesus - Lucas 19.11-27 Dez minas

Jesus propôs esta parábola, justamente por causa da dureza de coração do povo de Deus: v.7 - Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador. Estavam odiando a atitude de Jesus por amar a um ser tão desprazível, Zaqueu, o chefe dos cobradores.

Jesus havia declarado salvação não só a Zaqueu, mas a todos os seus queridos, por isto estavam confusos tanto os discípulos quanto os incrédulos.

Notem bem os v.11-13: Ouvindo eles estas coisas, Jesus propôs uma parábola, para esclarecer como funciona o Reino de Deus.

V.11...E lhes parecer que o Reino de Deus havia de manifestar-se imediatamente.

- Eles viam na pessoa de Jesus o candidato ideal para ocupar o trono de Israel e libertá-los da ditadura Romana. Queriam vingança e guerra.

V.12 era urgente esclarecer isso: Então, disse: Certo homem nobre (Jesus) partiu (morreu por nós) para uma terra distante, com o fim de tomar posse de um reino (Mateus 28.18) e voltar. Jesus voltará!

V. 13 Chamou dez servos seus (sua Igreja), confiou-lhes dez minas (1 mina = 100 denários = 100 diárias) e disse-lhes: Negociai até que eu volte (Mateus 25.14).   

- Jesus entregou um pouquinho a cada um, mandou fazer uso daquele dinheiro, esperando fidelidade no pouco.

V. 14 - Mas os seus concidadãos o odiavam e enviaram após ele uma embaixada, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós.

- Concidadãos = Judeus O rejeitaram: João 1.11 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

- V. 41-44 - Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou e dizia: Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos. Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e, por todos os lados, te apertarão o cerco; e te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti; não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação.

Jesus, vendo Jerusalém, chorou por causa desta rejeição, pois, diante de tão grande salvação estavam se perdendo.

V. 15 - Quando ele voltou, depois de haver tomado posse do reino (Mateus 28.18), mandou chamar os servos a quem dera o dinheiro (Romanos 8.34; Colossenses 3.1), a fim de saber que negócio cada um teria conseguido.

Jesus voltará e prestaremos contas de como usamos aquilo que nos confiou.

V. 16-19 - Compareceu o primeiro e disse: Senhor, a tua mina rendeu dez. Respondeu-lhe o senhor: Muito bem, servo bom; porque foste fiel no pouco, terás autoridade sobre dez cidades. Veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco. A este disse: Terás autoridade sobre cinco cidades.

Aleluia! Quem é fiel no pouco, terá autoridade sobre cidades, é uma linguagem figurada para expressar que os fiéis receberão muita autoridade.

V. 20-27 - Veio, então, outro, dizendo: Eis aqui, senhor, a tua mina, que eu guardei embrulhada num lenço. Pois tive medo de ti, que és homem rigoroso; tiras o que não puseste e ceifas o que não semeaste. Respondeu-lhe: Servo mau, por tua própria boca te condenarei. Sabias que eu sou homem rigoroso, que tiro o que não pus e ceifo o que não semeei; por que não puseste o meu dinheiro no banco? E, então, na minha vinda, o receberia com juros. E disse aos que o assistiam: Tirai-lhe a mina e dai-a ao que tem as dez. Eles ponderaram: Senhor, ele já tem dez. Pois, eu vos declaro: a todo o que tem dar-se-lhe-á; mas ao que não tem, o que tem lhe será tirado. Quanto, porém, a esses meus inimigos, que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e executai-os na minha presença. - Os murmuradores e os preguiçosos ficarão sem nada, entretanto os fiéis herdarão a parte do infiéis.

Conclusão

Os povos, através dos tempos, têm buscado reinos e deuses fora dos padrões Bíblicos, mas nós temos nas Palavras de Jesus o modo exato de estarmos buscando o Reino de Deus.

Lembrem-se como buscar o Reino de Deus: 01) Procurando ver quem é Jesus; 02) Ouvindo e obedecendo a Jesus.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 30.03.2014 - Noite.