CONSELHOS DE JESUS - Lucas 14.7-14

Pr. Paulino Cordeiro | 05-06-2016 21:18:52

Jesus esteve fisicamente observando a conduta do povo de Israel para educa-los na verdade: "Reparando como os convidados escolhiam os primeiros lugares".

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 4.1). 

 

Jesus é nosso mestre e nós somos seus discípulos, como Mestre Ele também expõe sabiamente a importância de uma vida humilde e confiante; ensina que toda a exaltação procede somente de Deus, em Cristo Jesus.

O1.   Evitar autopromoção

O materialismo diz que para sermos bem sucedidos devemos estar "na vitrine", mas, Jesus ensina exatamente o contrário, afirmando que o verdadeiro reconhecimento não vem de autopromoção.

Quando por alguém fores convidado para um casamento, não procures o primeiro lugar; para não suceder que, havendo um convidado mais digno do que tu, vindo aquele que te convidou e também a ele, te diga: Dá o lugar a este. Então, irás, envergonhado, ocupar o último lugar. Pelo contrário, quando fores convidado, vai tomar o último lugar; para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, senta-te mais para cima. Ser-te-á isto uma honra diante de todos os mais convivas - Lucas 14.8-10.

"Quando por alguém fores convidado para um casamento, não procures o primeiro lugar". As pessoas estão sendo educadas desde a infância a prepararem o seu próprio lugar de destaque usando técnicas não espirituais. Jesus está aconselhando que se autopromover a estar com uma pessoa de destaque, num lugar de destaque poderá ser o começo do fracasso.

Este conselho de Jesus tem a finalidade de estimular as pessoas a estarem agindo com sabedoria na sua conduta geral, pois, quem evita a autopromoção tem agradáveis surpresas: "Amigo, senta-te mais para cima".

02.    Confiar somente em Deus

A humanidade, após a queda no Jardim do Éden, criou graves barreiras no seu relacionamento com Deus e com as pessoas, pois, o pecado de Adão é que ele quis ser como Deus (Gn 3.5). É muito forte no ser humano o impulso de viver pela sua inteligência e não pela dependência do Deus Criador.

Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado - Lucas 14.11.

Com apenas este versículo Jesus dá um conselho maravilhoso, mostrando que tudo o procede da natureza humana será humilhação, mas, ao contrário, tudo o que proceder de Deus será para exaltação. 

Deus sempre combateu a autossuficiência: Gn 2.16-17: E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás (Dt 28.1-14 bênçãos e 15-68 rebeldia e consequências).

1ª Pe 5.6: Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte.

Você tem se humilhado sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, te exalte?

Para confiarmos em Deus é necessário desenvolvermos fé:  E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo - Rm 10.17.

03.    Jesus detesta o jeitinho, quer misericórdia

Disse também ao que o havia convidado: Quando deres um jantar ou uma ceia, não convides os teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem vizinhos ricos; para não suceder que eles, por sua vez, te convidem e sejas recompensado. Antes, ao dares um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos; e serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos - Lucas 14.12-14.

- A recompensa não vem por mão humana.

- A recompensa vem por meio de Jesus.

Jesus quer que sejamos altruístas e generosos. Quer que sejamos seus imitadores, pois Ele veio para servir e não para ser servido (Mt 20.28). Jesus veio para os excluídos e quer que sejamos agentes do Seu amor e misericórdia porque éramos estes excluídos, Seu amor nos alcançou.

O jeitinho é uma máquina infernal; com Jesus não há jeitinho, mas, NELE encontramos misericórdia e aprendemos a pratica da misericórdia:  Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia - Mateus 5.7.

Conclusão

O bom sal transforma o sabor do alimento, assim, também, o bom Crente deve ser um agente de transformação no meio em que vive.  Não se exalte que Cristo te exaltará.

Reconheça que Jesus quer humildade e não autopromoção.

Reconheça que o coração do Pai é misericordioso e que Ele deseja ocupar o primeiro lugar na tua vida. Abandone a corrida pelos primeiros lugares e permita que Cristo ocupe o primeiro lugar na tua vida.

Reconheça que o coração do crente deve estar submisso ao Mestre Jesus e ser usado na obra de Deus. Só assim seremos verdadeiros discípulos. 

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 04.06.2016 - Noite.