A CAMINHADA DO CRENTE - Efésios 6.10-20

Pr. Paulino Cordeiro | 11-02-2016 22:02:45

O apóstolo Paulo está falando de uma caminhada diária onde os recursos para uma vida vitoriosa já estão a nossa disposição, basta tomá-los para uso. É como quando nos sentamos a mesa, os alimentos estão ali prontos para o nosso fortalecimento, por esta razão ele afirma "sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder" para serem vitoriosos nesta caminhada.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 4.5).

Uma caminhada pode ser fonte de alegrias ou de aborrecimentos, depende da nossa postura nesta caminhada, se andarmos na sabedoria da Palavra de Deus será só alegrias, por outro lado se nos desviarmos da Palavra de Deus será só aborrecimentos.         

 01. É uma luta contra poderes invisíveis do mal

A Bíblia alerta que nesta caminhada enfrentamos terríveis inimigos, com suas astutas armadilhas, portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios - Efésios 5.15.

Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes - Efésios 6.10-12.

Temos recebido muitas orientações sobre nossa caminhada de Crentes, daí vem esta exortação: Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo.

Quando uma pessoa se converte aí nasce um Crente pronto, como também o seu inimigo mortal já está pronto com todas as armas de ataque. Veja só o cuidado de Deus com cada Crente; Ele dá fortalecimento, força e poder para derrotar o diabo.

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo", ou seja, é necessário tomar posse, chamar para si mesmo, o fortalecimento, a força e o poder de Deus. Mas não se iluda, só estaremos aptos para tomar posse se a nossa caminhada for como Ele manda.

Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando - João 15.14.

02. Exige armas espirituais adequadas para lutar

Nas guerras entre as nações vemos que os países menos armados sempre são perdedores, todavia na nossa caminhada terrena enfrentamos guerra e não se trata de uma guerra qualquer, portanto devemos tomar armas espirituais adequadas para essa luta.

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus - Efésios 6.13-17.

Você já conhece as armas espirituais adequadas para lutar?

- O cinturão da verdade.

- A couraça da justiça.

- Pés firmados na Palavra de Deus.

- O escudo da fé.

- O capacete da salvação.

- A espada do Espírito.

A tua caminhada de Crente tem sido como um valente soldado de Cristo, bem armado?

03. Sem munição as armas não funcionam

Vimos sobre a importância de usarmos as armas certas, mas precisamos saber manejar e municiar estas armas que Deus coloca a nossa disposição.

Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo - Efésios 6.18-20.

Você lembra quais são as armas, a armadura do Crente?

- O cinturão da verdade.

- A couraça da justiça.

- Pés firmados na Palavra de Deus.

- O escudo da fé.

- O capacete da salvação.

- A espada do Espírito.

Armas com boa manutenção, bem carregadas e bem manejadas dão certeza de vitória contra os inimigos. Eis a munição que acaba com o inimigo:

"Com toda oração e súplica"

"Orando em todo tempo no Espírito..."

"Vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos"

Não se trata de uma guerra pela independência, você já recebeu a libertação, agora é tempo de caminhar guerreando para se manter livre e para conduzir outras vidas a mesma vitória.

Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor - Colossenses 1.13.

Conclusão

O diabo tenta assustar os Crentes afirmando que nos dias atuais é muito difícil viver como a Bíblia manda, não caia nesta conversa, pois a caminhada do Crente é muito tranquila se estiver consciente que é uma luta contra poderes invisíveis do mal; exige armas espirituais adequadas para lutar e que sem munição as armas não funcionam.

Como soldados já colocamos toda a armadura de Deus,  agora devemos saber como manejar a armadura, ou seja, só tem um jeito: com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança - v.18 (veja 1ª Pe 5.8). 

Crente que não ora é derrotado. Pela oração vem a capacitação e sabedoria que habilita o crente ao uso adequado das armas de guerra.

Veja também: GUERRA - COMO ENFRENTÁ-LA? - Efésios 6.10-20 de 22/04/2007.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 07.01.2016 - manhã.